Pular para o conteúdo


Chef ensina dicas para fazer churrasco perfeito — Foto: Reprodução/Internet

Paixão nacional, o churrasco é a melhor maneira de reunir amigos e familiares. No Brasil, a cultura nasceu graças aos tropeiros, que em meados do século XVII, perceberam que o gado usado para o transporte poderia ser uma fonte fácil de alimento. Com o preparo fácil, pois temperavam apenas com o sal e assavam diretamente no fogo, esse costume rapidamente se popularizou.

Se você quer colocar a "mão na brasa", o Receitas listou 16 opções práticas de preparo de carnes e acompanhamentos para ter um churrasco perfeito. Confira!

🎧Ouça o podcast e descubra de onde vem o churrasco

Um bom churrasco pede alguns preparativos para que tudo saia perfeito. Entre as dicas do chef Marcos Levi, estão não colocar a carne para assar com grelha fria e deixar a mesma descansar antes de servir para ficar mais suculenta.

Quer dar mais sabor para a carne do seu churrasco? A dica é preparar o tempero seco ensinado pelo chef Fred Paim no Mais Você. Entre os ingredientes, páprica picante, gengibre em pó e açúcar mascavo.

Quer comer um bife com aquele sabor de churrasco, mas não tem churrasqueira em casa? Ana Maria Braga resolve o seu problema! No Mais Você, ela ensinou a preparar uma cama de carvão, tomilho e pedaço de gordura num tabuleiro que vai ao fogo. A carne é preparada numa frigideira a parte e ganha o sabor defumado após ir para este tabuleiro. Surpreendente!

Além de cantor, sabia que o Luan Santana é churrasqueiro? No Estrelas, o artista mostrou todos os segredos para preparar uma carne perfeita. Para acompanhar cebolas assadas, com molho à base de shoyu, vinagre, açúcar e orégano.

Se você gosta do sabor das brasas, preste bem atenção nesta receita preparada por Felipe Bronze que leva apenas 5 ingredientes. A costela é assada num primeiro momento apenas com sal grosso; depois ela vai para o forno com besuntada com alho assado. Na hora de servir, esprema o suco do limão e tempere com pouquinho de sal. Prepare-se para ouvir elogios!

O segredo do contrafilé preparado por Felipe Bronze está na manteiga de ervas. Parte dos ingredientes da manteiga vai para a brasa, o que garante um sabor todo especial. Para acompanhar, batatas ao murro.

Feita com carne moída e muitos temperos, a kafta é um dos elementos que não pode faltar em um bom churrasco. Nesta receita preparada no É de Casa, a dica está no momento da montagem dos espetinhos. Para acompanhar, farofa de bacon.

O espetinho de frango preparado por Rita Lobo no Cozinha Prática tem como segredo a marinada, que tem entre os ingredientes o iogurte, que deixa a carne macia e suculenta.

Felipe Bronze ensinou uma técnica japonesa para preparar espetinhos. O coração de galinha é cortado ao meio e espetado no palito em 3 partes, temperado com azeite e sal. Para intensificar o sabor, molho a base de pasta de amendoim, pimenta, melado e leite de coco.

Para quem gosta de peixe na brasa, Rodrigo Hilbert tem a receita certeira. O salmão é assado inteiro, temperado apenas com azeite, que serve para dar uma camada de proteção no fogo. Após assar, o salmão é novamente temperado com azeite, limão-siciliano, salsinha, sal e pimenta-do-reino.

Para quem gosta de um churrasco diferente, a receita do Felipe Bronze é perfeita! A couve-flor é preparada na brasa, e ganha um toque final ao ser gratinada no forno.

O clássico pão de alho é indispensável no churrasco. Para preparar a receita, você precisa de poucos ingredientes: pão francês, manteiga, maionese, pasta de alho ou alho picado, salsinha e sal.

Acompanhamentos

Churrasco sem farofa, não é churrasco, não é mesmo? Para os iniciantes na cozinha, Ana Maria Braga ensinou uma receita simples de farofa que pode ser usada para fazer a versão salgada, com ovos e até doce.

Para deixar as carnes ainda mais suculentas, nada melhor do que uma vinagrete. A receita da Rita Lobo tem como segredo os temperos: pimenta-malagueta, pimenta-de-cheiro e folhas de coentro.

Para não perder tempo na cozinha! A panela de pressão é sua grande aliada nesta receita de salada de maionese da Ana Maria Braga. A cenoura e a batata são cozidas juntas, o único cuidado são os cortes dos legumes, que precisam ser diferentes. Para a sua salada ter um sabor único, o molho utilizado para temperar é caseiro, preparado no liquidificador com muito menos óleo.

Fazer arroz soltinho tem alguns segredos. Um deles é a quantidade de água, que pode atrapalhar todo o preparo. Essa e outras dicas foram ensinadas por Ana Maria Braga no Mais Você.

Sabe o que combina com churrasco? Caipirinha! Veja receitas fáceis e práticas!

Dê o play e confira o que os famosos estão cozinhando!

Artigos