Figo: conheça os benefícios da fruta rica em fibras e controladora de apetite
"Uma fruta superversátil, nutritiva, saborosa e que pode fazer parte do seu dia a dia". Desta maneira, a nutricionista Clara Amélia define o figo, ao listar os benefícios do alimento que é bastante consumido na época das ceias de Natal e Ano-Novo. Pós-graduanda em Nutrição Esportiva e Saúde da Mulher, Clara ensina como armazenar o figo, e dá dicas sobre a maneira mais benéfica de consumir a fruta.
Quais os benefícios do figo na alimentação?
Ao começar a enumerar os benefícios do figo, ela destaca o poder da fruta, que ajuda a prevenir doenças: "Entre os diversos benefícios do figo, a gente pode começar destacando a sua ação antioxidante. Isso porque o fruto contém compostos bioativos como flavonóides, carotenóides, que auxiliam a combater os radicais livres, então eles protegem a célula e reduzem o risco de doenças crônicas, como, por exemplo diabetes, hipertensão, câncer".
A nutricionista também sublinha a grande quantidade de fibras presentes na fruta: "Além disso, o figo contém uma boa quantidade de fibras, então ele tem uma ação prebiótica, ajudando e auxiliando no funcionamento intestinal, reduzindo as chances de você ter uma constipação", ela pontua.
Por fim, Clara Amélia completa: "Fora os diversos minerais presentes no fruto como o magnésio, potássio, cálcio que são essenciais para sua saúde, em geral".
Como consumir a fruta?
E qual a maneira mais adequada para consumir o figo? A nutricionista responde: "Não só o figo, como qualquer outra fruta a gente deve dar preferência ao padrão ouro de consumo: in natura. Isso porque a gente consegue aproveitar todos os benefícios, todas as propriedades que ela tem a nos oferecer".
Nas festas de fim de ano, as frutas desidratadas acabam sendo opções bastante queridinhas. Sobre isso, Clara Amélia faz uma ponderação: "A partir do momento que a gente desidrata uma fruta, a gente aumenta a concentração de açúcar e o valor calórico, além de perder alguns benefícios e propriedades também. Se for consumir, prefira sempre in natura".
Pode auxiliar no emagrecimento?
Como já pontuamos, emagrecer depende de uma série de fatores, entre eles, o equilíbrio é uma palavra adequada para quem busca reduzir o peso. Sobre o fato de o figo ajudar a emagrecer, Clara Amélia diz: "Indiretamente, sim, porque a fruta tem um teor de fibra considerável. Isso promove saciedade, controla o apetite por mais tempo. Ela também tem um baixo teor de calorias, então, para quem quer perder, ou manter peso, a fruta pode ser uma opção bacana".
A nutricionista, porém, alerta sobre o consumo: "Figo é uma fruta fonte de potássio, então pessoas com doença renal crônica têm que ter muito cuidado, sempre conversar com médico, ou nutricionista antes do consumo. Na verdade não só do figo, como de qualquer fruta fonte de potássio. Fora isso, não há nenhuma contraindicação".
Como armazenar figo?
Por ser uma fruta bastante delicada, Clara Amélia explica como deve ser o armazenamento do figo: "Pode ser congelado, o ideal seria o consumo in natura, mas eu reconheço que é muito difícil encontrar. Isso porque a maior produção é na região Sudeste do Brasil, e ela é uma fruta muito delicada. Então, para possibilitar esse transporte para outras regiões, naturalmente a fruta já passa por um processo de resfriamento, justamente para aumentar a conservação", ela destaca.
"Caso você adquira, o ideal seria manter neste processo de armazenamento dentro da geladeira, para você conseguir consumir por mais tempo", finaliza a nutricionista.
Veja também: