Saltar para o conteúdo

República Tcheca

5015
Fonte: Wikivoyage
Europa > Europa Central > República Tcheca
República Tcheca

noframe
Bandeira
Informações básicas


A República Tcheca é um país da Europa Central. A República Checa (Tcheco: Česká republika), ou Chéquia (Česko) é um país sem litoral na Europa Central. Não é um país grande, mas tem uma história rica e movimentada. Tchecos, alemães, eslovacos, pedreiros italianos e trabalhadores de estuque, comerciantes franceses e desertores do exército de Napoleão viveram e trabalharam aqui, todos influenciando uns aos outros. Durante séculos cultivaram conjuntamente as suas terras, criando obras que embelezam este pequeno país com centenas de castelos antigos, mosteiros e mansões senhoriais, e cidades inteiras que dão a impressão de serem artefatos abrangentes. A República Checa contém um grande número de tesouros arquitectónicos e tem belas florestas e montanhas a condizer.

Regiões

[editar]
Mapa da República Tcheca.
  • Bohémia - o oeste do país
  • Morávia - o leste
  • Silésia - o nordeste
  • A República Checa tem 14 regiões políticas que podem ser agrupadas em oito regiões:
(região da Boêmia Central e capital Praga) Boêmia Central

A parte central da República Tcheca com a capital Praga.

Boêmia Ocidental

(região de Karlovy Vary e região de Pilsen) Famosa pela cerveja Pilsen e cidades termais.

Boêmia do Norte

(região de Usti nad Labem e região de Liberec) Paisagens fascinantes, bem como castelos e castelos pitorescos.

Boêmia Oriental

(região de Hradec Králové e região de Pardubice) Região com a cordilheira mais alta da República Tcheca, Krkonoše, e alguns locais históricos.

Boêmia do Sul

(região da Boêmia do Sul) Pitorescas cidades históricas (incluindo dois pontos turísticos da UNESCO) em uma paisagem tranquila com muitos lagos. Na fronteira com a Alemanha está localizado o maior parque nacional da República Checa.

Terras Altas

(região de Vysočina) Entre a Boémia e a Morávia, esta pequena região é surpreendentemente rica em cultura e história, com três locais considerados património mundial da UNESCO.

Morávia do Norte e Silésia

(região de Olomouc e região da Morávia-Silésia) A grande cidade industrial Ostrava e a cidade histórica de Olomouc , classificada pela UNESCO , estão lá, assim como algumas belas áreas montanhosas.

Morávia do Sul

(Região da Morávia do Sul e Região de Zlín) Região agrícola com vinhedos e "capital" da Morávia Brno .

Cidades

[editar]

Estas são apenas nove das cidades mais interessantes selecionadas para representar a variedade das áreas urbanas checas. Para outros destinos interessantes, consulte as regiões individuais.

  • 1 Praga(Praha) — a capital e maior cidade da República Tcheca com um grande e belo centro histórico
  • 2 Bruno— a maior cidade da Morávia e a sua antiga capital, oferece vários museus excelentes, o Grande Prémio anual de Moto GP, o festival internacional anual de fogos de artifício Ignis Brunensis, um grande centro histórico, o segundo maior ossuário da Europa (depois das Catacumbas de Paris), um dos maiores centros de exposições da Europa, o edifício de teatro mais antigo da Europa Central e muitas outras coisas.
  • 3 České Budějovice– atraente cidade grande na Boêmia do Sul
  • 4 Cesky Krumlov— bela cidade velha na Boêmia do Sul com o segundo maior castelo do país
  • 5 Karlovy varia(Carlsbad) — resort spa histórico (e maior tcheco), especialmente popular entre grupos turísticos alemães e russos
  • 6 Kutná Hora— cidade histórica com a famosa catedral de Santa Bárbara, antigas minas de prata e a Capela de Todos os Santos, decorada com milhares de ossos humanos
  • 7 Olomouc(Holomóc ou Olomóc) — cidade universitária ribeirinha com mil anos de história e o segundo maior centro histórico da República Tcheca
  • 8 Ostrava— uma subcultura local vibrante e uma longa história de mineração de carvão e indústria pesada
  • 9 Pilsen(Plzeň) — lar da cerveja Pilsner Urquell original e a maior cidade da Boêmia Ocidental

Cidades na Bohémia

Cidades na Morávia

Cidades na Silésia

Outros destinos

[editar]
  • 1 Paraíso Boêmio(Český ráj) – Uma região de imponentes formações rochosas e castelos isolados localizada a nordeste de Praga. A cidade de entrada de Jičín é um destino interessante por si só, mas Turnov está mais perto da maioria dos castelos e formações rochosas. As torres gêmeas do castelo em ruínas de Trosky são um símbolo da região e podem ser escaladas para apreciar a vista
  • 2 Castelo Karlstejn– e o mosteiro da caverna sagrada: caminhada até o famoso castelo e um mosteiro pouco conhecido
  • 3 Krkonoše (Montanhas Gigantes) – As montanhas mais altas da República Checa ao longo da fronteira com a Polónia. As estâncias de esqui checas mais populares estão aqui, como Špindlerův Mlýn, embora sejam consideradas caras demais pelos habitantes locais.
  • 4 Litomyšl– Uma bela cidade pequena na Boêmia Oriental. A praça principal e o castelo renascentistas estão entre os mais bonitos da República Checa e a cidade foi o lar de muitos artistas importantes e influentes, incluindo o compositor Bedřich Smetana, o escultor Olbram Zoubek e o pintor Josef Váchal. Há dois festivais internacionais de ópera no castelo todos os anos.
  • 5 Mariánské Lázně– Uma cidade termal na Boêmia Ocidental.
  • 6 Região Vinícola de Mutěnice– Alguns dos melhores vinhedos da República Tcheca e totalmente fora dos roteiros turísticos mais conhecidos
  • 7 Nové Město na Moravě– Estância de esqui cross country. A corrida do Tour de Ski acontece aqui.
  • 8 Terezín– Uma fortaleza barroca de tijolos vermelhos, 70 km ao norte de Praga, ao lado do rio Ohře. Foi usado durante a Segunda Guerra Mundial como gueto judeu e campo de concentração.
  • 9 Znojmo– A Rotunda da Virgem Maria e Santa Catarina com os afrescos mais antigos da República Tcheca.

Entenda

[editar]
Capital Praga
Moeda Coroa Tcheca (CZK)
População 10,8 milhões (2023)
Eletricidade 230 volts / 50 hertz (Europlug, Tipo E)
Código do país +420
Fuso horário UTC+01:00
Emergências 112, 150 (bombeiros), 155 (serviços médicos de emergência), 158 (polícia)
Lado de condução certo
editar no Wikidata

História

[editar]

A região tcheca foi habitada pelas tribos celtas Boii durante os primeiros quatro séculos do primeiro milênio. Os celtas deram lugar às tribos germânicas pós-romanas. Mais tarde, chegaram os eslavos e, no século IX, fundaram o Grande Império Morávio, que se estendia da Alemanha à Ucrânia. Após a queda da Grande Morávia, foi formado o Ducado da Boémia (mais tarde Reino), criando uma unidade territorial quase idêntica à moderna República Checa. A ascensão dos Habsburgos fez com que as terras tchecas se tornassem parte do Sacro Império Romano-Germânico , e mais tarde da Áustria-Hungria , e um influxo maciço de imigrantes alemães. As fontes minerais do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental deram origem ao "turismo de saúde" e tanto a realeza dos Habsburgos quanto os não-Habsburgos curariam ali suas várias doenças.

Após a Primeira Guerra Mundial, os tchecos e eslovacos estreitamente relacionados do antigo Império Austro-Húngaro formaram a nova nação da Tchecoslováquia. Durante os anos entre guerras, os líderes do novo país estavam frequentemente preocupados em satisfazer as exigências de outras minorias étnicas dentro da república, mais notavelmente os alemães dos Sudetos e os húngaros. Um relacionamento deficiente com a minoria alemã (20% da população total) foi um problema particular que foi capitalizado por Adolf Hitler e usado como "justificativa" para o desmembramento da nação antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. O país foi anexado e brutalmente ocupado pela Alemanha durante a guerra.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia expulsou à força a maioria dos seus alemães e muitos dos húngaros étnicos após a Conferência de Potsdam. No entanto, a nação foi muito abençoada pelo facto de ter saído da guerra mais ou menos fisicamente intacta, uma vez que evitou principalmente o destino dos massivos bombardeamentos aéreos e invasões que arrasaram a maioria das cidades históricas vizinhas na Alemanha, Áustria, Polónia e Bielorrússia. O país caiu dentro da esfera de influência soviética e assim permaneceu pela força das armas até 1989 (ver Guerra Fria Europa).

Em 1968, uma invasão das tropas do Pacto de Varsóvia pôs fim aos esforços dos líderes do país para liberalizar o regime do Partido Comunista e criar "socialismo com rosto humano". As manifestações anti-soviéticas do ano seguinte deram início a um período de dura repressão e conservadorismo dentro das fileiras do partido, denominado "normalização". Em Novembro de 1989, o governo comunista foi deposto numa pacífica Revolução de Veludo, e as primeiras eleições democráticas multipartidárias foram realizadas em 1990.

Em 1 de janeiro de 1993, o país passou por um "divórcio de veludo" nas suas duas componentes nacionais, a República Checa e a Eslováquia. Esta foi uma separação amigável e pacífica, e ambos os países mantêm relações estreitas entre si. Membro da OTAN desde 1999 e da UE desde 2004, a República Checa avançou no sentido da integração nos mercados mundiais, um desenvolvimento que apresenta oportunidades e riscos. No entanto, o desemprego e o declínio populacional são galopantes nas zonas rurais checas devido a melhores oportunidades de emprego no grandes cidades como Praga. No entanto, a República Checa registou um rápido crescimento económico após a queda do regime comunista e a transição para a democracia, e é amplamente considerada como tendo avançado para o estatuto de país desenvolvido, tendo sido reconhecida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como uma "economia avançada". " desde 2009.

A bandeira checa é a mesma usada pela Checoslováquia. Foi readotado em 1993.

Hábitos e costumes

[editar]
  • Páscoa (Velikonoce): Na segunda-feira de Páscoa é costume os rapazes baterem (levemente) nas meninas e nas mulheres com um bastão de vime com fitas coloridas na ponta (pomlázka), na esperança de que as meninas e mulheres, por sua vez, lhes dêem ovos coloridos, doces ou bebidas. Os turistas óbvios estão frequentemente (mas nem sempre) isentos.
  • Queima das Bruxas (Pálení čarodějnic) ou Noite das Bruxas (Čarodějnice): Na última noite de abril, fogueiras são acesas por todo o país. Estatuetas de "bruxas", como símbolo do mal, são feitas e queimadas no fogo. Esta é a reinterpretação da antiga festa pagã (Beltane) influenciada pela inquisição cristã. Como provavelmente a maioria dos tchecos preferiria as bruxas aos inquisidores, em muitas fogueiras nenhuma bruxa é queimada, e a festa é celebrada de uma forma pagã mais original - as bruxas são aquelas que deveriam celebrar a noite, e não ser queimadas. Isso não impede piadas como "Querida, esconda-se ou você será queimado esta noite!"
  • Último toque (Poslední zvonění) é uma celebração tradicional do final do último ano de uma escola secundária. É comemorado geralmente no final de abril ou início de maio, uma semana ou mais antes da realização dos exames finais (maturita em tcheco) (o horário pode ser diferente em diferentes escolas). Os alunos têm um dia livre e geralmente fazem coisas bobas com fantasias bobas. Eles vão às ruas e coletam dinheiro das pessoas que passam, às vezes ameaçando-as com água, escrevendo em seus rostos com batom ou borrifando-lhes perfume. O dinheiro arrecadado é usado em uma festa após as provas, ou baile de maturita.
    • Festa de São Mikuláš (São Nicolau, Papai Noel), 5 de dezembro: Neste dia, São Mikuláš vagueia com suas consortes, um anjo e um demônio. Ele dá pequenos presentes e doces às crianças para recompensá-las pelo seu bom comportamento ao longo do ano, enquanto o diabo castiga as crianças pelos seus erros ao longo do ano e dá-lhes batatas, carvão (ou às vezes palmadas) como castigo. A Praça da Cidade Velha de Praga é um ótimo lugar para assistir às festividades.
    • Natal (Vánoce): Os checos começam a celebrar este feriado na véspera de Natal e continuam a celebrar até ao dia 26 (Festa de Estêvão). Os presentes são colocados debaixo de uma árvore de Natal (por Ježíšek (O Menino Jesus), como acreditam as crianças) e levados após o jantar na véspera de Natal. Salada de batata e carpa é uma refeição tradicional de Natal e, por esta razão, pode-se ver carpas vivas sendo vendidas em enormes tanques pelas ruas das cidades e vilas tchecas pouco antes do Natal.

Regiões históricar

[editar]

As terras tchecas (Česko [ˈtʃɛskɔ] em tcheco) consistem em três terras históricas: Boêmia (Čechy), Morávia (Morava) e Silésia Tcheca (Slezsko).

Boêmia

[editar]

Embora o adjetivo moderno boêmio se refira à Boêmia, esse uso foi baseado em um estereótipo amplo e também em uma fraca compreensão da geografia, então não espere que os boêmios que você conhece sejam boêmios artísticos/literários nômades ou anticonvencionais , ou que vejam qualquer coisa de "La Bohème" de Puccini. E não, “Bohemian Rhapsody” (sua letra salpicada de italiano e árabe) não é um hino local!

Então a palavra Boêmia/Boêmio veio do nome da tribo celta Boii. O termo Boémio acabou por significar mais ou menos checo no final do século XIX, com o despertar do nacionalismo eslavo. No entanto, também foi usado para se referir a qualquer habitante da Boêmia, incluindo o grande número de alemães que habitavam a região até os meses finais da Segunda Guerra Mundial.

Morávia e Silésia Tcheca

[editar]

A Morávia e a Boémia (a outra metade da República Checa) estiveram entre as primeiras regiões da Europa continental a sofrer uma revolução industrial; no entanto, a Morávia não experimentou a urbanização em massa da Boêmia. Esta região ainda abriga lindos vinhedos, pomares, campos cheios de produtos "orgânicos" e repletos de paisagens pitorescas de montanhas e pequenas vilas fofas. Até a capital regional, Brno, é conhecida pelo seu charme de cidade pequena. Existe um sistema ferroviário extremamente extenso e a região contém fábricas históricas como Zbrojovka Brno (armas) e a fábrica Baťa em Zlín (sapatos).

Os dialetos do tcheco falados na Morávia são ligeiramente diferentes daqueles falados na Boêmia, especialmente em Praga. Os Morávios se orgulham de seu dialeto e aprender alguns regionalismos estereotipados pode dar certo (ou terrivelmente, dependendo do que você pensa que está dizendo e do que acaba dizendo).

A localização estratégica da região na Porta da Morávia (uma passagem pelas imponentes cadeias montanhosas da Europa Central) levou a uma confluência de uma grande quantidade de história.

Informações do visitante

[editar]
  • Visite o site da República Tcheca

Chegar

[editar]

Requisitos de visto

[editar]
Duração máxima de permanência com isenção de visto
  • Como Estado signatário de Schengen, em geral, os cidadãos não pertencentes à UE/EFTA que se qualificam para uma isenção de visto só podem permanecer no máximo 90 dias num período de 180 dias no espaço Schengen (incluindo a República Checa) como um todo.
  • No entanto, para os cidadãos não pertencentes à UE/EFTA cujo país/território de origem tinha um acordo bilateral de isenção de visto com a República Checa antes de esta ter implementado integralmente o acervo de Schengen, a duração máxima de permanência com isenção de visto, conforme estipulado no acordo bilateral, continua a aplicar, em vez dos regulamentos de Schengen. Com efeito, isto significa que, para estes cidadãos não pertencentes à UE/EFTA, podem passar até 90 dias na República Checa sem visto e não estão limitados pelo limite Schengen de 90 dias num período de 180 dias.
  • Os cidadãos não pertencentes à UE/EFTA cujo país/território de origem tinha um acordo bilateral de isenção de visto com a República Checa antes de aderir à UE são: Andorra, Argentina, Brasil, Brunei, Costa Rica, Chile, Croácia, El Salvador, Guatemala, Honduras, RAE de Hong Kong, Israel, Japão, RAE de Macau, Malásia, México, Mónaco, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, São Marino, Sérvia, Singapura, Coreia do Sul, Uruguai, Vaticano e Venezuela - mas não Austrália, Canadá ou Estados Unidos .
  • Mais informações sobre estes acordos bilaterais de isenção de vistos estão disponíveis nesta página do Ministério do Interior da República Checa (na secção “Condições para uma estadia de curta duração”), bem como neste artigo. Este documento também fornece uma lista abrangente de acordos de isenção de vistos com a República Checa (alguns países têm acordos de vistos unilaterais, em vez de bilaterais ).

A República Checa é membro do Acordo de Schengen. Consulte Viajando pelo Espaço Schengen para obter mais informações sobre como funciona o esquema, quais países são membros e quais são os requisitos para sua nacionalidade. Resumindo:

  • Normalmente não há controlos de imigração entre os países que assinaram e implementaram o tratado.
  • Geralmente há verificações de identidade antes de embarcar em voos internacionais ou barcos que entram no Espaço Schengen. Às vezes, há controles fronteiriços temporários nas fronteiras terrestres.
  • Um visto concedido a qualquer membro de Schengen é válido em todos os outros países que assinaram e implementaram o tratado.

Requisitos de documentos de viagem

[editar]

Para cidadãos da UE, do EEE e da Suíça, os passaportes e bilhetes de identidade nacionais só precisam de ser válidos durante o período da sua estadia na República Checa.

Para todos os outros cidadãos, os passaportes/documentos de viagem devem ser válidos por um período de pelo menos 90 dias além da duração prevista da estadia na República Checa/Espaço Schengen.

Os cidadãos estrangeiros cuja estadia na República Checa exceda 30 dias são obrigados a registar-se no prazo de 30 dias após a sua chegada à República Checa junto da Polícia de Estrangeiros e Fronteiras. No caso de ficar hospedado num hotel ou instituição similar, o fornecedor do alojamento deverá providenciar-lhe esse registo.

As crianças inscritas no passaporte dos pais podem viajar com os pais até aos 15 anos. Quando a criança atingir a idade de 15 anos, é necessário um passaporte separado.

Visite esta página para obter mais informações sobre o que constitui um documento de viagem válido e aceitável para efeitos de entrada na República Checa.

O site http://idos.cz é uma ótima ferramenta para planejar sua viagem a partir da República Tcheca. Este site oferece desde trajetos internacionais de trem e ônibus, até horários de bondes em praticamente todas as cidades onde este transporte é oferecido.

De avião

[editar]

Algumas companhias aéreas de baixo custo oferecem vôos para Praga, como a Easy Jet. Vôos diretos do Brasil não são possíveis por linhas comuns, tendo que se fazer escala em outro ponto da Europa, como Zurich (Swiss), Frankfurt (Lufthansa), Londres (British Airways), Paris (Air France) entre outros.

1 Aeroporto Václav Havel(PRG  IATA) – cerca de 10 km a oeste do centro de Praga , (Praha em checo), é um hub da transportadora nacional checa – Czech Airlines (ČSA), membro da SkyTeam.

Outros aeroportos internacionais são (decrescente em importância):

  • 2 Aeroporto de Brno Tuřany
  • 3 Aeroporto Leoš Janáček Ostrava)
  • 4 Aeroporto de Pardubice
  • 5 Aeroporto de Karlovy Vary e novo
  • 6 Aeroporto de Ceské Budějovice.

Existem várias companhias aéreas de baixo custo que servem os importantes aeroportos checos. Outros aeroportos próximos estão em

  • Dresda (100 km)
  • Lípsia (180 km)
  • Nuremberga (200 km)
  • Munique (320 km)
  • Viena tendo um ônibus para a cidade de Brno (260 km para Praga, 110 km para Brno) na Áustria
  • Wroclaw (200 km) na Polónia (pode ser uma boa ideia se quiser ir às Montanhas Gigantes) e
  • Bratislava (280 km até Praga, apenas 120 km até Brno) na Eslováquia.

De barco

[editar]

Por ser um país sem abertura para o mar, não existem portos na República Tcheca. Passeios de barco são possíveis na região de Brno.

De bicicleta

O Elba Radweg atravessa a fronteira germano-tcheca

De carro

[editar]

Rodovias servem a República Tcheca pela Alemanha (D5 e D8), Áustria (E461), Polônia (D1) e Eslováquia (D2).

