Aproximando Alemanha e RS

Aproximando Alemanha e RS

Por Cleomar Prunzel, presidente da Câmara Brasil-Alemanha no RS (AHKRS) e vice-presidente de Finanças Stihl Ferramentas Motorizadas

Correio do Povo

publicidade

Terceira criada (após Rio de Janeiro e São Paulo), a Câmara Brasil-Alemanha no RS (AHKRS) se prepara para comemorar 70 anos em 2025. Acompanhamos as sucessivas mudanças nos cenários econômico, social e político do Estado, suas vitórias, entraves, em alguns momentos, e, principalmente, sua grande capacidade de reerguer-se. Nosso trabalho é intensificar as relações bilaterais, aproximando nossos associados de empresários e entidades do país europeu, origem de tantos de nós, gaúchos.

Cultura, hábitos e costumes trazidos pelos alemães contribuíram para nossa atual economia, fortalecendo sempre nossos laços. No recente episódio das enchentes, a Alemanha não se furtou e, por meio também da intercessão da Câmara, participou dos esforços de reconstrução, doando significativos valores para o Estado. Da mesma forma, empresas associadas, algumas também afetadas, foram vitais nas ações de apoio. Formamos uma cadeia de solidariedade que se juntou ao movimento que uniu o RS e atraiu o olhar e a mão estendida de todo o Brasil e de outros países, além da Alemanha.

Infelizmente, a enchente e seus desdobramentos coincidiram com a maior parte das festividades previstas para o bicentenário da imigração alemã. A data ganhou menos destaque do que merecia, mas, mesmo assim, ficou marcada como símbolo da importância dessa descendência em nosso desenvolvimento. É impossível andar pela Capital e por muitas outras localidades sem constatar a recorrente presença germânica.

Neste ano, a Câmara registrou a vinda de delegações de empresários e políticos da Alemanha que, convidados por nós, visitaram o Estado, com o objetivo de estabelecer parcerias e intercâmbios. Para 2025, já há novas delegações programadas e a ideia é torná-las mais frequentes, apresentando o RS e suas riquezas – das naturais às tecnológicas, passando pelas pesquisas desenvolvidas em nossas reconhecidas universidades. Temos muito conhecimento e força de trabalho para mostrar-lhes, comprovando que, aqui, encontrarão solo fértil para seus investimentos. O recente progresso do acordo Mercosul-União Europeia é mais uma razão para intensificarmos nosso trabalho como fomentadores, incentivadores e facilitadores das relações com esses mercados, agora parceiros.

De origem alemã ou não, empresas e profissionais encontram na Câmara o suporte necessário para iniciar ou reforçar relações com a Alemanha e outros países europeus. Associar-se é um bom caminho para a criação de uma rede de sólidos e confiáveis contatos, por meio de encontros, cursos e eventos, nos quais o networking adequado é o aval para novos negócios. Que 2025 concretize planos e acene novas possibilidades de crescimento e de prosperidade para todos os que dedicam seus dias ao fortalecimento da sociedade e da economia do RS com seu trabalho, seus investimentos e sua dedicação, mirando sempre em direção a um futuro melhor. Boas festas a todos!


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895