Literária do Sesc (Foto: Raquel Freitas/G1)
Começa nesta segunda-feira (28) a 34ª edição da Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paraná, simultaneamente, em 21 cidades do estado. O evento segue até sábado (3) e faz uma homenagem a poetiza, compositora e escritora paranaense Alice Ruiz e também ao poeta mato-grossense Manoel de Barros.
Serão realizadas mesas-redondas, oficinas, palestras, contações de histórias, entre outras atividades. Toda programação é gratuita e destinada a todas as idades, é aberta à população em geral.
Os municípios paranaenses que recebem o evento são: Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama e União da Vitória. A programação e o local do evento por cidade estão disponíveis no site do Sesc Paraná.
Esse ano, a Semana Literária tem como tema principal a relação da poesia com as cidades em que vivemos. Essa edição é uma mostra da poesia moderna que surgiu no fim do século XVIII pela influência de grandes cidades. Nessa época, a poesia romântica é substituída por poemas desbocados, combativos, que mostravam a vida diária da população.
A escritora curitibana Alice Ruiz é a primeira mulher a ser patrona da Semana Literária do Sesc. Alice foi casada com Paulo Leminski e tem mais de 20 livros publicados. Além disso, Alice Ruiz compôs canções gravadas por Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.
Em Curitiba, junto com a Semana Literária, ocorre a 13ª Feira do Livro, organizado pela Editora Universidade Federal do Paraná (UFPR). As atividades da feira serão realizadas na Praça Santos Andrade.