O país tem fronteiras terrestres com a Áustria, Alemanha, Polónia e Eslováquia. Uma vinheta de autoestrada (dálniční známka) é necessária para conduzir nas autoestradas da República Checa. Eles agora estão disponíveis online em edalnice.cz. Em algumas passagens de fronteira existem quiosques que vendem esta vinheta, mas eles funcionam simplesmente comprando-a online para você e cobrando uma comissão pesada por isso, por isso é aconselhável evitá-los e apenas comprá-la online.

De autocarro/ônibus

[editar]

A empresa Euro Lines serve diversas cidades na República Tcheca. A empresa Student Agency também oferece viagens para diversas cidades européias.

O serviço de ônibus internacional sai de muitas cidades da Europa com conexões diretas da Alemanha, Polônia, Holanda, Eslováquia, Suíça, Áustria, etc. Um bom serviço é oferecido pela Eurolines e RegioJet. Bilhetes baratos da Polónia são oferecidos pela FlixBus. Quase todas as novas operadoras de ônibus de longa distância na Alemanha e a Deutsche Bahn oferecem ônibus de vários pontos na Alemanha ou na Áustria para Praga. Para uma visão geral das tarifas, consulte Busradar. Como o mercado é muito novo e ainda muito volátil, as empresas podem cessar as operações ou emergir num curto espaço de tempo.

De comboio/trem

[editar]

Trens são bastante comuns na República Tcheca, assim como no restante da Europa. A empresa České dráhy é a responsável por passagens emitidas no território Tcheco.

O serviço ferroviário internacional parte da maioria dos pontos da Europa, com ligações diretas da Eslováquia, Polónia, Alemanha, Suíça, Áustria, Hungria e Ucrânia, e no Verão também da Croácia.

Da Alemanha

[editar]

Os trens da CE operam a cada duas horas de Berlim ou Hamburgo via Dresden e Bad Schandau na Suíça Saxônica para Praga e Brno. Um serviço noturno direto, mas muito caro, atende Frankfurt, Karlsruhe e Basileia. Os bilhetes para Praga estão disponíveis no site da Czech Railways.

Há trens diários de Munique para Praga, mas são mais lentos que o ônibus, por causa da ferrovia lenta e sinuosa (embora pitoresca) na fronteira sudoeste da República Tcheca. Os bilhetes do site da Czech Railways custam a partir de 15 euros.

Se você cruzar a fronteira em um trem local (não EC ou EN), considere aproveitar o Bayern-Böhmen-Ticket ou o Sachsen-Böhmen-Ticket (ambos a partir de 32€). Nas proximidades da fronteira checa-alemã-polaca de três países, poderá beneficiar da tarifa unificada do sistema de transportes ZVON

Da Polônia

[editar]

Há um trem EC direto de Varsóvia para Praga e Ostrava e vagões-leito diretos de Varsóvia e Cracóvia . O bilhete do comboio diurno custa 19-29€, se comprado com pelo menos três dias de antecedência. Para trens noturnos, não existe essa oferta barata, mas você pode usar uma combinação complicada, veja #Combinações de passagens baratas .

Além dos trens de longa distância, há poucos trens locais. Para viagens de longa distância, um trem semi-rápido de Wroclaw para Pardubice pode ser útil.

Nos comboios locais (não IC ou EC), é possível comprar um bilhete transfronteiriço especial (polonês: bilet przechodowy) que é válido entre as estações fronteiriças checas e polacas (ou vice-versa) e custa apenas 15 Kč ou PLN2. Você pode comprá-lo com o condutor do trem (ou ignorá-lo completamente se o condutor não aparecer antes de você chegar à outra estação fronteiriça, o que acontece) e combiná-lo com passagens domésticas dos dois países. Nas proximidades da fronteira tcheca-alemã-polonesa de três países, você pode lucrar com a tarifa unificada do sistema de transporte ZVON.

Da Eslováquia

[editar]

Como parte da antiga Checoslováquia, os comboios entre a República Checa e a Eslováquia são frequentes. Os trens da CE partem a cada duas horas de Bratislava para Praga e Brno, e de Žilina para Praga e Ostrava (alguns dos quais começam em Košice). Todas essas cidades também têm uma conexão direta noturna de carro-leito para Praga.

Da Áustria

[editar]

Os trens Railjet de Graz e Viena para Praga e Brno operam a cada duas horas. De Linz a Praga existem duas ligações diretas e mais duas ligações com mudança em České Budějovice.

Bilhetes baratos para Praga, Brno e Ostrava estão disponíveis no site da Austrian Railways, se comprados com pelo menos 3 dias de antecedência. O preço começa em 19€ para Viena-Brno, 29€ para Viena-Praga e Linz-Praga.

Se você cruzar a fronteira em um trem local (não IC, EC), poderá aproveitar o desconto na passagem de volta EURegio.

Da Suíça

[editar]

Dois serviços leito diretos circulam entre Praga e Zurique em rotas diferentes, um através da Alemanha (EN Canopus) e outro através da Áustria. O que passa pela Áustria é geralmente mais barato. Os bilhetes podem ser comprados nas ferrovias tchecas.

Combinações de ingressos baratos

[editar]

As passagens internacionais com preço integral são bastante caras, então, se nenhum desconto comercial atender às suas necessidades, você pode combinar passagens nacionais para economizar dinheiro:

  • Compre uma passagem doméstica alemã/austríaca/eslovaca/polonesa para a fronteira tcheca e depois peça ao condutor tcheco uma passagem doméstica tcheca começando no ponto de fronteira (a sobretaxa para comprar a passagem no trem é de 40 Kč). Lembre-se que há um desconto significativo para grupos a partir de 2 passageiros. Os condutores de comboios internacionais devem aceitar pagamentos em euros. Nos fins de semana, em vez do bilhete doméstico tcheco padrão, você também pode comprar online um bilhete de rede chamado SONE+ por 600 Kč (válido até 2 adultos e 3 crianças por um dia de fim de semana). Você deve imprimir este ingresso online ou apresentá-lo na tela do seu notebook.

Os nomes dos pontos de fronteira são:

  • de Berlim: Schöna Gr.
  • de Viena: Břeclav Gr.
  • de Linz: Summerau Gr.
  • de Bratislava: Kúty Gr.
  • de Munique: Furth im Wald Gr.
  • de Nuremberg: Cheb Gr.
  • de Košice: Horní Lideč Gr. (trens via Vsetín) ou Čadca Gr. (trens via Ostrava)
  • de Varsóvia e Cracóvia: Bohumín Gr. (trens diurnos diretos entre Praga e Varsóvia) ou Zebrzydowice Gr. (outros)
  • de Wrocław: Lichkov Gr.

O GR. significa um ponto de fronteira para distingui-los das estações com o mesmo nome.

Circular

[editar]

Encontre suas conexões em um dos seguintes sites:

  • Jízdní řády Seznam
  • IDO

Ambos os sites cobrem todos os trens, ônibus e transportes urbanos tchecos e muitas linhas de trem e ônibus no exterior.

De avião

[editar]

Por ser um país de pequenas dimensões, quase não existem linhas aéreas internas na República Tcheca. A empresa Czech Airlines é a companhia aérea do país.Há um voo doméstico de Praga para Ostrava, operado pela CSA Czech Airlines duas vezes ao dia, mas geralmente é caro e usado principalmente para conexão com outros voos de/para Praga.

De carro

[editar]

Rodovias bem sinalizadas e bem pavimentadas servem as principais cidades da República Tcheca. Porém, deve-se atentar ao fato de que é necessária a aquisição de um cupom (coupon) para a utilização das principais rodovias (highways). Esta etiqueta pode ser comprada na maioria dos postos de combustível das rodovias, nos postos de Correios, postos fronteiriços e outros lugares que oferecem serviços nas estradas.

mais barata que o resto da Europa (40 Kč, maio de 2022), mas é cara em comparação com os Estados Unidos, pois é fortemente tributada. Se conduzir por uma distância maior, é económico comprar gasolina - a faixa de preços entre postos de gasolina é extremamente ampla. A gasolina pode custar 50 Kč num posto de gasolina rodoviário e 40 Kč numa pequena cidade próxima. Os postos de gasolina pertencentes à rede ONO costumam ter a gasolina mais barata. Geralmente existem três ou mais tipos de combustível para automóveis rotulados com cores diferentes - preto é diesel, verde é gasolina. Geralmente estão disponíveis gasolina 98 (premium), gasolina 95 (padrão) e gasolina 92 ​​(não recomendada).

As multas de trânsito geralmente podem ser pagas na hora, mas sempre exija recibo.

O uso de luzes diurnas (dlr) ou médios é obrigatório mesmo durante o dia durante todo o ano. Deixar de acender as luzes enquanto dirige pode resultar em multa policial.

O equipamento obrigatório inclui

  • Kit de primeiros socorros
  • conjunto de lâmpadas de reposição
  • conjunto de fusíveis de reposição
  • triângulo de advertência (não necessário para motocicletas)
  • jaqueta reflexiva

De autocarro/ônibus

[editar]

A empresa Student Agency é a maior empresa de transporte rodoviário da República Tcheca e oferece diversas linhas interligando as principais cidades.

Um meio barato e excelente de viajar entre Praga e outras grandes cidades são os ônibus da FlixBus, RegioJet, Leo Express e Student Agency. Esses ônibus costumam ser um pouco mais rápidos e custam menos que os trens tchecos (sem considerar descontos). Em algumas rotas (por exemplo, Praga para Brno) isto é marginal, mas noutras, como Praga para Karlovy Vary ou Liberec, não há ligação ferroviária direta, pelo que os autocarros são de longe a melhor opção. Normalmente não é necessário reservar lugar, mas se viajar às sextas-feiras ou durante feriados de ou para Praga, é recomendado. Você pode reservar assentos online no site da Regiojet. Além deste operador, existem muitas outras empresas de autocarros que ligam Praga a outras cidades e vilas, até mesmo a aldeias remotas, regularmente. A maioria dos ônibus sai de Praga a partir da estação rodoviária central em Florenc, mas outras estações rodoviárias importantes podem ser encontradas em Na Knížecí (estação de metrô Anděl), Černý Most, Zličín e Roztyly, todas localizadas próximas às estações de metrô.

