'Minas no Mundo': programa conta história de Tubal de Siqueira Silva à frente da TV Integração
Com apenas uma câmera no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Tubal de Siqueira Silva ajudou a formar gerações de torcedores de times cariocas em Minas Gerais.
As transmissões de futebol exibidas na então TV Triângulo, primeira afiliada Globo no Brasil, e feitas com ajuda do diretor da Globo na época, José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, foram uma inovação para a televisão mineira e brasileira no início da década de 1970.
"Minas no Mundo", o especial sobre a história do empresário mineiro à frente da TV Integração, vai ao ar no próximo sábado (21), logo após a novela Mania de Você. No dia seguinte, o conteúdo também poderá ser visto e revisto no Globoplay.
Tubal de Siqueira Silva no programa especial "Minas no Mundo" — Foto: TV Integração/Reprodução
Boni, Tubal e o futebol carioca em Minas Gerais
Maracanã em 1983 — Foto: André Durão / GloboEsporte.com
Em entrevista ao programa especial, Tubal revelou que as transmissões de futebol foram viabilizadas por conta de um impasse envolvendo o programa de Sílvio Santos, que era exibido na Globo aos domingos. Sem poder adquirir as fitas para exibir o show no final de semana, ele recebeu de Boni a oferta de transmitir ao vivo os jogos de times como Flamengo e Fluminense.
"Não sei se foi um gesto de se redimir perante a minha pessoa, o Boni ficou sabendo que eu tinha rejeitado [o programa Sílvio Santos]. Ele colocou uma câmera no Maracanã para transmitir o jogo de futebol das 4 às 6 no Maracanã e me ofereceu", contou Tubal.
O levantamento "Mapa das Torcidas", realizado pelo ge.globo, demonstra a força do futebol carioca em Uberlândia, mesmo a cidade sendo localizada a mais de 1.000 km do Rio de Janeiro. A pesquisa mostrou que 27,4% dos "likes" de usuários do Facebook no município em páginas de time de futebol foram no perfil do Flamengo, conforme dados de 2014. Vasco, Fluminense e Botafogo também aparecem entre os 10 mais curtidos.
Diretora de Jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu ressalta a riqueza desses e de outros depoimentos presentes no especial "Minas no Mundo".
"É muito bonito poder ouvir essa história sendo contada pelo próprio Dr. Tubal e por personagens icônicos da televisão brasileira, como o Boni e o Roberto Irineu Marinho, que testemunharam a coragem desse homem que se atreveu a desafiar a falta de tecnologia, as montanhas de Minas, a incredulidade do público e até a falta de anunciantes para realizar o sonho de criar uma televisão regional", afirmou.
Jornalista Hélio Costa relembra da parceria entre Tubal e a Globo
Hélio Costa no programa especial "Minas no Mundo" — Foto: TV Integração/Reprodução
Em entrevista para o Minas no Mundo, o jornalista e ex-ministro das Comunicações Hélio Costa relembrou a inovação e destacou o pioneirismo de Tubal Siqueira ao levar as transmissões esportivas para o público de Uberlândia.
"O que fez o Boni? Ele diz assim: eu não posso te mandar imagem inteira porque eu não tenho canalização suficiente, mas boto uma câmera só para sua TV em Uberlândia. E o Tubal consegue realmente fazer a primeira transmissão de uma partida de futebol. Isso também é histórico", afirmou Hélio.
"Ele sempre foi uma liderança inspiradora porque era de uma forma tão genuína o envolvimento dele na televisão. Isso aí é uma coisa meio modelo que o Tubal fez na TV no Triângulo Mineiro. Ele fez tudo num chamado Padrão Global, que foi criado certamente para deixar as pessoas felizes".
Para Tubal, a oportunidade de mostrar as partidas graças à câmera emprestada no Maracanã foi um "presente" de Boni para ele.
"Ele me ofereceu, quando que eu ia imaginar e ter coragem de ir lá no Boni novamente para botar a câmera no Maracanã. Foi um presente que ele me deu, que eu acho até hoje, que foi assim".