A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) retoma nesta terça-feira (7) a campanha de vacinação contra a gripe, com a chegada de nova remessa de vacinas ao Estado. As salas de vacinação das 30 unidades de saúde de Vitória funcionarão das 8 às 17 horas.
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos terão até sexta-feira (10) para buscar a imunização. A expectativa é de vacinar cerca de 6 mil pessoas em Vitória.
Durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que aconteceu entre os dias 30 de abril e 20 de maio, Vitória aplicou 77.876 doses, atingindo 104,39% de cobertura vacinal. A meta previamente estabelecida pelo Ministério da Saúde era de vacinar 74.601 pessoas.
A gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Arlete Dutra, avisou que a distribuição das vacinas entre as unidades será feita de forma proporcional. "Vamos enviar o quantitativo de acordo com o que cada unidade falta vacinar do grupo".
A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).
Prevenção
Em decorrência do aumento de casos de síndrome gripal e outras doenças respiratórias, a Semus orienta:
Llimitar ao máximo o contato com outras pessoas, caso estejam com sintomas;
Quando do aparecimento de sinais e sintomas da gripe nas escolas, orientar os pais ou responsáveis para buscar atendimento médico para avaliação do quadro clínico e período de afastamento das atividades escolares;
Evitar aglomerações e ambientes fechados;
Intensificar a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente após tossir e espirrar;
Utilizar produtos à base de álcool para higienização das mãos;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo após o uso;
Não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal;
Manter os ambientes limpos e arejados;
Fazer desinfecção das superfícies e objetos de uso comum com álcool a 70% (mesas, maçanetas, brinquedos, etc);
Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A (H1N1).