Assistência Social da Marinha inicia projeto-piloto de saúde mental no CIAA

Publicado em 19JUN2024

 


Os participantes se dividiram em grupos para discussão do tema.

   Nos dias 17 e 18 de junho, a Diretoria de Assistência Social da Marinha promoveu o 1º Workshop de Saúde Mental em conjunto com o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento faz parte de um projeto-piloto que visa não só a discutir, mas também a implementar estratégias de intervenção em saúde mental, com foco inicial nos Centros e Escolas de Formação da Marinha.
   O Workshop, cujo público-alvo foram os Instrutores e Comandantes de Companhia (ComCia), contou com a presença do Comandante do CIAA, do Diretor de Assistência Social da Marinha, além de especialistas da Fiocruz. Durante os dois dias de atividades, foram realizados Grupos de Trabalho dedicados à discussão de estratégias de intervenção, elaboração e apresentação de relatórios sobre saúde mental.
   A parceria com a Fiocruz foi fundamental para a montagem dos Grupos de Trabalho e para a condução das atividades. Após o Workshop, a Fiocruz irá preparar um relatório detalhado com as sugestões de intervenção e os custos envolvidos, a fim de dar prosseguimento ao projeto-piloto.
   O evento reuniu aproximadamente 50 militares do CIAA e marca um importante passo na promoção da saúde mental na Marinha.


Além de professores da Fiocruz, o evento contou com cinco facilitadores, integrantes da DASM, da DSM, do SARM e do Núcleo de Assistência Social do CIAA.