04/08/2016 19h40 - Atualizado em 04/08/2016 22h39

Torcedores vestem camisa do Brasil para 1º jogo da Olimpíada em Manaus

Partida entre Suécia e Colômbia é o primeiro jogo olímpico na Arena.
G1 acompanhou movimentação de torcedores ao redor do estádio.

Do G1 AM

Húngaro símbolo da Fifa Fan Fest, na Copa do Mundo de 2014, assistiu estreia de Manaus na Olimpíada  (Foto: Ive Rylo/G1 AM)Húngaro símbolo da Fifa Fan Fest, na Copa do Mundo de 2014, assistiu estreia de Manaus na Olimpíada (Foto: Ive Rylo/G1 AM)

Os jogos são entre Suécia x Colômbia e Nigéria x Japão, mas foram os tons verde e amarelo que invadiram a Arena da Amazônia durante a estreia de Manaus na Olimpíada, nesta quinta-feira (4). Aquela mobilização tímida de torcedores dos dias anteriores deu lugar a animação e ao "espírito olímpico" na capital. Com vias interditadas e segurança reforçada, a partida ocorre sem grandes ocorrências no entorno do estádio.

A Olimpíada Rio 2016 inicia oficialmente na sexta-feira (5), com a cerimônia de abertura no estádio do Maracanã. Em Manaus, o pontapé inicial foi dado logo no início da tarde, quando os torcedores começaram a ter acesso à Arena.

Um desses torcedores foi o húngaro Lorand Jelenyi, de 46 anos. Ele fez sucesso na Fifa Fan Fest em Manaus durante a Copa de 2014 e voltou a 'desfilar' com a pintura temática no rosto. Ele esteve na Arena para acompanhar as primeiras partidas da Olimpíada na capital amazonense junto com a família.

Professor universitário Pedro Campelo vai acompanhar o jogo com a família (Foto: Ive Rylo/G1 AM)Professor universitário Pedro Campelo vai acompanhar o jogo com a família (Foto: Ive Rylo/G1 AM)

O professor universitário Pedro Campelo também levou a família para o estádio. Sem torcida definida, ele conta que a animação vem da grandiosidade do evento esportivo. "Eu não sei pra quem torcer ainda. Na hora vou decidir, a emoção de estar no estádio é fantástica. É um espetáculo muito bonito", disse.

O docente disse ainda estar admirado com a tranquilidade das ruas durante o evento. "Tá tudo bem tranquilo, estou admirado. Tem bem menos gente que na Copa. Tudo calmo. Estacionamos no Eldorado e viemos andando sem tumultos", contou.

  •  
Colombiano  Roberto Diaz, de 70 anos, acredita que a seleção colombiana pode subir ao pódio (Foto: Ive Rylo / G1 AM)Colombiano Roberto Diaz, de 70 anos, (a direita) acredita que a seleção colombiana pode subir ao pódio (Foto: Ive Rylo / G1 AM)

 

Enquanto alguns ainda não têm torcida definida, outros decidiram no "berço". Morador de Manaus há 32 anos, o colombiano Roberto Diaz, de 70 anos, vestiu as cores da bandeira natal para torcer pela Colômbia.

"Eu como colombiano acredito que a seleção vai fazer 1x1 ou 2x1. Acho que vamos para frente, temos muita possibilidade, pelo menos de ficar com uma prata no futebol. A equipe está muito boa", comentou.

O jogo entre Japão e Suécia encerra o primeiro dia de jogos olímpicos na Arena, às 21h.

  •  
Movimentação de torcedores no entorno da Arena da Amazônia (Foto: Ive Rylo/G1 AM)Movimentação de torcedores no entorno da Arena da Amazônia foi tranquila segundo torcedores (Foto: Ive Rylo/G1 AM)

Fim de Jogo
Antes mesmo do final do jogo, a família da professora Claudeth Braz, 32 anos, teve que deixar a Arena. Tudo porque o pequeno Carlos Miguel, de 7 meses, “pediu” para ir para casa mais cedo.

