Pouco mais de uma semana após Manaus ter registrado a mais alta temperatura em 90 anos, desde que iniciaram as medições em 1925, o recorde foi superado na tarde desta segunda-feira (21). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura registrada na estação automática foi de 38,9°C, com sensação térmica de 39,3°C . No dia 13 deste mês, a temperatura do ar na capital chegou a 38,6° C.
De acordo com o Inmet, a máxima temperatura do ar ocorreu entre 12h e 14h, entre as avenidas Recife e Maceió, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul da capital.
Segundo o instituto, o forte calor deve permanecer na capital amazonense até o mês de novembro, quando deve começar a chover de forma mais significativa. A previsão é que a sensação térmica - ou índice de calor - chegue a 40°C nos próximos dias.
A última chuva registrada na cidade ocorreu no dia 4 de setembro e o acumulado do mês é de 15,8 mm."[Setembro], sendo, por enquanto, caracterizado como um mês seco, pois o normal para o mesmo período seria de chuva entre 28 e 41mm", segundo explicou o meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro.
Próximos dias
De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão para a terça, quarta e quinta-feiras (22, 23 e 24), é de tempo claro e parcialmente nublado, com máxima de 37º C e mínima de 26º C. A sensação térmica pode chegar até 39º C.