'Minas no Mundo': documentário traz história de Tubal de Siqueira Silva na TV Integração
A TV Integração exibe neste sábado (21), a partir das 22h20, logo após a novela Mania de Você, o programa especial "Minas no Mundo".
A produção conta a história de pioneirismo, dedicação e paixão do empresário Tubal de Siqueira Silva, 87 anos, à frente da emissora, primeira afiliada com programação exclusiva da Rede Globo. A partir das 23h, o conteúdo poderá ser visto e revisto no Globoplay.
Fascinado pela televisão e pelo jornalismo, Tubal explorou as memórias da vida pessoal e profissional durante as gravações. Da inauguração de Brasília às transmissões de futebol direto do Maracanã, o empresário acompanhou grandes momentos da história do Brasil enquanto, ao mesmo tempo, ajudava a construí-los e levá-los para as pessoas por meio da radiodifusão.
LEIA TAMBÉM:
- 'Minas no Mundo': impacto da cobertura da inauguração de Brasília fez Tubal de Siqueira Silva se apaixonar pelo jornalismo e a televisão
- 'Fundamental para história da Globo', diz Boni sobre o desejo de Tubal Siqueira exibir programas nacionais no interior do Brasil
- Com câmera no Maracanã, Tubal Siqueira apresentou futebol carioca aos mineiros e influenciou na formação de gerações de torcedores
- Paulo Marinho destaca contribuição de Tubal Siqueira à TV brasileira com o pioneirismo no modelo de afiliadas: 'Visionário'
- Programa especial conta história de ousadia, paixão e pioneirismo de Tubal de Siqueira Silva à frente da TV Integração, 1ª afiliada Rede Globo
Tubal de Siqueira Silva, presidente do Grupo Integração, Uberlândia, TV — Foto: TV Integração/Reprodução
Além de depoimentos do próprio presidente da TV Integração, o especial também tem a participação do presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho; do vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho; do ex-presidente da República José Sarney; do ex-diretor da Globo Boni; do ex-árbitro de futebol, comentarista e superintendente da TV Rio Sul, Arnaldo Cézar Coelho; do presidente do Grupo Jaime Câmara e TV Anhanguera, Jaime Câmara Júnior e do jornalista e ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa.
"Para esse documentário, nós escolhemos nomes de personagens que não só testemunharam a história do Doutor Tubal, mas que são protagonistas da história da televisão no Brasil. A gente tem o próprio Doutor Roberto Irineu Marinho com a gente, o Paulo Marinho, nosso atual presidente do grupo, o Boni, que é uma referência, uma história para nós todos. Tem o Jaime Câmara, o Arnaldo Cezar Coelho, Hélio Costa, o ex-presidente Sarney, todos eles são personagens muito importantes da democratização, do acesso à televisão no interior do Brasil e, sobretudo, do desenvolvimento que a televisão trouxe para o país a partir do telejornalismo", disse a diretora de Jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.
Para Boni, o pioneirismo da TV Triângulo, atual TV Integração, foi fundamental para a história da Globo e da televisão brasileira.
"Eu acho que foi fundamental para a história da TV Globo a presença da TV Triângulo, depois TV Integração, porque todo mundo estava quietinho nos seus lugares. O pessoal do interior nem pensava no negócio de televisão. Quando uma televisão do interior, do Triângulo Mineiro, se dispôs a ser uma afiliada total da TV Globo, as emissoras do interior acordaram.”
Além de entrevistas, o programa especial também conta com fotos e vídeos selecionados do Centro de Documentação da TV Integração, que reúne o acervo da emissora. Registros históricos que eternizam a paixão de Tubal Siqueira pelo jornalismo e pela radiodifusão.