"Ele se assustou um pouco com a torcida e chorou. Mas, foi muito legal, seguro e organizado. Foi a minha primeira vez na Arena e foi ótimo. O público estava muito animado. Viemos torcer pelas duas seleções, quem ganhasse ficaríamos felizes", disse Claudeth Braz.

O marido dela, o militar Carlos Magno, 24 anos, aprovou a estreia das seleções do grupo B.  "Tinha muito brasileiro torcendo para a Colômbia. Mas o público estava dividido. Foi muito divertido. Reunimos a família toda. Foi a primeira vez do Carlos Miguel e ele gostou", disse o pai Carlos magno, que também levou a filha, a estudante Ellen Lorrane, 12 anos.

Família do o pequeno Carlos Miguel acompanhou o jogo da Colombia e Suécia na Arena da Amazônia (Foto: Ive Rylo / G1 AM)Família do o pequeno Carlos Miguel acompanhou o jogo da Colombia e Suécia na Arena da Amazônia (Foto: Ive Rylo / G1 AM)



Com a bandeira da Suécia nas costas e um sorriso no rosto, o sueco Gunner Ahlberg gostou de ver a seleção empatar. "Foi muito ver a Suécia fazer gols e virar. Foi um bom jogo. Vamos ver como será daqui para frente", disse o torcedor sueco, Gunner Ahlberg.

Se a família do pequeno Carlos Miguel se divertiu, outros torcedores não curtiram tanto assim a partida. "Para mim o jogo foi um marasmo. Muito lento e truncado. Estava parelho para os dois times, tanto que foi empate, 2 a 2. Os dois tiveram oportunidade e aproveitaram. A torcida ainda tentou animar, mas não deu", divertiu-se o jornalista Sebastião Simplício.

Contudo, o torcedor aprovou a segurança no estádio.  "A segurança estava muito boa. Três barreiras policiais, agentes em todos os lados, policiais a paisana, do jeito que tem que ser", disse Simplício.

Público deixou a Arena da Amazônia após o término do primeiro jogo  (Foto: Ive Rylo / G1 AM)Público deixou a Arena da Amazônia após o término do primeiro jogo (Foto: Ive Rylo / G1 AM)




Trânsito
Um total de 220 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estão fazendo o patrulhamento na área em torno da Arena da Amazônia. 15 se concentraram no portão da Avenida Pedro Teixeira, segundo o diretor de fiscalização e operação da Manaustrans, agente Ventilari.

"Hoje foi tranquilo, sem ocorrências ou imprevistos. O trânsito fluiu normalmente. Acredito que o ponto facultativo ajudou. Acreditamos que domingo também será tranquilo e na terça-feira também esperamos que transcorra normalmente", disse.

Além das interdições já feitas para a realização do jogo, o bloqueio deve se estender para a Djalma Batista no fim da partida, para garantir a segurança dos torcedores na saída do estádio. O bloqueio deve durar 30 minutos.

"Vai abrir um desvio no sentido centro/bairro, na [rua] Rio Negro, jogando todo o tráfego para dentro do Eldorado, e no sentido oposto no Viaduto Ayrton Senna, jogando todo fluxo para a Avenida Mário Ypiranga", informou o diretor.

Segurança
O policiamento ostensivo ao redor da Arena ficou a cargo dos policiais militares e civis. Para os jogos, o estádio recebeu um esquema de segurança reforçado. Apenas na área externa Sul, que corresponde ao portão de entrada da Avenida Pedro Teixeira, 88 PMs faziam a segurança. Ao todo, 1,2 mil faziam o policiamento ao redor da Arena.

Segundo a Polícia Militar, não foram registradas ocorrências durante a partida. "Somente pessoas que tentaram entrar com mochilas e garrafas. Mas nos conversamos e eles se concretizaram", informou o aspirante Tarsis.

Tempo
O primeiro dia de jogo da Olimpíada em Manaus teve tempo estável, claro a parcialmente nublado, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica chega a 39°C.

 

veja também