Por g1


Ventilador de mesa — Foto: Pexels

O lugar onde o ventilador será colocado é fundamental para a hora de escolher.

"A principal ideia do ventilador é circular o ar do ambiente. Por isso, o ideal é você escolher um aparelho de acordo com o tamanho do seu espaço", afirma Rodrigo Bernardello, professor de engenharia mecânica no Centro Universitário FEI.

Segundo Bernardello, para ter a ventilação adequada ao ambiente, é preciso ficar atento à altura do aparelho, número e tamanho das pás, à força do motor, à vazão de ar e à potência. Confira as dicas abaixo.

Outros guias

De mesa ou de coluna?

O ventilador de coluna é indicado para cômodos grandes como a sala da sua casa, por exemplo. Sua altura pode ser reajustada até 160 centímetros de altura, segundo os fabricantes.

O ventilador de mesa é aquele que precisa de uma base de apoio, seja ela uma bancada ou uma mesa. É um modelo indicado para ambientes pequenos, de acordo com Rodrigo Bernardello.

Ventilador ou circulador de ar: qual a diferença?

A principal diferença entre os modelos é que o ventilador direciona o ar para apenas um lugar e o circulador de ar distribui o ar produzido em diferentes direções, explica o especialista.

O circulador de ar, segundo ele, consegue renovar o ar do ambiente. Já o ventilador, por conseguir trabalhar com maior potência, é mais eficiente.

Fique de olho

Hélices - Sua função é deslocar o ar que está atrás do ventilador para a frente dele.

No mercado, a maioria dos ventiladores é equipada com hélices em torno de 40 centímetro de diâmetro, mas existem modelos que ficam entre 30 cm e 50 cm.

“Em ambientes muito pequenos, o ideal seria uma hélice de 30 centímetros de diâmetro. Se você já tiver uma sala ampla ou um espaço maior, pode escolher um de 40 cm e/ou 50 cm de diâmetro que vai dar uma vazão maior e circular o ar melhor”, recomenda Bernardello.

O diâmetro (da hélice) tem relação direta com o comprimento da pá, segundo o engenheiro: “Se a pá é mais comprida, vai conseguir deslocar um volume maior em cada rotação. Dessa forma, a tendência é que a vazão do ventilador aumente conforme aumenta o diâmetro”.

Vazão de ar – É o volume de ar que o ventilador desloca a cada segundo, de acordo com o professor. Ela varia entre 0,6 m³/s e 1,5 m³/s.

“Com uma vazão maior, você consegue deslocar mais ar no ambiente, ou seja, consegue empurrar o ar em ambientes grandes, fazendo com que ele percorra todo o espaço e volte”, complementa.

Por isso, é importante comprar o aparelho de acordo com o tamanho do espaço: “Se você pegar um cômodo muito grande e um ventilador pequeno o ar vai circular apenas perto do aparelho”.

Potência - “Para empurrar o ar, as pás devem fazer uma força sobre o ar e transferir energia. Assim, quanto mais ar deslocado, maior a força realizada pelas pás e mais energia transferida. Em linhas gerais, quanto maior a vazão, maior a potência consumida”, explica Bernardello.

A potência dos aparelhos varia de 50 a 150 watts.

Controle remoto - É um item prático para quem tem ventilador de coluna ou de mesa. Com ele, você ajusta a velocidade do aparelho, configura o desligamento automático com a função timer e liga o ventilador, sem precisar sair da cama, por exemplo.

Afinal, o ventilador gasta muita energia?

Depende de quantas horas por dia você utiliza o aparelho e do valor da tarifa de energia elétrica na sua residência.

O ar-condicionado, por exemplo, é uma opção para se refrescar, mas consome mais energia do que o ventilador, de acordo com o especialista.

Manutenção

“A grande questão da manutenção desses aparelhos é a poeira. Uma vez ao ano ou a cada um ano e meio é bom limpar as pás ou levar em uma assistência para desmontar as hélices e limpar o mecanismo dele", pontua o professor Bernardello.

Para ele, é fácil encontrar as peças do aparelho caso seja necessário trocá-las. No entanto, tudo vai depender do que quebrou e do quanto vão cobrar por isso: “Algumas peças principais têm um custo que pode te deixar nesse limite de comprar um novo ou trocar”, avalia.

Selo Procel

Quando for comprar um ventilador é importante verificar a sua classificação no Selo Procel, emitido pela Eletrobras e com supervisão do Inmetro. Ele avalia a eficiência da vazão do ar em relação à potência consumida em cada fase que o aparelho possui.

“Procurar aquele com um desempenho melhor para poupar energia. Aqueles classificados como A são mais eficientes e aproveitam melhor a energia que consomem”, finaliza o professor da FEI.

Veja a seleção com 10 ventiladores de coluna e de mesa para te ajudar a escolher sua arma contra o calorão. Os preços ficavam na média de R$ 250, quando consultados em novembro.

Ventiladores de coluna

Ventiladores de mesa

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

Veja seleção de cupons de desconto válidos até 31/12/23:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
São Paulo

Juiz considerou que Wanderson Brandão não poderia estar nos locais de assalto.

Justiça absolve e solta vendedor que ficou 89 dias preso por engano - Programa: G1 SP
São Paulo

Alta foi de 71% entre 2018 e 2019, mas número total de detenções de policiais diminuiu.

Pará

Edward Luz diz ser consultor de associação. Ele tentou impedir fiscalização do Ibama.

Entidade nega manter ligação com antropólogo detido em área indígena - Foto: (Reprodução Twitter/edwardluz )
Cooperação internacional

Homem é suspeito de ter matado a mulher em 2013; corpo jamais foi encontrado.

Americano procurado pela Interpol é preso em MG - Foto: (Divulgação / Polícia Federal)
Economia

Moeda acumula valorização de quase 9% em relação ao real desde o início do ano.

Dólar sobe mais, fecha a R$ 4,36 e renova recorde
19 de fevereiro, quarta-feira

G1 reúne os principais assuntos de hoje.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!