Após Manaus registrar a temperatura mais alta do ano, 37º C com sensação térmica de 38,7º no dia 20 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o calor deve permanecer intenso até o fim do mês de outubro na capital. A previsão é de índices acima da média.
De acordo com levantamento realizado pelo instituto, o mês de agosto é o menos chuvoso do ano.
"O normal mensal de chuva é de 32mm a 58mm. Até esta terça-feira [25], o acumulado de agosto está em 4,1mm, sendo caracterizado como um mês extremamente seco", explicou o meteorologista Gustavo Ribeiro.
O especialista informou ainda que, mesmo com poucas precipitações, chuvas pontuais podem ser registradas em alguns dias. "Devido às altas temperaturas dos últimos dias, existe a possibilidade de chuvas em forma de pancadas nesta quarta-feira [26]", afirmou.
(Foto: Luis Paulo/G1 AM)
Ainda assim, a previsão para o mês de setembro não é das mais animadoras. Ribeiro contou que as temperaturas mais elevadas do ano em Manaus costumam ocorrer nesse período.
"Dias não tão quentes só deveremos ter a partir de outubro, quando devemos observar dias com mais nuvens e chuvas", disse.
Além das altas temperaturas, a escassez de chuva e nuvens na capital é resultado do fenômeno meteorológico El Niño, comum nesta época do ano, de acordo com o Inmet.
O fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes que o normal. Já os ventos que sopram na altura do Equador diminuem e ficam mais fracos.
De acordo com Ribeiro, o fator dificulta a formação de nuvens em quase toda a Amazônia. "Estamos sob influência do fenômeno no momento. A previsão para o trimestre de agosto até outubro é de chuvas abaixo do normal para a região de Manaus. Por consequência, podemos ter temperaturas ligeiramente acima da média para o período", contou.
El Niño
O Escritório Australiano de Meteorologia afirmou que o fenômeno climático El Niño se fortaleceu nas últimas duas semanas. A entidade diz ver agora apenas uma "pequena chance" de que o evento termine até o fim deste ano.
As temperaturas do Oceano Pacífico nos trópicos estão bem acima dos patamares que definem o El Niño e os ventos enfraqueceram consistentemente, disse o escritório.