A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, é um trabalho que teve início com ações entre o governo alemão e pequenas cooperativas brasileiras nos anos 1960 e 1970, para se tornar, ao longo das décadas, uma parceria sólida entre os dois países, que envolve a atuação de governos, da iniciativa privada e da sociedade civil.
O projeto de cooperação Desenvolvimento Urbano Sustentável é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação.
O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ GmbH.
A plataforma Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – ReDUS tem o propósito de apoiar pessoas e organizações a atuarem em rede para construir um futuro mais sustentável para as cidades. Assim, oferece espaços qualificados de interação entre pessoas e organizações do campo do desenvolvimento urbano sustentável.
O Projeto traDUS é uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa em parceria com o Ministério das Cidades. Surgiu da vontade de se ampliar as discussões sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável, quando as cidades são pensadas para o bem comum e para reduzir desigualdades. Esse pensamento guia as ações do projeto.