Capitania Fluvial do Pantanal apoia treinamentos do sistema Porto sem Papel em Mato Grosso do Sul

Palestra foi realizada na CFPN

Palestra foi realizada na CFPN   

 

     Nos dias 17 e 18 de setembro, a Capitania Fluvial do Pantanal, organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), apoiou os treinamentos sobre Porto sem Papel (PSP). O sistema é idealizado pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, subordinada ao Ministério da Infraestrutura (SNPTA/Minfra), e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal.

     As aulas teóricas e práticas, ministradas por representantes da Diretoria de Portos e Costas, da SNPTA e do Serpro, teve como público-alvo órgãos anuentes do sistema: Marinha do Brasil, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Receita Federal do Brasil, além dos Terminais Portuários e Agências de Navegação.

     A implantação do sistema nos terminais portuários do Estado do Mato Grosso do Sul faz parte de um conjunto de iniciativas que têm como objetivo modernizar e digitalizar cada vez mais os portos brasileiros. Para o Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Marcelo Pinto Werneck, “a participação ativa da Marinha nesse processo é de suma importância, uma vez que a instituição exerce um papel vital na regulação e fiscalização das atividades relacionadas à Autoridade Marítima”, disse.