Para pediatra, é ‘balela’ culpar os pais por exposição a alimentos ultraprocessados
O debate sobre a qualidade da alimentação de crianças e adultos deve passar pelos órgãos reguladores. Essa é a opinião do pediatra e sanitarista Daniel Becker, que classifica os alimentos ultraprocessados como um dos piores problemas que assolam a infância e a adolescência hoje e dia.
“Eles provocam uma série de doenças que começam a se constituir nessa fase, mas que vão se manifestar realmente mais tarde. Eles estão ligados à obesidade infantil, que é uma doença e gera uma série de problemas, inclusive problemas de saúde mental, bullying, baixa autoestima, dificuldades com o esporte”, fala.
Segundo o especialista, no entanto, não é correto colocar a culpa dessa exposição unicamente nos pais dessas crianças e jovens.
“Existe uma tendência de que a culpa é dos pais. Isso é uma balela, uma falácia. Não é uma questão de escolha dos pais, é um massacre da indústria que é muito poderosa e sabe trabalhar", completa.
Ele explica que o excesso de açúcar cria um pico de glicemia que altera o metabolismo e afeta o cérebro.
"Aquela velha história do filho não comer legumes, a principal causa disso, talvez seja que o ultraprocessado tem a hiperpalatabilidade, ou seja, é criado para ter um paladar irresistível muito intenso, que não tem na natureza", diz.
‘Alimentos ultraprocessados são um dos piores problemas que assolam a infância hoje em dia’, diz pediatra
Daniel defende que os alimentos naturais acabam ficando "sem graça" se comparados aos ultraprocessados.
"Quando uma criança come uma maçã, que pode ser a mais doce do mundo, coloca uma lata de biscoito ao lado... O que uma criança vai preferir? Aquela força que o sal, açúcar, a gordura e a densidade calórica daquela coisa: o cérebro fica louco", completa.
LEIA TAMBÉM:
- 'Salgadinho é mais barato que fruta': subsidiados no Brasil, ultraprocessados causam 57 mil mortes no país, diz estudo
- 'É assustador ver o resultado': o experimento sobre os efeitos dos alimentos ultraprocessados
- Alimentos ultraprocessados banidos das escolas do Rio: veja perguntas e respostas
- Alimentos gordurosos e doces: por que dão prazer e ao mesmo tempo fazem mal
O Cidades e Soluções do último domingo (25) abordou a luta contra a popularização dos alimentos ultraprocessados, um dos grandes vilões da saúde pública no Brasil e no mundo. Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 25/06/2023