As viagens locais de ônibus entre pequenas cidades e vilas vizinhas são geralmente operadas por empresas chamadas ČSAD (nome do distrito), um remanescente da empresa estatal nacional Č esko s lovenská A utobusová D oprava dos tempos comunistas. Nos ônibus locais, você simplesmente informa ao motorista para onde está indo e paga a passagem ao entrar.

De comboio/trem

[editar]

A malha ferroviária da República Tcheca é bastante extensa, sendo possível viajar para praticamente todas as cidades de trem. Ao utilizar o transporte público na República Tcheca, atente-se ao fato de que não existem bilheterias nas estações de metrô, nem cobradores nos ônibus, assim como não existem catracas e controle nos bondes, metrôs e ônibus. Portanto, você deve comprar seu bilhete *antes* de adentrar no transporte.

Os trens na República Tcheca são operados principalmente pela empresa estatal České Dráhy (Ferrovias Tchecas). A RegioJet (uma subsidiária da Student Agency) e a LeoExpress operam trens modernizados entre Praga e Ostrava.

Os trens vão para os locais mais remotos da República Tcheca e, ao contrário dos ônibus, costumam operar regularmente fora dos horários de pico e nos finais de semana. No entanto, fora dos principais corredores modernizados, o padrão de viagem é muitas vezes o mesmo que era na década de 1970 e, portanto, é bastante demorado chegar às cidades ou aldeias provinciais, pois os comboios tendem a serpentear pelo campo.

Categorias de trem

[editar]
  • Osobní vlak (Os) - trem regional local, para em todos os lugares.
  • Spěšný vlak (Sp) - trem rápido regional, ignora aldeias.
  • Rychlík (R) - trem expresso inter-regional de longa distância, parando apenas em vilas e cidades maiores.
  • Rychlík vyšší kvality (Rx) - trem expresso inter-regional de longa distância de maior qualidade, parando apenas em vilas e cidades maiores.
  • Expresso (Ex) - trem expresso inter-regional de longa distância de maior qualidade, com paradas apenas nas principais cidades.
  • EuroCity (EC) - trem expresso internacional de longa distância da mais alta qualidade, parando apenas nas maiores cidades.
  • InterCity (IC) - trem expresso nacional de longa distância da mais alta qualidade, parando apenas nas maiores cidades.
  • RailJet (RJ) - trem expresso internacional de longa distância da mais alta qualidade, com paradas apenas nas maiores cidades.
  • SuperCity (SC) - trem expresso nacional de longa distância da mais alta qualidade, com paradas apenas nas maiores cidades.
  • EuroNight (EN) - trem expresso internacional noturno de longa distância da mais alta qualidade, com paradas apenas nas maiores cidades.

Bilhetes de comboio

[editar]

Os bilhetes devem ser comprados online com antecedência - Czech Railways, que circulam em todas as rotas nacionais e internacionais de longa distância, bem como na grande maioria (99%) das ferrovias locais, ou Leo Express (apenas na República Checa) e Regiojet, empresas privadas empresas que operam trens apenas na rota de longa distância Praga-Ostrava. Em cada caso, as vantagens em relação à compra na bilheteira são muitas: os bilhetes são mais baratos quando comprados com antecedência e o sistema recomenda automaticamente a variante mais barata (poupando-lhe o trabalho de passar pelas tarifas, muitas vezes bizantinas). A visita à bilheteira só é necessária quando se paga em dinheiro ou quando se necessita de algum tipo de tarifa especial (por exemplo, reserva de carro-leito) não disponível online. Os ingressos adquiridos on-line não precisam ser impressos: geralmente basta mostrar o arquivo pdf ao condutor na tela de um laptop ou tablet. A principal desvantagem na compra de passagens on-line é a necessidade de fornecer o nome do viajante e o número de um documento de identidade com foto emitido pelo governo, como carteira de motorista ou passaporte. Normalmente você pode cancelar o bilhete online por uma pequena taxa até 15 minutos antes da partida.

O preço normal do bilhete de comboio nos comboios ČD, sempre disponível mesmo imediatamente antes da partida, pode ser desanimador (cerca de 1,40 Kč por km), mas os Caminhos de Ferro Checos (ČD) oferecem muitos descontos. As passagens de volta oferecem um desconto de 5%, e um grupo de viajantes (mesmo dois viajantes são considerados um "grupo") é tratado aproximadamente como "a primeira pessoa paga o preço total, os outros pagam metade do preço". Portanto, peça "skupinová sleva" (desconto para grupo) e/ou "zpáteční sleva" (desconto para devolução).

Viajantes regulares podem usar um cartão de fidelidade ČD, chamado In-karta, que vem em variedades de 25%, 50% e 100% de desconto para passagens de trem (embora algumas passagens possam ter desconto menor ou nenhum desconto) e podem se pagar rapidamente. O In-Karta de 25% de 3 meses custa 190 Kč, enquanto o cartão de desconto de 100% de um ano oferece viagens gratuitas por um ano a 19.990 Kč. O preço dos 25% In-Karta se pagará rapidamente. Você deve preencher um formulário de inscrição na bilheteria e fornecer uma fotografia. Você receberá um cartão temporário em papel imediatamente e começará a usar o desconto. Depois de três semanas você receberá um cartão plástico com chip.

Na rota entre Praga e Ostrava, você pode escolher entre três transportadoras ferroviárias concorrentes: as Ferrovias Tchecas nacionais (operando trens padrão "Ex" e premium "SC") e trens privados IC RegioJet e LeoExpress (LE). Considerando o preço, os comboios LE, Ex e IC são equivalentes (cerca de 295 Kč), enquanto os comboios SC custam normalmente cerca de 100 Kč a mais. Em termos de velocidade, SC é o mais rápido, seguido de perto por LE, enquanto IC e Ex ficam atrás. O serviço de bordo é melhor nos comboios LE e IC.

Dicas de viagem

[editar]

Se você viajar em grupo nos finais de semana ou feriados, poderá comprar uma passagem de fim de semana em grupo para viagens ilimitadas até meia-noite em qualquer dia elegível. É válido para grupos até 2 adultos e 3 crianças. O passe é válido em todos os trens incluindo IC e EC, mas em SC você precisa comprar uma reserva de assento por 200 Kč adicionais (ou menos, para horários menos frequentados). A variante para toda a rede custa 600 Kč e a variante regional custa 200 a 275 Kč. Comprar online e imprimir você mesmo o bilhete dá um pequeno desconto de 3% e evita filas na estação.

Embora muitas estações ferroviárias tenham sido reparadas e modernizadas, o resto ainda é como uma viagem no tempo à era comunista. Tente evitá-los tarde da noite. Os trens são geralmente seguros (há guardas policiais regulares designados para trens rápidos) e um meio de transporte muito popular e amplamente utilizado tanto por estudantes quanto por passageiros. Portanto, especialmente o principal eixo ferroviário Praha-Pardubice-Olomouc-Ostrava fica lotado durante os horários de pico (sexta e domingo à tarde) e recomenda-se reserva de assento.

Praga tem uma rede muito boa de trens locais que a conectam aos subúrbios e cidades vizinhas, chamada Esko (S-Bahn). Os bilhetes de transporte público de Praga (por exemplo, 32 Kč por 90 minutos) são válidos nestes trens (categoria Os e Sp) para viagens dentro da área de Praga.

Se você quiser visitar o vagão-restaurante do trem da Ferrovia Tcheca (České dráhy) (o azul), tente fazê-lo enquanto o trem estiver dentro da República Tcheca. Enquanto o trem estiver na República Tcheca, você poderá saborear refeições boas e saborosas (mesmo as tradicionais como "Svíčková") por cerca de 150 Kč. Se você fizer o pedido enquanto o trem estiver fora da República Tcheca/Eslováquia/Hungria, será cobrado quase o dobro do preço. Isso não é fraude, é política oficial da empresa.

Levar bicicletas ou animais de estimação no trem

[editar]

O bilhete básico de bicicleta custa 25 Kč para um trem ou 50 Kč para o dia inteiro. Você carrega e descarrega sua bicicleta sozinho. Os trens de longa distância (com o símbolo da mala no horário) possuem um vagão de bagagem, onde o pessoal do trem cuidará da sua bicicleta, mas a passagem custa 30 Kč para um trem ou 60 Kč para um dia inteiro. Alguns trens (com símbolo de bicicleta quadrada ou mala no horário) exigem reserva obrigatória de bicicletas por 15 Kč no balcão ou 100 Kč pelo pessoal do trem.

Animais de estimação menores em gaiolas ou bolsas podem viajar gratuitamente. Cães maiores devem ter focinheira e coleira e é necessário pagar uma taxa.

Fale

[editar]

Um bom número de pessoas de idade consegue se comunicar em alemão, enquanto que a maioria dos jovens conseguem se comunicar em inglês. Portanto, sua viagem à República Tcheca não deve ser um problema caso fale alguma destas línguas.

Caso precise, Guias de Viagens estão disponíveis em português com frases básicas.

A língua oficial da República Checa é o checo.

O checo é uma língua eslava intimamente relacionada com o eslovaco e o polaco, e remotamente relacionada com o russo, o ucraniano, o búlgaro e o sérvio. Se você fala algum desses idiomas, aprender o tcheco deve ser relativamente fácil. O eslovaco é mais ou menos inteligível mutuamente com o tcheco.

O inglês é a língua estrangeira mais popular na República Checa e tem sido amplamente estudado nas escolas desde a dissolução da Checoslováquia em 1993. É amplamente falado pelos checos que cresceram desde então. No entanto, os checos que cresceram sob o comunismo geralmente não falam inglês.

A maioria dos checos fala uma segunda e muitas vezes uma terceira língua. O inglês é o mais conhecido, sendo o alemão a segunda língua mais falada entre os idosos. O russo era obrigatório em todas as escolas durante a era comunista, por isso a maioria das pessoas mais velhas que cresceram sob o comunismo falam pelo menos um pouco de russo (e muitas vezes muito bem). No entanto, a ligação com a era comunista e a invasão liderada pelos soviéticos em 1968 deu-lhe algumas conotações negativas, e alguns habitantes locais podem achar ofensivo ser abordado em russo. Você deve sempre iniciar a conversa em tcheco e perguntar se a outra pessoa fala russo antes de prosseguir, e só usar russo se ela concordar ou como último recurso. Outras línguas, como o francês ou o espanhol, também são ensinadas em algumas escolas.

