Apontado como grande favorito à medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, o brasileiro Gabriel Medina estreou com o pé direito na competição, neste sábado (27).
O surfista tricampeão mundial brilhou nas águas de Teahupoo, no Taiti, liderou a bateria 4 do início do fim e se classificou para as oitavas de final com melhor pontuação de 13.50. O salvadoreño Bryan Perez (7.53) e japonês Connor O'Leary (3.93) vão disputar a repescagem.
Quem também avançou de fase foi João Chianca, último brasileiro a cair na água. Na bateria 5, a mais disputada até então, Chumbinho largou atrás, mas se recuperou na reta final, e se classificou com 10.07, e venceu o marroquino Ramzi Boukhiam (7.86) e o neozelandês Billy Stairmand (4.46), que foram para repescagem.
A má notícia ficou por conta do bicampeão mundial Filipe Toledo. Depois de se afastar do Circuito este ano por causa de um grave acidente, o paulista conseguiu pontuação 7.63 e caiu na repescagem junto com o japonês Kanoa Igarashi. Os dois viram o peruano Alonso Correa avançar de fase de forma surpreendente com 14.33 na bateria 3.