Imagem em 'Retratos fantasmas' — Foto: Divulgação
O filme brasileiro "Retratos fantasmas" está fora da disputa ao Oscar 2024 na categoria de melhor filme internacional. Ele tinha sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar representar o país na premiação americana.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quinta-feira (21) a lista com quinze pré-indicados na categoria, sem o longa de Kleber Mendonça Filho ("Bacurau"). Veja quem segue na disputa:
- 'Amerikatsi' - Armênia
- 'The Monk and the Gun' - Butão
- 'Bastarden' - Dinamarca
- 'Folhas de Outono' - Finlândia
- 'O sabor da vida' - França
- 'Das Lehrerzimmer' - Alemanha
- 'Terra de Deus' - Islândia
- 'Io capitano' - Itália
- 'Perfect days' - Japão
- 'Totem' - México
- 'Kadib Abyad' - Marrocos
- 'A Sociedade da Neve' - Espanha
- 'As 4 Filhas de Olfa' - Tunísia
- '20 Days in Mariupol' - Ucrânia
- 'Zona de Interesse' - Inglaterra
"Retratos fantasmas" ainda era elegível na categoria de melhor documentário, mas também não entrou para a pré-lista.
A última indicação do Brasil a melhor filme internacional do Oscar aconteceu em 1999, quando a categoria ainda chamava melhor filme estrangeiro, com "Central do Brasil".
Desde então, o país só conseguiu entrar para a pré-lista uma vez, em 2008, com "O ano em que meus pais saíram de férias".
O Oscar 2024 acontece em 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além de melhor filme estrangeiro e melhor documentário, a Academia americana anunciou pré-listas para outras oito categorias.
"Barbie", a maior bilheteria de 2023, conseguiu colocar três de suas músicas ("What was I made for?", de Billie Eilish, "Dance the night", de Dua Lipa, e "I'm just Ken", de Mark Ronson e Andrew Wyatt) entre as pré-indicadas a melhor canção original.