As línguas tcheca e eslovaca são muito difíceis de serem compreendidas pelos falantes de inglês, especialmente se você não estiver familiarizado com nenhuma outra língua eslava. No entanto, se você conseguir aprender o alfabeto (e as letras correspondentes com acentos), a pronúncia será fácil, pois é sempre a mesma – tchecos e eslovacos pronunciam todas as letras de uma palavra, com a ênfase na primeira sílaba. A combinação de consoantes em algumas palavras pode parecer incrivelmente difícil, mas vale a pena o esforço!

A língua checa possui muitos dialetos locais, especialmente na Morávia. Alguns dialetos são tão diferentes que às vezes podem ser mal compreendidos até mesmo por um falante nativo de tcheco de uma região diferente. No entanto, todos os checos compreendem o checo padrão (falado na televisão, escrito nos jornais e ensinado nas escolas) e deveriam ser capazes de falá-lo (mas alguns são demasiado orgulhosos para deixarem de usar o seu dialecto local). Alguns deles são incapazes de falar o checo padrão, mas escrevem corretamente.

Os vocabulários do checo e do eslovaco são semelhantes, com palavras ocasionais não compreendidas. A geração mais jovem nascida após a dissolução da Checoslováquia está a distanciar-se nos dois países separados e tem dificuldades em compreender-se mutuamente.

Veja

[editar]

Locais da UNESCO

[editar]
  • Praga , a capital com seu incrível centro histórico (e monumentos famosos como o Relógio Astronômico, a Ponte Carlos e o Castelo de Praga).
  • Olomouc , uma vibrante cidade universitária com o segundo maior centro histórico depois de Praga.
  • Český Krumlov - bela cidade com castelo.
  • Holašovice - vila barroca preservada
  • Telč - cidade renascentista bem preservada
  • Zelená Hora - igreja barroca única
  • Litomyšl - castelo renascentista e centro histórico
  • Kutná Hora – cidade mineradora de prata com catedral gótica e outros pontos turísticos.
  • Vila Tugendhat em Brno
  • Třebíč - bairro judeu preservado
  • Área Lednice-Valtice - paisagem cultural - palácios, castelos, lagoas, jardins...
  • Kroměříž - Palácio e jardim do Arcebispo

Castelos e castelos

[editar]

Existem mais de 2.000 castelos, ruínas de castelos e castelos na República Tcheca. Onde quer que você esteja na República Tcheca, haverá algum castelo ou castelo nas proximidades.

Castelos

[editar]

Os marcos icônicos da paisagem tcheca são os castelos. Muitas vezes situado no topo da colina, da maioria dos castelos há uma bela vista para o campo. Alguns desses castelos são apenas ruínas, mas alguns castelos estão bem preservados com interiores antigos, móveis, etc. Os mais pitorescos e interessantes são, por exemplo: Castelo Loket , Castelo Karlštejn , Castelo Kost, Ruína do Castelo Rabí , Castelo Český Šternberk, Castelo Bezděz, Castelo Křivoklát, Castelo Bouzov e Castelo Pernštejn

Castelos

[editar]

Renascentista, barroca ou neoclássica, possivelmente cada cidade checa tem o seu próprio castelo. Por exemplo: Castelo Konopiště, Castelo Valtice, Castelo Lednice, Castelo Hluboká nad Vltavou, Castelo Kuks, Castelo Mikulov, Castelo Vranov nad Dyjí, Castelo Jaroměřice nad Rokytnou, Castelo Červená Lhota, Castelo Děčín e Castelo Orlík.

Igrejas

[editar]

A República Tcheca é uma terra de muitas grandes catedrais. Talvez a mais importante seja a Catedral Gótica de São Vito, no Castelo de Praga. Tem uma grande importância para a nação checa como local de coroação dos reis da Boémia e também como local do seu último descanso. Contém o tesouro das relíquias mais preciosas do reino e os restos mortais do padroeiro Venceslau.

Outra joia gótica é a monumental Igreja de Santa Bárbara de Kutná Hora, parte do patrimônio cultural da UNESCO. Santa Bárbara é padroeira dos mineiros, o que é particularmente apropriado em Kutná Hora, que ganhou riqueza e fama na Idade Média devido às ricas minas de prata.

Entre outros destaques estão a Catedral de São Bartolomeu em Pilsen, a Catedral do Espírito Santo em Hradec Králové, a Catedral de São Venceslau em Olomouc e a Catedral de São Pedro e São Paulo em Brno .

Mosteiros

[editar]
  • Mosteiro de Kladruby
  • Mosteiro de Brevnov
  • Mosteiro de Plasy - cisterciense
  • Mosteiro de Vyssi Brod

Lugares de peregrinação

[editar]
  • Svata Hora u Pribrami
  • Hostyn

Parques nacionais

[editar]
  • Krkonoše NP
  • Šumava NP
  • Suíça Boêmia NP
  • Podyjí NP

Áreas de Paisagem Protegida

[editar]

Belas áreas paisagísticas incluem Bohemian Paradise , České Středohoří, Křivoklátsko, Třeboňsko, Montanhas Beskydy, Montanhas Jeseníky.

Interior

[editar]

A zona rural da República Checa é intocada e está repleta de muitas pequenas aldeias pitorescas.

Outros

[editar]
  • As Cavernas Macocha, ao norte de Brno, definitivamente merecem uma visita. Você pode fazer uma visita guiada às cavernas, que o levará por uma infinidade de túneis sinuosos, com vistas de perto de estalactites e estalagmites. O passeio termina com um passeio de barco por um rio subterrâneo.
  • A Batalha de Austerlitz – Slavkovské bojiště é um dos acontecimentos mais importantes da história da Europa do século XIX.
  • Museu técnico em Brno (agradável e moderno)
  • Lagos sob Palava (montanhas). Estes lagos são na verdade barragens fluviais mas bons para velejar e pescar (é necessário ter licença de pesca) estão cheios de peixes grandes.
  • Sítio arqueológico de Mikulčice, sítio da antiga capital do Grande Império Morávio (c. 900 d.C).

Faça

[editar]

Caminhada

[editar]

A República Tcheca possui um sistema excelente e sofisticado de trilha, trilhas marcadas estão por toda parte. Escolha uma área, compre um mapa de caminhada para a área (a melhor marca é "Klub českých turistů", 1:50000 mapas militares cobrindo todo o país, disponíveis na maioria das grandes livrarias) e vá. As trilhas marcadas também podem ser vistas nos mapas online de Seznam - os caminhos turísticos são marcados em verde, vermelho, azul ou amarelo.

Natação

[editar]

Muitos lugares na República Tcheca são ótimos para nadar e há muitas áreas públicas designadas para natação (chamadas koupaliště). Uma lista de locais adequados para natação [link morto] está disponível. No entanto, em climas quentes, a qualidade da água em alguns locais pode ficar abaixo dos regulamentos padrão da UE.

Naturismo

[editar]

A nudez total é legal em qualquer praia, mas geralmente só acontece em locais não lotados e em praias designadas para nudismo. Uma lista completa de praias naturistas está disponível.

Música clássica

[editar]

Os checos orgulham-se da sua tradição musical clássica, tendo dado origem a compositores como Josef Mysliveček, Bedřich Smetana, Antonín Dvořák e Leoš Janáček. Ainda hoje, muitas cidades e vilas têm festivais de música clássica, e o país continua a ter alguns dos melhores conjuntos de música antiga, orquestras sinfónicas e cantores de ópera do mundo. Praga é o lugar natural para começar, pois abriga o Teatro Nacional e a Ópera Estatal de Praga. Praga também abriga o Estates Theatre, onde Mozart estreou e dirigiu pessoalmente sua ópera de grande sucesso Don Giovanni em 1787. Outro lugar notável é Český Krumlov, cujo teatro do castelo é o único na Europa cuja máquina estatal sobrevive em seu século XVIII original. forma do século sem acréscimos modernos.

Compre

[editar]

Cristais da Bohêmia Cerveja "Pilsen"

Dinheiro

[editar]
Taxas de câmbio para a coroa tcheca

Em janeiro de 2024:

  • US$ 1 ≈ 22 Kč
  • €1 ≈ 25 Kč
  • Reino Unido£1 ≈ 28 Kč

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com

A moeda da República Tcheca é a coroa (coroa), plural koruny ou korun, denotada pelo símbolo " " (código ISO: CZK). O código ISO é frequentemente usado internacional e localmente, mas o símbolo local é (para Koruna česká). No entanto, você verá com mais frequência valores contabilizados como "37,-" sem nenhum "Kč" adicionado.

Uma coroa é composta por 100 haléř (haléřů), mas as moedas só são emitidas em valores inteiros de coroas. As moedas são emitidas em denominações de 1 Kč, 2 Kč, 5 Kč (todas em aço inoxidável), 10 Kč (cor cobre), 20 Kč (cor latão) e 50 Kč (anel cor de cobre, centro cor de latão). As notas são emitidas em denominações de 100 Kč (água), 200 Kč (laranja), 500 Kč (vermelho), 1.000 Kč (roxo), 2.000 Kč (verde oliva) e 5.000 Kč (verde-roxo). As notas antigas emitidas em 1999 ou antes já não têm curso legal, mas podem ser trocadas pelas actuais no Banco Nacional Checo .

Algumas grandes lojas (principalmente cadeias maiores) aceitam euros, e também é bastante comum que os fornecedores de alojamento cotem o preço em euros. Nas áreas comerciais ao longo da fronteira com a Áustria e nos postos de gasolina em todo o país, o troco é dado em euros, mas os supermercados e lojas semelhantes em Praga (e provavelmente noutras cidades) devolvem apenas Kč, embora aceitem euros.

Retirando dinheiro

[editar]

Esses caixas eletrônicos não cobram taxas para sacar dinheiro com cartão de crédito internacional:

fio banka

KB (Komerční banka)

Raiffeisenbank

As taxas de outros bancos são (em maio de 2022):

• Oberbank: 180 Kč

• Moneta: 185 Kč

• Čsob: 150 Kč

• Česká spořitelna: 125 Kč

• UniCredit: 125 Kč

• Euronet: 99 Kč

• banco aéreo: 125 Kč ou 6%

Recuse a conversa na moeda do seu cartão de crédito, pois há uma taxa para isso (geralmente de 12 a 15% do valor total). Se você quiser perguntar a alguém onde fica o caixa eletrônico: A palavra tcheca para caixa eletrônico é bankomat.

