Edição do dia 12/12/2013

12/12/2013 19h35 - Atualizado em 12/12/2013 19h35

Trigueiro escolhe 5 melhores edições do Cidades e Soluções de 2013

Programa entrevistou os prefeitos do Rio e de São Paulo, denunciou a perigosa forma de extração do gás de xisto, apresentou os empreendedores sociais e mostrou a revolução energética em curso na Alemanha.

Iniciativas transformaram para melhor a vida nas cidades, e podem ser replicadas. Num mundo que experimenta uma crise ambiental sem precedentes, o Cidades e Soluções, da GloboNews, abre espaço para um novo modelo de desenvolvimento. O editor-chefe e apresentador André Trigueiro escolheu as melhores edições do ano do programa. Em junho 2013, o Cidades e Soluções  entrevistou os prefeitos do Rio de Janeiro e de São Paulo, sobre o que eles pensam e como agem diante dos temas da sustentabilidade. Em maio, o especial sobre gás de xisto mostrou a forma de exploração dessa fonte de energia e a tecnologia usada para extrair esse gás. Em setembro, um programa sobre empreendedores sociais mostrou como um grupo de jovens que ganha fama na internet resolveu agir para resolver os problemas do dia a dia. E para fechar a lista dos destaques do ano, uma série especial mostrou o crescimento de fontes renováveis de energia na Alemanha. Confira abaixo os programas e a opinião de Trigueiro sobre cada escolha.

 Rio tem meta de aumentar a rede cicloviária para 450 quilômetros até 2016
Exibido em 5 de junho

 Os dois maiores municípios do Brasil concentram 16,82% do PIB e 9,2% da população do país. Como todas as grandes cidades, Rio e São Paulo têm como desafio manter o crescimento ao mesmo tempo em que se tornam mais sustentáveis. “Os prefeitos das duas cidades mais ricas do país revelaram-se bastante comprometidos com políticas sustentáveis. Não por opção, mas por absoluta necessidade. Haddad e Paes têm metas usadas de reciclagem de lixo, estão abrindo caminho para as bicicletas e querem reduzir a dependência do automóvel”, explicou Trigueiro. 

“Cidade sustentável utiliza pouco carro, tem transporte público de qualidade mesmo em deslocamentos pequenos e tem espaços verdes para que as pessoas desfrutem”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na entrevista. Saiba mais.

.....................................................................................................................................................................................

Prefeito de São Paulo diz que cidade vai reciclar 10% dos resíduos até 2016
Exibido em 12 de junho

Para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a sustentabilidade deve levar em conta também fatores sociais, como moradia. “Se você está a uma longa distância do seu posto de trabalho, por mais que exista transporte público, ele sempre vai estar sobrecarregado. Trata-se de construir mais metrôs, corredores de ônibus e monotrilhos, mas também de distribuir melhor as oportunidades de emprego onde não há emprego e de moradia onde há emprego e não há morador”, destacou Haddad. Saiba mais. ....................................................................................................................................................................................
 

Exploração do gás de xisto ameaça o meio ambiente
Exibido em 1º de maio

 André Trigueiro destaca que o programa denunciou os horrores da exploração do shale gas (gás de folhelho, erroneamente chamado de "gás de xisto" no Brasil) através do fracionamento hidráulico, conhecido como "fracking", nos Estados Unidos. “É grande o risco de vazamentos no sub-solo comprometendo o lençol freático. Enormes desastres ambientais aconteceram nos EUA. Ainda assim, o Brasil resolveu dar sinal verde para a exploração desse gás por aqui. O curioso é que, com este programa, ganhamos o 1º Premio Petrobras de Jornalismo realizado pela companhia. Semanas depois da premiação, a Petrobras abocanhou a maior parte das áreas disponibilizadas no primeiro leilão de gás realizado no Brasil. A companhia, portanto, entrou na disputa pela produção desse gás ‘não convencional’. Espero que o programa sirva de alerta para eles. O Brasil realizou o leilão sem as regras de segurança e protocolos de exploração previamente definidos. Um absurdo completo”, defendeu Trigueiro. Saiba mais sobre o prêmio e sobre o programa. Veja outros prêmios conquistados pelo Cidades e Soluções em 2013.

.....................................................................................................................................................................................

Empreendedores sociais aprenderam a usar a internet para articular ações em rede
Exibido em 4 de setembro

Uma nova geração de brasileiros resolveu agir para resolver os problemas do dia a dia. “Um dos programas mais emocionantes da temporada. Mostramos jovens brasileiros que não se adaptaram às profissões definidas pelo mercado e reinventaram seus caminhos em busca de novos modelos de negócios, realizando ações contundentes em favor de um mundo melhor e mais justo e, ainda por cima, ganhando dinheiro com isso. Simplesmente sensacional”, definiu Trigueiro. Saiba mais.

.....................................................................................................................................................................................

Energia solar já abastece oito milhões de casas e produção bate recorde
Exibido em 6 de novembro

A edição número 300 do Cidades e Soluções mostrou detalhes a política pública que está desativando todas as 17 usinas nucleares da Alemanha em favor de fontes limpas e renováveis de energia.  André Trigueiro passou dez dias no país e acompanhou de perto os bastidores da “energiewende”, a revolução energética em curso no país mais rico da Europa. “Impressionante como o sol e o vento têm justificado investimentos bilionários que tornaram aquele país protagonista da história contemporânea. O século XXI passa pela Alemanha”, vibra André Trigueiro.  Saiba mais.
  
...................................................................................................................................................................................

Berlim tem mil quilômetros de ciclovias
Exibido em 13 de novembro

O segundo programa sobre a Alemanha mostrou como o país abre caminho para os ciclistas: com ciclovias, ciclofaixas, mega estacionamentos de bicicletas e sistemas gratuitos de compartilhamento das magrelas. O número de bicicleta supera o de carros e chega a 74 milhões!