Crescer de mãos dadas
Por Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs
publicidade
Solidariedade é a palavra que define 2024. No momento mais difícil, os gaúchos se uniram e cooperaram espontaneamente com familiares, amigos e até desconhecidos que precisavam de ajuda. Também foi o caso das cooperativas, que deram exemplo e mostraram mais uma vez ao Brasil que sua vocação é estender a mão para que o coletivo se fortaleça em tempos de bonança ou adversidade. Em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Sistema Ocergs contribuiu na mobilização de recursos para auxiliar as vítimas da enchente. Por meio do Coopera RS, com o apoio de cooperativas de outros estados, recebemos toneladas de alimentos, produtos de limpeza e itens básicos, que foram imediatamente distribuídos a quem mais precisava.
Em um momento de dúvidas e incertezas, tivemos participação intensa na Expointer da Reconstrução, mobilizando debates na Casa do Cooperativismo visando à retomada dos negócios. Com uma série de agendas com autoridades, palestras e negociações, nos mobilizamos para sugerir e cobrar soluções dos governos estadual e federal para mitigar as perdas. Além disso, com o movimento “Céu, Sol, Sul, Terra e Coop” e o selo “Compre das Coops Gaúchas”, mostramos que consumir produtos e serviços das cooperativas auxilia não apenas os cooperados, mas toda a comunidade.
Temos a convicção de que o cooperativismo será crucial para a recuperação econômica e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Por isso, em outubro, promovemos a Semana de Competitividade e aproximamos nossas cooperativas das melhores práticas do mercado. Também neste ano, reconhecemos com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS as organizações que adotam boas práticas de governança, estimulando umas às outras para que aperfeiçoem seus processos de gestão.
O ano de 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas e esta será uma grande oportunidade para reforçarmos a conexão com a comunidade. Apostaremos cada vez mais em iniciativas como a recém-lançada Campanha de Verão, que convida os gaúchos a utilizar produtos e serviços do cooperativismo durante o período de férias nas praias.
O cooperativismo gaúcho tem compromissos claros e desafiadores. Até 2027, almejamos alcançar o faturamento de R$ 150 bilhões, atingindo a marca de 4 milhões de associados. Há muito caminho pela frente, mas estamos na direção correta. E, mais importante, estamos juntos, cooperando e nos dando forças para superar dificuldades como as deste ano. Por isso, em 2025, seguiremos fortes e empenhados na construção de um Rio Grande mais próspero e pujante.