Câmbio monetário

[editar]

Nunca troque dinheiro na rua, pois essas pessoas provavelmente lhe darão rublos bielorrussos vencidos ou levas búlgaros de aparência semelhante, mas sem valor. Além disso, se você estiver em Praga, não troque nas casas de câmbio voltadas para turistas. A taxa de câmbio “real” que você deve procurar pode ser encontrada aqui . Não existe um “mercado negro” com taxas melhores, mas há uma boa chance de você acabar com um rolo de papel sem valor. Tenha muito cuidado ao trocar dinheiro em um pequeno quiosque de câmbio. Eles tentam usar truques para lhe dar uma taxa de câmbio ruim. Peça o valor total que você receberá e recalcule você mesmo. Não confie em "0% de comissão" em letras grandes (muitas vezes há uma alteração "somente ao vender CZK" em letras minúsculas, e a compra de koruny ainda inclui uma comissão). Neste site você pode obter uma boa visão geral de locais e taxas de câmbio confiáveis.

Geralmente as casas de câmbio dos aeroportos, estações ferroviárias e principais ruas turísticas não oferecem uma boa tarifa. A população local troca dinheiro em casas de câmbio em áreas menos frequentadas, como nas ruas "Politických vězňů", "Opletalova" ou "Kaprova". Em alguns casos, é possível obter uma taxa melhor usando caixas eletrônicos em vez de trocar dinheiro. Em caso de emergência, você também pode tentar um banco como o Česká spořitelna – haverá uma pequena comissão, mas as taxas são muito melhores do que as das casas de câmbio " armadilha para turistas ".

As principais lojas de todo o país aceitam cartões Visa e Dinheiro Eletrônico / Maestro, assim como todas as lojas turísticas de Praga.

Gorjeta

[editar]

Embora seja habitual dar gorjeta na República Checa, tem muito pouco a ver com o tamanho da conta e mais a ver com um sinal de agradecimento. É comum arredondar a conta em algumas coroas para igualá-la. Longe de locais regularmente visitados por estrangeiros, deixar uma “gorjeta” na mesa após uma refeição num restaurante não é prática habitual; os moradores locais podem até se opor a isso.

A gorjeta em restaurantes turísticos é o padrão de 10% e normalmente não é adicionada à conta. Não se confunda com os valores percentuais listados na parte inferior da fatura – pela lei checa, um recibo deve mostrar o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) pago (21% na maioria dos casos) – o IVA já está incluído no valor final valor, e você deve adicionar 10% a isso. É prática normal dar gorjeta ao garçom antes de sair da mesa. A gorjeta não é obrigatória – se você não estiver satisfeito com os serviços oferecidos, não se preocupe em dar gorjeta.

Coma

[editar]

Como na maioria dos outros países turísticos europeus, as principais áreas turísticas estão repletas de restaurantes turísticos que servem comida cara e medíocre. Portanto, é importante que você encontre pubs e restaurantes frequentados pelos próprios tchecos; peça recomendações a amigos locais, se possível, ou tente consultar sites de avaliação online com antecedência. A proficiência em inglês pode ser um sucesso ou um fracasso, e geralmente é baixa ou inexistente em estabelecimentos mais tradicionais com garçons mais velhos, então traga seu livro de frases em tcheco para garantir. Observe também que o serviço geralmente é brusco para os padrões americanos em pubs e restaurantes que atendem principalmente a uma clientela local.

Na grande maioria dos melhores restaurantes localizados nas grandes cidades você pode pagar com cartão de crédito (EC/MC, VISA), mas não se surpreenda se alguns não aceitarem. Certifique-se de verificar se há logotipos dos respectivos cartões na porta ao entrar no restaurante ou pergunte ao garçom antes de fazer o pedido. Os tchecos às vezes usam vales-refeição especiais ( stravenky ) para pagar em alguns restaurantes - estes têm preferência fiscal e são subsidiados pelos empregadores. Você não receberá esses ingressos a menos que consiga um emprego na República Tcheca; só não se surpreenda ao vê-los.

Comida local tradicional

[editar]

A comida tradicional checa é farta e adequada após um dia cansativo no campo. É pesado e bastante gorduroso, sendo excelente no inverno. Existe agora uma tendência para alimentos mais leves e com mais vegetais. A tradicional comida checa, pesada e gordurosa, normalmente não é consumida todos os dias e algumas pessoas evitam-na completamente. No entanto, nada combina tão bem com a excelente cerveja checa como alguns dos melhores exemplos da cozinha tradicional checa, como porco, pato ou ganso com knedlíky (bolinhos) e chucrute.

Uma refeição principal tradicional do dia (geralmente almoço) consiste em dois ou três pratos. O primeiro prato é a sopa quente (polévka). O segundo prato é a parte mais importante, muitas vezes à base de alguma carne e acompanhamento (ambos servidos no mesmo prato). A terceira parte opcional é algo doce (e café) ou uma pequena salada de legumes ou algo semelhante.

Sopa (polévka)

[editar]


A culinária tcheca apresenta muitos tipos diferentes de sopa (polévka). Os mais comuns são:

  • Bramboračka. sopa de batata (às vezes com cogumelos da floresta) (atualizado em novembro de 2023)
  • Hovězí vývar. Sopa de carne clara (às vezes játrovými knedlíčky - com bolinhos de fígado)(atualizado em novembro de 2023)
  • Gulášovka. Sopa grossa de goulash (atualizado em novembro de 2023)
  • Zelňačka .Sopa de repolho espessa e azeda (atualizado em novembro de 2023)
  • Česnecka .Sopa forte de alho, muito saudável e saborosa, mas não coma antes de beijar (atualizado em novembro de 2023)
  • Kulajda .Sopa espessa com cogumelos silvestres e leite. (atualizado em novembro de 2023)
  • Hrášková polévka. De ervilhas jovens (atualizado em novembro de 2023)
  • Čočková polévka. De lentilhas (atualizado em novembro de 2023)
  • Fazolačka. De feijão (atualizado em novembro de 2023)
  • Rajská polévka.Sopa de tomate (atualizado em novembro de 2023)
  • Dršťková polévka. Um caso especial que não agrada a todos é a sopa de tripas(atualizado em novembro de 2023)
  • Rybí polévka. A sopa espessa de peixe à base de carpa (incluindo cabeça, algumas vísceras, ovas e esperma) é a sopa tradicional da Ceia de Natal. (atualizado em novembro de 2023)

Algumas sopas são comidas com pão, às vezes pequenos croutons são colocados dentro da sopa antes de comer. A sopa também pode ser consumida como único prato, principalmente em um jantar menor.

Prato principal (hlavní jídlo)

[editar]

O segundo prato (prato principal, hlavní jídlo) de uma refeição é (na cozinha tradicional) muitas vezes a famosa parte pesada e gordurosa, muitas vezes à base de carne de porco, mas também de vaca, frango, pato, ou outra carne. Uma parte importante da maioria dos pratos principais é um acompanhamento (todo o prato incluindo o acompanhamento é servido num prato) - geralmente batatas cozidas ou assadas, batatas fritas, arroz, massa ou o acompanhamento mais típico da cozinha checa. - knedlíky.

Knedlíky (geralmente traduzido como bolinhos) vem em muitos tipos diferentes. A maioria dos tipos é usada como acompanhamento, no entanto, alguns tipos com recheio são usados ​​como prato individual. O tipo mais comum, sempre usado como acompanhamento, são os houskové knedlíky (bolinhos de pão). Estes são cozidos em forma de cilindro, que depois são cortados em fatias redondas com cerca de 8 cm de diâmetro, lembrando vagamente pão branco.

Houskové knedlíky é servido com clássicos tchecos como:

  • Guláš (Ghoulash).Ensopado de carne semelhante ao goulash húngaro, mas com molho mais fino e menos picante. (atualizado em novembro de 2023)
  • Svíčková na smetaně. Lombo de vaca com molho cremoso de raízes vegetais (cenoura, aipo, nabo), servido com uma colher de sopa de molho de cranberry, uma rodela de laranja ou limão e chantilly. (atualizado em novembro de 2023)
  • Vepřová pečeně se zelím a knedlíkem. Localmente denominado Vepřo-knedlo-zelo, a combinação de porco assado, knedlíky e chucrute. Esta última combina muito bem com a mundialmente famosa cerveja checa, sendo as principais marcas Pilsner Urquell, Gambrinus, Budvar, Staropramen, Velkopopovický Kozel e Krušovice. Se tiver a sorte de entrar num pub que serve Svijany, deve encomendá-lo, pois acredita-se que seja uma das marcas mais deliciosas do mundo. (atualizado em novembro de 2023)
  • Outro tipo comum é o bramborové knedlíky (bolinhos de batata), as rodelas são menores, de cor mais amarelada, e também são sempre servidas como acompanhamento. Uma combinação típica é carne assada (porco ou cordeiro, por exemplo) com espinafre e bramborové knedlíky ou pato com chucrute e bramborové knedlíky (ou uma combinação de bramborové e houskové knedlíky). Menos comuns são os chlupaté knedlíky (bolinhos peludos, mas não há pelos, não entre em pânico), que não são fatiados, mas cozidos em forma de bolinhas. Também costumam ser servidos com carne assada e chucrute ou espinafre. Outros pratos tchecos incluem pečená kachna, pato assado novamente servido com pão ou bolinhos de batata e chucrute vermelho e branco; moravský vrabec, conhecido como «pardal da Morávia», mas que é carne de porco cozinhada com alho e cebola; smažený kapr, carpa frita empanada e servida com uma farta salada de batata e consumida na véspera de Natal; pečené vepřové koleno, joelho de porco assado, servido com mostarda e raiz-forte fresca; bramborák, panquecas de batata com alho; smažený sýr, edam empanado e frito (o queijo mais popular da República Tcheca) servido com batatas cozidas ou batatas fritas e molho tártaro; párek v rohlíku, cachorros-quentes longos e finos com pãezinhos crocantes e mostarda ou ketchup. Se precisar, você sempre pode pedir hranolky – batatas fritas. E, claro, o onipresente zelí (repolho cru), que acompanha absolutamente tudo. A caça também é muito boa e inclui pratos como kančí, javali, bažant , faisão e jelení ou daňčí, ambos tipos de carne de veado. Quase sempre são servidos com bolinhos e repolho roxo e branco ou como guláš. Não espere uma grande variedade de zelenina, vegetais, a menos que esteja no campo - pimentão, tomate e repolho são os acompanhamentos mais comumente vistos, muitas vezes servidos como uma pequena guarnição. Os visitantes podem se surpreender ao encontrar “batatas americanas” no cardápio. São fatias de batata, geralmente temperadas.
  • A colheita de cogumelos nas florestas é uma actividade muito popular na República Checa. Provavelmente não é de surpreender que os cogumelos coletados sejam consumidos nessa época. Nos restaurantes, normalmente são utilizados apenas cogumelos cultivados. Se cogumelos da floresta são servidos em um restaurante, geralmente apenas como um pequeno acréscimo à refeição. Refeições caseiras com cogumelos são uma história completamente diferente. Um exemplo clássico é Smaženice (o nome é baseado no verbo 'smažit' - fritar), também conhecido como míchanice (misturar) - cogumelos silvestres, quanto mais tipos melhor, são cortados em pedaços pequenos, misturados e cozidos (com um pouco de gordura, cebola e cominho). Mais tarde, os ovos são adicionados à mistura. Smaženice é servido com pão. Smažené bedly são cápsulas inteiras de cogumelos guarda-sol cobertas com pão ralado e fritas. Černý kuba (literalmente Jimmy preto) é uma refeição tradicional de jejum de Natal feita com cogumelos secos e cevada descascada. Houbová omáčka (molho de cogumelos), servido com bolinhos de carne e pão, também é popular. Cogumelos frescos ou secos também são um ótimo complemento para o houbami de bramboračka (sopa de batata com cogumelos). Kulajda é uma sopa de cogumelos e natas. Sopas e molhos são as refeições com cogumelos da floresta mais prováveis ​​de serem encontradas em um restaurante, porque contêm uma quantidade relativamente pequena de cogumelos. Se você quiser colher cogumelos sozinho, tome cuidado. Existem centenas de espécies, algumas muito saborosas, outras meramente comestíveis, mas algumas venenosas ou mesmo mortais. Existe também uma espécie usada como droga alucinógena. Uma espécie saborosa e comestível pode parecer muito semelhante a uma espécie mortal. Se não conhece muito bem os cogumelos, deverá fazer-se acompanhar por um apanhador de cogumelos experiente.

