Comando do 6º Distrito Naval promove “Um dia de Marinheiro e de Fuzileiro Naval para Pessoas com Deficiência”

Evento reuniu alunos da APAE Corumbá e da Família Naval

 

 

     “Um dia de Marinheiro e Fuzileiro Naval para Pessoas com Deficiência” foi mais uma atividade do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 dezembro. A ação ocorreu no Complexo Naval de Ladário (CNLa), no dia 4 de dezembro, com cerca de 60 alunos da Escola Especializada Reino do Amor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Programa de Inclusão Social da Marinha (PRISMA), além dos professores.

     A programação foi especialmente adaptada para atender as necessidades dos participantes e incluiu uma série de atividades: apresentação dos cães de guerra; exposição de aeronave, embarcação e viaturas; camuflagem de Fuzileiro Naval; mostra de equipamentos; oficina de nós e voltas (marinharia); orientação odontológica; oficina de pintura; recreação na piscina; apresentação e oficina de instrumentos da Banda de Música do Com6ºDN; além de um lanche especial.

     A Encarregada do Núcleo de Assistência Social do Com6ºDN, Capitão-Tenente Suzana Lopes de Lima, explicou que o evento foi cuidadosamente planejado para oferecer uma vivência única no ambiente naval. “Nosso objetivo foi proporcionar uma experiência marcante para crianças e adolescentes com deficiência, em espaços de lazer adaptados. Queremos promover a inclusão, fortalecer o senso de comunidade e incentivar o desenvolvimento da cidadania”, destacou.

     O Diretor Pedagógico da APAE Corumbá, Rafael Arnaldo Júnior, também enfatizou o impacto positivo do evento. “Muitos dos nossos alunos nunca haviam passado do pórtico para dentro. Inicialmente, pensaram que a experiência terminaria ali. No entanto, ao adentrarem a instituição, a felicidade deles foi evidente. Este foi, sem dúvidas, um dia marcante e transformador, especialmente para aqueles habituados apenas à rotina de casa e escola. Posso afirmar que foi a melhor tarde do ano para eles, reafirmando nosso compromisso com a inclusão”.

 

Recreação no tanque tático foi uma das atividades promovidas

 

Apresentação dos cães de guerra foi uma das atividades preferidas dos alunos