O presidente do Grupo Zahran, fundador da Rede Matogrossense de Televisão, Ueze Elias Zahran, recebeu da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na noite desta quinta-feira (1º), o título de comendador.
A Comenda Senador Filinto Müller é um dos títulos mais importantes que o Poder Legislativo pode dar a um cidadão e ele significa reconhecimento pela contribuição à sociedade em uma determinada área. Na comunicação, Ueze Zahran foi um desbravador.
"Era um sentimento intenso meu em trazer a televisão para o meu estado e meus amigos de São Paulo estavam insistindo que eu levasse para Lins (SP). Lá saberia que teria mais resultado financeiro que aqui [em Mato Grosso], mas queria instalar no meu estado", declarou.
Na cerimônia, ele contou da dificuldade que enfrentou para implantar a televisão em Mato Grosso na década de 60.
Com autorização do governo para a implantação de três emissoras de televisão, o empresário instalou, primeiro, a TV Centro Morena, em Campo Grande, em 1965. E, dois anos depois, a TV Centro América, em Cuiabá, e após três anos a TV Cidade Branca, em Corumbá (MS).
Na década de 70, as TVs se tornaram afiliadas da Rede Globo. E não parou mais de crescer. O estado se dividiu em 1977 e as emissoras se multiplicaram. Atualmente, são sete em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Rede Matogrossense de Televisão integra esses dois estados e leva a mais de 200 municípios um sinal de qualidade.
"A história da Rede Matogrossense de Televisão se confunde com a história do nosso estado. É uma empresa que acreditou no nosso estado e vem crescendo com o nosso estado. Essa é uma justa homenagem a uma empresa que faz comunicação no nível das melhores do país", disse o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB).
Para o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), autor da homenagem, o prêmio é um reconhecimento aos mais de 50 anos de inovação e qualidade na comunicação. "A Rede Matogrossense sempre foi pioneira e Cuiabá foi uma das primeiras capitais a receber o sinal digital. Tem uma comunicação rápida e de qualidade. O que ela tem de diferente é a credibilidade na informação", enfatizou.
O vice-presidente do Grupo Zahran, Caio Turqueto, disse que a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho de todos. "É o reconhecimento não só pela luta do Ueze nesses 50 anos, mas pelo envolvimento de todos. Estamos sempre dispostos a investir, acreditando que o Brasil ainda é a solução".
Além do presidente do Grupo Zahran, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageou os executivos da empresa, que representaram todos os colaboradores. "O Poder Público está reconhecendo o trabalho que a gente desenvolve, do jornalismo comunitário voltado para as demandas da sociedade nos dois estados. O nosso compromisso é com a comunidade", disse Zilmar melatte, diretor da Rede Matogrossense de Televisão.