Petiscos de cerveja

[editar]

Experimente também os tradicionais petiscos de cerveja, muitas vezes a única comida servida em alguns pubs (hospoda, pivnice), e elaborados para serem acompanhados por uma boa cerveja:

  • Utopeneca .(significa 'homem afogado' em tcheco) uma salsicha em conserva com cebola, alho e outros vegetais e especiarias.(atualizado em dezembro de 2023)
  • Zavináč - (rollmop) uma fatia de peixe em conserva, geralmente arenque ou cavala, enrolada e recheada com vários vegetais em conserva (chucrute, cebola, às vezes cenoura ou pimenta).
  • Tlačenka s cibulí - (músculo com cebola) uma fatia de pudim de carne tipo haggis, polvilhada com vinagre e guarnecida com rodelas de cebola fresca. Cuidado, pode ser bastante ácido devido ao vinagre.
  • Nakládaný Hermelín - queijo tipo brie em conserva , geralmente marinado com alho e pimenta.
  • Pivní sýr - queijo de cerveja - um queijo macio, com sabor forte, semelhante ao Cheddar. Você deve adicionar um pouco de cerveja ao queijo, amassar tudo e servir no pão tradicional tcheco - Šumava (nome de uma região da Boêmia do Sul) é o pão mais comum, um pão denso e muito saboroso feito de sementes de centeio e cenoura.
  • Tvarůžky ou Syrečky - queijo tradicional com aroma muito forte e sabor muito adquirido. Muitas vezes servido frito, mas pode ser consumido sozinho, apenas com um pouco de cebola picada, mostarda e pão. Às vezes também marinado em cerveja ('syrečky v pivu'). Este queijo contém naturalmente quase nenhuma gordura (menos de 1%).
  • Romadur – queijo tradicional de aroma forte. O aroma é semelhante ao Tvarůžky, mas Romadur é um tipo diferente de queijo.
  • Cibulí de Matesy - (arenque em molho) peixe frio servido com cebola.

Se quiser uma refeição quente, maior e mais complicada que combine perfeitamente com cerveja, compre algumas das refeições típicas checas à base de carne gordurosa (porco, pato ou ganso) com chucrute e knedlíky (bolinhos). Outra excelente opção é um joelho de porco inteiro com raiz-forte e pão (ovarové koleno s křenem).

Doces

[editar]

Na rua

[editar]
  • Lázeňské oplatky. As bolachas de spa de Mariánské Lázně e Karlovy Vary (principais cidades termais na Boêmia Ocidental, mais conhecidas pelos nomes alemães de Marienbad e Karlsbad) devem ser comidas enquanto "tomam as águas" em um spa, mas são boas por conta própria, também. Outros grandes spas são Karlova Studánka (destino favorito de Václav Havel - ex-presidente da Checoslováquia), Františkovy Lázně, Jánské Lázně, Karviná, Teplice e Luhačovice. Você os encontrará mais facilmente não apenas em resorts termais, mas também em Praga. Retire-os da caixa sozinhos ou aqueça-os e cubra-os com açúcar, canela, etc. (atualizado em novembro de 2023)
  • Trdlo(trdelnik).Está disponível em pontos de venda dedicados nas ruas de Praga. É um pão doce de estilo medieval feito de ovos e farinha. No entanto, não tem qualquer ligação real com o país e só apareceu em Praga na década de 1990; a maioria dos habitantes locais evita isso. (atualizado em novembro de 2023)

Em restaurantes

[editar]
  • Jablkový závin(štrůdl).Strudel de maçã, geralmente servido quente com chantilly.  (atualizado em novembro de 2023)
  • Medovnik.Semelhante ao medovik russo (bolo de mel), um recém-chegado se espalhou rapidamente na maioria dos restaurantes. Um bolo alto marrom feito de pão de gengibre, mel e nozes. Marlenka é uma marca popular, embora também existam variações caseiras. (atualizado em novembro de 2023)
  • Ovocné knedlíky. Bolinhos recheados de frutas servidos como prato principal ou sobremesa de recheio. Os menores ('tvarohové') vêm com recheio de ameixa, maçã ou damasco, e os maiores ('kynuté') vêm com morangos, mirtilos, povidla (geléia de ameixa) ou outras frutas. Knedlíky são servidos com manteiga derretida, gelado com tvaroh (requeijão) e açúcar e coberto com chantilly.(atualizado em novembro de 2023)
  • Palačinka. Não muito em comum com os crepes franceses, essas panquecas costumam ser mais grossas e servidas com uma grande variedade de recheios, incluindo chocolate, sorvete, frutas e chantilly. (atualizado em novembro de 2023)

Cukrárna

[editar]

Experimente também a grande variedade de bolos cremosos normalmente encontrados em um Kavárna (um café) ou em um Cukrárna (uma loja que vende todos os produtos doces junto com sorvetes e bebidas, encontrada em toda a República Tcheca e muitas vezes o único lugar aberto em pequenos cidades e aldeias aos domingos). Os bolos checos são semelhantes aos seus primos vienenses devido à história comum de ambos os países sob o império austro-húngaro. Prove também o Vídeňská káva (café vienense), café servido com uma montanha de chantilly.

  • Rakvička (literalmente um pequeno caixão) é um biscoito leve e crocante com creme,
  • Větrník é um bolo redondo de creme estilo éclair francês,
  • Punčák é um bolo de biscoito amarelo/rosa embebido em rum, coberto com açúcar,
  • Laskonka é um bolo sanduíche à base de coco e creme e muito mais!

Caseiro

[editar]
  • Bábovka. Bolo tradicional, semelhante ao bolo mármore, bastante seco e geralmente servido polvilhado com açúcar de confeiteiro. (atualizado em dezembro de 2023)
  • Buchty. (singular Buchta) pães tradicionais recheados com tvaroh (requeijão), mák (sementes de papoula) ou povidla (geléia de ameixa) (atualizado em dezembro de 2023)
  • Koláče. (singular Koláč) tortas planas bastante populares cobertas com vários recheios doces como tvaroh, povidla, mák, geléias de frutas, maçãs picadas e nozes. O seu tamanho varia entre o tamanho de uma mordida («svatební koláčky») e o tamanho de uma pizza, que muitas vezes contém vários recheios combinados num padrão elaborado («Chodský koláč» ou «frgál»). (atualizado em dezembro de 2023)

Comida vegetariana

[editar]

Encontrar uma refeição vegetariana na República Checa não é tão difícil agora como era antes. Pelo menos em áreas turísticas, como Praga e o Paraíso Boémio, a maioria dos menus dos restaurantes contém uma categoria de refeições vegetarianas (bezmasá jídla ou vegetariánská jídla) com 2-3 opções. As pessoas podem ter sua própria interpretação de 'vegetariano', e não é incomum encontrar pratos como "bacon de brócolis" ou camarão listados em "refeições vegetarianas". Nos restaurantes tradicionais a escolha da comida vegetariana limita-se normalmente ao queijo frito, bolinhos de fruta (ovocné knedlíky), omelete, batatas (cozidas, assadas, fritas ou como 'panquecas de batata') e por vezes uma salada grega ou vegetais cozidos. Os vegetais têm praticamente sempre de ser encomendados separadamente, mesmo que pareçam fazer parte do prato: por exemplo, os vegetais listados numa opção do menu chamada "panquecas de batata com legumes" são provavelmente uma guarnição composta por algumas folhas de alface e uma fatia de tomate.

As cidades maiores têm restaurantes de culinária estrangeira, principalmente italianos, vietnamitas e chineses, que podem servir pratos sem carne, como massas vegetarianas.

Beba e saia

[editar]

Cerveja

[editar]

A República Checa é o país onde a cerveja moderna (pivo em checo) foi inventada (em Plzeň). Os tchecos são os maiores consumidores de cerveja do mundo, bebendo cerca de 160 litros per capita por ano. Ir a um aconchegante pub tcheco para jantar e tomar algumas cervejas é obrigatório!

