Mato Grosso é quase um continente dentro do Brasil, tem 903.357,908 km² de extensão. É o terceiro maior estado do país, tendo um importante marco: somos o centro geodésico da América Latina, ou seja, Cuiabá, a capital, está bem no meio do caminho entre o Atlântico e o Pacífico, realidade registrada na música “um índio”, de Caetano Veloso: “Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante, de uma estrela que virá numa velocidade estonteante e pousará no coração do Hemisfério Sul”…
As belezas naturais de Mato Grosso são cantadas em versos e prosas, também pudera, temos um dos maiores volumes de água doce no mundo. Em termos de biodiversidade o destaque é para o fato de sermos o único estado brasileiro a contar com três importantes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
O Cerrado de Mato Grosso é um desfile de esculturas naturais, árvores com caules retorcidos, ipês de todas as cores, é um deleite para os sentidos humanos. A estimativa é que vivam no Cerrado mais de 1.500 espécies de animais entre vertebrados e invertebrados. Então, para quem curte o contato com todos tipos de seres vivos, visitar Mato Grosso é um passeio inesquecível.
A biodiversidade mais complexa do mundo faz morada em Mato Grosso: a Amazônia. O nome vem das mulheres guerreiras da mitologia grega: “as amazonas”. Bichos raros, água em abundância, vegetação das mais diversificadas do Planeta. Não à toa gente de todos os cantos do mundo tem curiosidade pra saber mais sobre os cinco milhões de quilômetros quadrados da poética Amazônia.
Para o deleite ser completo, falar de Mato Grosso é falar do Pantanal, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Com 650 espécies de aves é certo que a fauna pantaneira é a mais rica do mundo. Trombar com araras de todas cores, tucanos, gaviões, tuiuiús (símbolo do Pantanal) é outro deleite inesquecível. Ah, e ainda tem as borboletas, são mais de mil espécies. E o que falar dos lobinhos, macacos, quatis, onças, entre tantos outros milhares de animais?
Não há como apresentar Mato Grosso sem falar de suas riquezas naturais, mas a riqueza humana e econômica do Estado também são destaques importantes. A composição de povos de todo o Brasil resulta numa mistura rica, onde todas as manifestações culturais brasileiras estão presentes. A pujança econômica na produção de grãos é outro destaque, embora a distribuição de renda esteja longe de ser igualitária, é fato que Mato Grosso é um dos estados muito importantes na garantia do PIB nacional.
Participante do III PromovEAD, aqui é Mato Grosso, muito prazer!
(Texto: Assessoria – Foto: José Medeiros/SedTur-MT)