imóveis com focos. (Foto: Diego Souza/G1)
A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, divulgou na tarde desta segunda-feira (20) o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O número de 6,4 é superior seis vezes ao aceitável pelo Ministério da Saúde.
A situação é de risco de surto da doença na cidade. O dado reforça a importância de a população intensificar os cuidados em casa. Apesar de preocupante, o índice de infestação desse mês é menor do que de janeiro, que foi de 6,6.
Os números, de acordo com a prefeitura, revelam que a maioria das pessoas não está tomando as devidas precauções para exterminar o mosquito da dengue, que agora transmite, também, a febre Chikungunya.
Pela 4ª vez consecutiva, a maior incidência de focos continua dentro das casas, nos ralos (35,6%), seguida pelas tinas/tonéis e tambores (20,6%), pratos de vasos de plantas (19,1%), lixos (13,7%), caixas d’água (5,9%), pneus (2,5%) e bromélias (2,5%).
Notificações
Até o momento foram notificados 116 casos de dengue em pessoas residentes em Valadares. No mesmo período de 2014 o número chegou a 345.
Ao longo de todo o ano passado foram registradas 1.204 notificações, contra 4.896 em 2013. Em ambos os anos não houve registro de mortes em função da doença no município.
Confira no site da prefeitura, os bairros que apresentaram maior índice no 2° LIRAa de 2015.