Mais de quatro mil peregrinos estão partindo de Belém para o encontro com o Papa Francisco.
Só de Belém do Pará devem partir mais de quatro mil jovens para o encontro com o Papa.
O repórter fabiano villela acompanhou a saída de uma das caravanas.
A Jornada já começou para milhares de jovens de Belém, que vão cruzar o país em mais de 20 ônibus. Só em um ponto vão embarcar cerca de 200 pessoas.
Serão cinco dias de viagem até o Rio de Janeiro, isso porque elas vão passar pelo santuário do Divino Pai Eterno, em Goiás, e de Aparecida, em São Paulo, mas para esse grupo não há distância nem cansaço que desanime. Todos estão muito ansiosos para se encontrar com o Papa e com milhares de jovens do mundo todo.
Para bancar a viagem, não foi fácil. “A gente vendeu vários coisas na frente da basílica, torta salgada, bolo, a gente pediu muita doação para familiares do grupo e para pessoas que estavam próximas para a gente poder realizar esse sonho”, diz Tainá Oliveira, estudante.
Segundo a arquidiocese de Belém, mais de quatro mil jovens de paróquias da capital vão participar da Jornada Mundial da Juventude.
Um grupo vai para o Rio de avião. Daniela organizou uma caravana de 250 pessoas. “Um grande empenho, dedicação. É dar a vida mesmo àquilo que eu acredito”, declara Daniela Garcia, professora e organizadora da caravana 230 pessoas - 35 voluntários.
Na bagagem dos fiéis paraenses, vai um presente especial para o Papa. Francisco deverá receber uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora, usada no Círio de Nazaré.
O manto foi bordado com fios de ouro pelas irmãs do Instituto Coração Imaculado de Maria, no Rio. Em Belém, Jean cuidou do acabamento, feito com mais de 800 cristais e 20 pedras preciosas.
“É um trabalho que requer extremo cuidado, porque são jóias verdadeiras, tem que tomar cuidado com o suor, com a colocação, a posição em que elas estão”, declara Jean Negrão, figurinista.
Durante a Jornada, o Pará também será representado por uma voz tão conhecida em Belém como no vaticano.
Fafá já cantou para os papas João Paulo II e Bento XVI. Agora será a vez de homenagear Francisco.
“Escolheram a música que o Padre Fabio de Melo fez para o Círio de Nazaré”, declara Fafá de Belém.