Loading AI tools
produto audiovisual derivado de uma sequencia de imagens que gera uma impressão de movimento Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Filme,[1][2] fita[3][4] ou película[5][6] é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no cinema, na televisão ou em algum outro veículo. Um filme é formado por uma série finita de imagens fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da visão humana, dão ao espectador a sensação de movimento.[7]
A palavra "cinema" pode se referir à cinematografia, ou ao local de exibição do filme cinematográfico ou a indústria cinematográfica.
Um filme pode ser categorizado em diferentes tipos de gêneros ao mesmo tempo, sendo um desses gêneros sempre o que é mais destacado durante o longa.
Com a criação de cada vez mais filmes ao longo dos anos, o cinema procura abordar com o passar dos anos, assuntos originais e inovadores com a intenção de atrair ainda mais pessoas a assistirem aos filmes.
Portanto, os diferentes tipos de gêneros que já existem até então não podem ser considerados como uma lista definitiva de todos os gêneros que já foram criados.
A elaboração de um filme é algo duradouro e pode-se dar por etapas.
Algumas produções têm muita visibilidade, englobando muitos custos (o filme mais caro produzido teve um custo de cerca de 700 milhões de dólares) e sendo formadas pelas altas empresas de Hollywood, já outras são menores, contando com a menor participação de pessoas em cada equipe.
A produção de um filme pode ser dividida em três fases: a pré-produção, a produção e a pós-produção
Etapa marcada pelo planejamento do filme.
É onde o roteirista e a equipe especializada no roteiro desenvolvem a história do filme em sua forma cinematográfica. O roteiro separa os momentos da história em cenas individuais que podem ser gravadas e apresenta as falas dos personagens.
Após o roteiro, há outros processos a serem realizados, como a análise técnica ou o plano de imagens, que determinam a maneira como o roteiro será introduzido no filme e como as cenas serão gravadas, além de introduzir cada profissional em sua especialização.
Com as equipes formadas, outros recursos são levados em conta, como o figurino (roupas e acessórios utilizados pelos personagens), as câmeras, os cenários (lugares onde serão gravadas as cenas do filme), dentre outros.
Com o roteiro e os preparativos prontos para o filme, o elenco é formado e dias são marcados.
Momento das gravações, tudo o que foi preparado na pré-produção é introduzido na produção.
É onde é introduzido o trabalho do diretor, que coordena o set de filmagens e coloca tudo em ordem, orientando aos atores como devem atuar e determinando como será gravada cada cena.
Etapa de finalização do filme. Com as cenas gravadas, assume daí a equipe encarregada da edição, que, por meio de técnicas e tecnologias editam e finalizam o filme.
É onde ocorre a realização de efeitos especiais, dublagem, trilha sonora, entre outros.
Na produção de um filme, atuam diversos profissionais em várias áreas, e todos contribuem para sua finalização. Algumas especializações que podem ser levadas em conta são:
Os filmes foram assim denominados a partir do material básico utilizado como suporte para a impressão das imagens, o filme cinematográfico ou película cinematográfica. Segundo Aumont e Marie,[8] "A partir da palavra inglesa film, que significa película, criou-se a palavra francesa film, que desde a origem do cinema designa o espetáculo cinematográfico gravado sobre esta película."
Inicialmente silenciosos ou dependentes de uma sonorização externa a cada nova sessão, os filmes passaram a contar com som sincronizado a partir do final dos anos 1920. Neste mesmo período, a velocidade de projeção das imagens foi padronizada em 24 quadros por segundo.
Com o surgimento da televisão e principalmente das fitas de vídeo, que a partir dos anos 1950 se tornaram um novo suporte físico para imagens com impressão de movimento, a palavra filme passou a designar especificamente os produtos audiovisuais realizados em película (suporte fotográfico), em oposição aos videofonogramas, ou simplesmente vídeos, produzidos em suporte eletrônico.
Mas os desenvolvimentos tecnológicos posteriores foram aos poucos relativizando esta divisão. Ainda nos anos 1950 surgiram os primeiros telecines, aparelhos utilizados para converter filmes cinematográficos em fitas de vídeo, facilitando a exibição destes filmes na televisão e mais tarde a circulação de cópias dos mesmos no mercado doméstico.[9] Em 1981, "Il Mistero di Oberwald", dirigido pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni, tornou-se a primeira obra realizada totalmente em vídeo a ter lançamento comercial nos cinemas do mundo inteiro.[10]
A partir dos anos 1990, com a crescente utilização da tecnologia digital, tanto no cinema quanto na televisão e no vídeo, a palavra filme passou a ser usada, cada vez mais, como sinônimo de produto audiovisual, independentemente do suporte de captação ou de finalização. O Dicionário Houaiss (2001) já define 'filme' como "obra cinematográfica registrada em filme", mas também como "obra cinematográfica registrada em qualquer suporte".[11]
O cinema é utilizado para uma variedade de objetivos, incluindo educação e propaganda devido à sua capacidade de diálogo intercultural eficaz[14]. Quando o propósito é principalmente educativo, um filme é chamado de "filme educativo".[15] O filme pode ser propaganda,[16] total ou parcialmente, como os filmes feitos por Leni Riefenstahl na Alemanha nazista, trailers de filmes de guerra dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, ou filmes artísticos feitos sob Stalin por Sergei Eisenstein. Eles também podem ser obras de protesto político, como nos filmes de Andrzej Wajda, ou mais sutilmente, nos filmes de Andrei Tarkovsky.[17][18] O mesmo filme pode ser considerado educativo por alguns e propaganda por outros, já que a categorização de um filme pode ser subjetiva.
Seamless Wikipedia browsing. On steroids.
Every time you click a link to Wikipedia, Wiktionary or Wikiquote in your browser's search results, it will show the modern Wikiwand interface.
Wikiwand extension is a five stars, simple, with minimum permission required to keep your browsing private, safe and transparent.