11/12/2015 07h46 - Atualizado em 23/02/2016 16h34

Mobilização contra Aedes aegypti tem Dia D no Maranhão

Prefeitura declarou ‘guerra ao mosquito’ nessa quinta-feira (10).
Ações ocorrem nesta sexta-feira (11), em São Luís.

Do G1 MA

Prefeitura e Exército declaram ‘guerra ao mosquito’ em São Luís (MA) (Foto: Flora Dolores / O Estado)Prefeitura e Exército declaram ‘guerra ao mosquito’ em São Luís (MA) (Foto: Flora Dolores / O Estado)

A Prefeitura de São Luís lançou na tarde dessa quinta-feira (10) a campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.  No Maranhão, foram registrados até o momento três casos confirmados de microcefalia relacionados ao Zika vírus entre mulheres gestantes, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A mobilização contra o mosquito começa já nesta sexta feira (11), com o Dia D da campanha.

A campanha inclui vasta programação com orientação, visitas domiciliares, blitzen educativas em escolas e empresas e abordagem de comerciantes e público, com distribuição de panfletos. Além disto, será intensificado o trabalho no campo, através dos agentes de saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários e outros técnicos das secretarias de Saúde e Serviços e Obras Públicas.

As equipes realizarão inspeção nas residências e estabelecimentos comerciais, a fim de identificar e tratar os focos do mosquito, além de recolher sucatas e todo tipo de bagulho volumoso que possa servir de criadouro do Aedes aegypti.

Parceria com o governo
A campanha está sendo organizada pela Prefeitura e pelo governo do Estado, que também vai realizar nesta sexta feira (11), o Dia D de mobilização social contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A programação, que terá início às 8h e vai até às 13 horas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o município de São Luís e região metropolitana, tem como finalidade mobilizar e conscientizar a população sobre os riscos de proliferação do mosquito.

Desafios são os logradouros abandonados na capital maranhense (Foto: Biné Morais / O Estado)Desafios são os logradouros abandonados na capital maranhense (Foto: Biné Morais / O Estado)

Ainda como medida para combate ao mosquito, a SES disponibilizará 20 novos veículos para aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), tradicionalmente conhecido como ‘Fumacê’, e seis seminovos doados pelo Ministério da Saúde, totalizando 50 veículos. Em parceria com os municípios serão realizados acordos para intensificar a limpeza urbana em pontos estratégicos, no recolhimento de resíduos domésticos e de resíduos jogados em terrenos baldios.

 

Zika vírus e microcefalia
Após casos relacionados de zika vírus com microcefalia, que colocou a região Nordeste em estado de alerta, a Prefeitura de São Luís anunciou que vai ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O primeiro caso confirmado da doença responsável pela microcefalia o primeiro caso de febre pelo vírus Zika foi confirmado em junho de 2015, no município de Gonçalves Dias.

Após casos relacionados de zika vírus com microcefalia, que colocou a região Nordeste em estado de alerta, 350 agentes de endemias foram mobilizados para identificar e reforçar o trabalho de eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, o Aedes aegypti, em São Luís. De janeiro a outubro de 2015, foram notificados 1.801 casos somente de dengue na capital maranhense.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de