Ingredientes
- 1 kg de costelinha de porco (inteira)
- 1 receita de Dry rub
- 1 colher de sobremesa rasa de sal
- 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1/2 colher de sopa de páprica picante
- 1/2 colher de sopa de páprica doce defumada
- 2 colheres de cebola em pó
- 1 colher de alho em pó
- 1 colher de café de mostarda em pó
- 1 colher de café de cominho em pó
- Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
- 1 Coloque a costelinha suína em uma tábua grande com os ossos para cima. Com uma faca muito afiada, remova a membrana que fica na parte dos ossos. Para isso, encontre a membrana em uma das pontas e vá passando a faca, com calma entre a membrana e os ossos, e vá puxando levemente até que ela saia inteira. Caso você tenha muita dificuldade com isto, peça para o açougueiro já retirar pra você no momento da compra.
- 2 Em uma vasilha, misture todos os ingredientes do Dry rub.
- 3 Esfregue a mistura por toda a costelinha de porco, massageando bem a carne. Coloque a costelinha em uma assadeira alta com os ossos voltados para baixo, tampe com papel filme.
- 4 Deixe a carne descansar na geladeira por até 8 horas. Aqui a lógica é a seguinte: quanto mais tempo ficar marinando, mais forte os sabores dos temperos ficarão.
- 5 Retire a carne da geladeira, e espere chegar à temperatura ambiente antes de colocá-la no forno. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC.
- 6 Retire o papel filme e cubra com papel alumínio com o lado fosco voltado para dentro. Leve a costelinha para o forno, já preaquecido durante 1h30.
- 7 Remova o papel alumínio, molhe a costelinha com o líquido que criou na assadeira e volte para o forno por mais 1h. De vez em quando, abra o forno e molhe a costelinha com o líquido criado. Caso a sua carne não crie este líquido, coloque umas 2 colheres de sopa de água na assadeira.
- 8 Ao final do cozimento, os ossos desprenderão facilmente da carne e o molho será bem espesso. A sugestão é que sirva a costelinha de porco assada com o purê de batatas e as cebolas caramelizadas.