A cantora Fafá de Belém vai viver, na próxima semana, a emoção de homenagear mais uma vez a autoridade máxima da Igreja Católica em visita ao Brasil. A paraense foi a artista escolhida para se apresentar na Cerimônia de Acolhida do Papa Francisco, no dia 25, no palco em Copacabana, na capital carioca, durante a Jornada Mundial da Juventude.
Fafá coleciona experiências de encontros com os Papas João Paulo II, em 1997, e Bento XV, em 2006. Na visita do polonês Karol Wojtyla ao Brasil, em missa presidida no estádio do Maracanã durante o Segundo Encontro Mundial do Papa com as Famílias, ela entoou ‘Ave Maria’, de Vicente Paiva e Jayme Redondo. Após a homenagem, a artista quebrou o protocolo quando não conseguiu se conter, correu em direção ao sumo pontífice e o abraçou.
O encontro com o Papa alemão ocorreu no Quinto Encontro Mundial do Papa com as Famílias, em Valência, na Espanha. A música escolhida foi a mesma, mas a experiência não: “Passa (no momento da apresentação) pela tua cabeça toda a tua vida. Parei e me perguntei ‘Por que eu?’”, revela.
Francisco durante a Jornada Mundial da
Juventude. (Foto: Divulgação/Guilherme Licurgo)
Ao receber a notícia de que fora novamente escolhida para homenagear, agora, o primeiro Papa latino-americano em mais de 1200 anos de história, ela tenta traduzir o sentimento em entrevista exclusiva ao G1. “Recebi (a notícia) com emoção, alegria e júbilo. Há um Conselho e as escolhas são submetidas ao Vaticano. Minha emoção maior foi saber que a canção escolhida foi ‘Eu sou de Lá’ e que o Círio de Nazaré será mostrado, em coreografia, ao Papa Francisco e ao mundo, representando a região Norte”, comemora a artista.
A canção, escrita pelo padre Fábio de Melo, relata a relação de Fafá com a cultura amazônica e a fé em Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Pará, de quem a cantora é devota. “Eu sou de lá”, conta a artista, foi um presente de aniversário entregue por telefone, ano passado. “Ele me ligou e cantou a música. Claro que eu me debulhei em lágrimas”, relembrou Fafá.
A cantora tenta vencer a ansiedade para estar perto de Jorge Mario Bergoglio com uma espécie de ritual de preparação para o evento. “Preciso de recolhimento, desligar de tudo, ter por perto apenas pessoas muito próximas. Além disso, dormir bem é fundamental, beber bastante água... De resto, quem comanda é a emoção, não dá para prever”, detalha Fafá.
A Jornada Mundial da Juventude
Criada pelo Papa João Paulo II, em 1984, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. A última edição, em 2011, reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri. Realizado a cada três anos, o evento mudou de data para não coincidir com a Copa do Mundo, em 2014.