As marcas de exportação mais conhecidas são Pilsner Urquell (Plzeňský Prazdroj), Budweiser Budvar (Budějovický Budvar) e Staropramen (livremente traduzível como "Oldspring"). Outras marcas importantes que são populares no mercado interno incluem Gambrinus, Kozel, Bernard (uma pequena cervejaria tradicional, com cerveja de altíssima qualidade), Radegast e Starobrno (fabricada em Brno, capital da Morávia). Outras cervejas fantásticas que valem a pena provar são a Svijany e a Dobřanská Hvězda. Embora muitos tchecos tendam a ser muito seletivos em relação às marcas de cerveja, os turistas geralmente não encontram uma diferença significativa. E lembre-se, a verdadeira cerveja checa só é servida na torneira – a cerveja engarrafada é uma experiência completamente diferente. Cerveja de alta qualidade quase certamente pode ser encontrada em hospoda ou hostinec, bares muito básicos que servem apenas cerveja e lanches leves. Sente-se e peça suas bebidas quando o garçom chegar até você - ir ao bar pedir suas bebidas é um costume britânico! Mas atenção, o manuseio da cerveja é ainda mais importante que a sua marca. Um barman ruim pode arruinar completamente até mesmo uma cerveja excelente. A melhor aposta é perguntar aos conhecedores de cerveja locais sobre um bom pub ou simplesmente juntar-se a eles.

Às vezes, as cervejas são listadas pelo seu teor original de açúcar, que é medido em graus Plato (P/°). A diferença geralmente é aparente no teor alcoólico final. A cerveja normal tem cerca de 10° (como Gambrinus e Staropramen, que resulta em 4% ABV), lager 12° (como Pilsner Urquell, que resulta em cerca de 4,75% ABV). Este último é mais forte e mais caro, então você deve especificar qual deseja ao fazer o pedido.

A cerveja tcheca não se parece em nada com as cervejas gaseificadas encontradas em muitos outros países. Em vez disso, tem um sabor muito forte, lupulado, quase amargo, e acompanha muito bem pratos pesados ​​como pato ou porco e bolinhos ou queijos fortes. Sempre fica com a cabeça grossa na hora de servir, mas não tenha medo de beber "através", é divertido e vai desaparecendo aos poucos de qualquer maneira, porém não beba a cerveja muito devagar porque o sabor fresco e frio (principalmente nos verões quentes) desaparece rapidamente – os “verdadeiros” conhecedores tchecos nem sequer terminam esta “cabra morna”, como a chamam.

A cerveja certa comprada nas lojas é apenas em garrafas de vidro marrom de meio litro com tampa em formato de coroa. Bebedores experientes de cerveja terrosa bebem diretamente da garrafa. Algumas cervejarias distribuem também garrafas plásticas grandes (dois litros ou 1,5 litros), mas elas são consideradas um pouco bárbaras e degradadas pelos tchecos, e as melhores cervejarias ridicularizam tal forma. Além disso, a cerveja em lata é vista como um estranho.

Vinar

[editar]

O vinho (víno em checo) é outra bebida popular, especialmente o vinho da Morávia, na parte sudeste do país, onde o clima é mais adequado às vinhas. Os vinhos brancos tendem a ser os melhores porque as condições de cultivo são mais favoráveis ​​para eles.

Vinhos brancos

[editar]

Para vinhos brancos, experimente Veltlínské zelené (Green Veltliner), Muškát moravský (Moscatel da Morávia), Ryzlink rýnský (Rhine Riesling) ou Tramín (Traminer)

Vinhos tintos

[editar]

Vinhos tintos como Frankovka (Blaufrankisch), Modrý Portugal (Blue Portugal, nome da uva, não do país) ou Svatovavřinecké (São Lourenço).

Outros vinhos

[editar]

Experimente também o vinho gelado (ledové víno) feito quando as uvas são colhidas depois de congeladas nas vinhas, ou o vinho de palha (slámové víno) feito deixando as uvas amadurecerem na palha) – estes vinhos são mais caros e são semelhantes ao vinhos de sobremesa. Bohemia Sekt também é popular entre os tchecos e é um vinho doce e gasoso barato, semelhante ao Lambrusco, e bebido em celebrações. Os melhores locais para beber vinho são um wine bar (vinárna) ou uma loja de vinhos (vinotéka), que por vezes também tem uma pequena área de bar.

Espíritos

[editar]

As bebidas espirituosas são feitas de quase todos os tipos de frutas (ameixas, pêssegos, cerejas, abrunhos, etc.). Para bebidas espirituosas, experimente:

  • Becherovka.O licor de ervas, semelhante ao Jägermeister, tem gosto de uma mistura de cravo e canela e é bebido como digestivo. (atualizado em novembro de 2023)
  • Rum Tuzemský. Exclusivo para os checos e feito a partir de beterraba sacarina, e não de cana-de-açúcar como o rum cubano, vendido sob marcas como Tuzemák para estar em conformidade com as regras de mercado da UE que exigem que o termo "rum" seja aplicado apenas a aguardentes de cana-de-açúcar. Tenha cuidado, pois todos têm cerca de 40% de álcool por volume (ABV). (atualizado em novembro de 2023)
  • Slivovice. Brandy de ameixa, muito popular como estimulante. (atualizado em novembro de 2023)
  • Hruškovice. Conhaque de pêra, menos ardente que Slivovice (atualizado em novembro de 2023)

Não alcoólico

[editar]

Geralmente, as águas com gás de frutas (assim como as águas de coque) são chamadas de limonáda na Boêmia ou sodovka na Morávia. Chopes de "limonadas" de vários tipos costumavam ser uma bebida muito barata e disponível em bares comuns em áreas rurais e para caminhadas. Agora, a opção mais cara de "Cola-Fanta-Sprite" ou chope ou garrafa Kofola estão normalmente disponíveis.

  • Kofola.Um refrigerante de cola semelhante à Coca-Cola (embora menos ácido) também é muito popular, e alguns checos dizem que é a melhor coisa que os comunistas lhes deram. (atualizado em janeiro de 2024)

As águas minerais são populares, mas tendem a ter um forte sabor mineral. Experimente Mattoni , ou Magnésia, ambos têm gosto de água normal e ainda afirmam ser bons para a saúde. Se quiser bolhas, peça perlivá. Se quiser sem gás, peça neperlivá . Às vezes você pode ver jemně perlivá – é água “levemente borbulhante”. Muitos restaurantes não fazem diferença entre “água com gás” e “água mineral com gás”. A água com gás (sem sabor) é tradicionalmente chamada de sodovka (sodová voda , água com gás) na Boêmia e sifon na Morávia. Normalmente, também são oferecidos alguns sucos de frutas.

Restaurantes e a maioria dos pubs também oferecem chá e café. A forma básica do café é o turecká káva (café turco) com pó, mas também é oferecido como café gota a gota, café solúvel ou café com leite, principalmente com chantilly (vídeňská káva, café vienense). Uma variedade mais ampla é oferecida em cafés (kavárna) ou salões de chá (čajovna). Os cafés são visitados especialmente por idosos, senhoras ou intelectuais, e os salões de chá têm um ambiente oriental e são muito populares entre os jovens não alcoólatras nas últimas décadas.

Em muitas estações de trem e metrô e outros locais, bebidas não alcoólicas quentes e frias estão disponíveis em máquinas de venda automática 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Outros

[editar]

Restaurantes e pubs não oferecem água de graça. Não é de surpreender que, como a cerveja é a bebida nacional, seja geralmente a bebida mais barata que se pode comprar, com preços que variam entre 15 e 60 Kč (€ 0,50-2) por meio litro, dependendo da atratividade do pub para os turistas. As bebidas são trazidas para a sua mesa, e muitas vezes cada bebida é marcada em um pequeno pedaço de papel que é mantido na mesa à sua frente, para que você possa contar o que bebeu. Quando estiver pronto para sair, peça a conta ao garçom – ele calculará a conta de acordo com o número de marcas no papel. É comum partilhar mesas em pubs movimentados e os checos perguntam Je tu volno? (Este assento está livre?), antes de se sentarem.

Experimente também o svařák, vinho quente quente servido em todos os pubs, e ao ar livre nos mercados de Natal, o grogue, o rum quente e a água servidos com uma rodela de limão - adicione açúcar a gosto, e a medovina, hidromel, novamente normalmente servido quente, e particularmente bom para aquecendo em um mercado frio de inverno. Finalmente, se você estiver indo para a Morávia, experimente o burčák, uma especialidade encontrada apenas no final do verão ou início do outono. É um vinho extremamente jovem, geralmente branco, e é a fase turva e ainda em fermentação da produção do vinho, quando o vinho é muito doce e muito suave para beber. Ele continua fermentando no estômago, então o teor de álcool na hora de beber é desconhecido, mas geralmente é alto, sobe em você e é muito mais saboroso. Os checos dizem que só deve ser bebido fresco da vinha, e muitos pequenos produtores de vinho privados são apaixonados por ele, esperando noite adentro pelo momento em que o vinho atinge o estágio de “burčák”. Você pode vê-lo em festivais de vinho em todo o país e, às vezes, em mercados ou bares de vinho também.

Durma

[editar]

Existem diversos albergues (hostel) nas principais cidades da República Tcheca a preços bastante acessíveis.

Aprenda

[editar]

Trabalhe

[editar]

A República Tcheca está experimentando um grande crescimento na oferta de vagas para a área de informática. Na região de Brno existem algumas faculdades de tecnologia, mas que não dão conta d demanda. Portanto, empresas multinacionais contratam estrangeiros, mesmo que não sejam europeus.

Os cidadãos da UE podem trabalhar na República Checa sem autorização de trabalho (o seu empregador deve registá-lo num Serviço de Trabalho no início da sua estadia de trabalho); caso contrário, você precisará de um visto de trabalho.

Praga é provavelmente o melhor lugar para os estrangeiros procurarem emprego porque existem muitas empresas multinacionais e de língua inglesa. Também é fácil conseguir um emprego como professor de inglês devido à grande demanda. A taxa de desemprego é a mais baixa da UE, pelo que poderá ser mais difícil encontrar um alojamento de longa duração do que um emprego em Praga.

Os sites mais populares para procurar emprego são Jobs.cz e Prace.cz . Esses sites são de uso gratuito. Existem muitas soluções de escritório flexíveis que permitem alugar escritórios por um curto período em todo o país. Veja por exemplo Regus. Existem também alguns espaços de coworking nas grandes cidades. Veja a lista de espaços de coworking em Navolnenoze.cz.

Segurança

[editar]

Assim como o restante da Europa, a República Tcheca é um lugar bastante seguro. Porém, convêm ter atenção em lugares turísticos e de grande movimentação de pessoas. Em especial, na estação rodoviária de Florenc, em Praga.

Avisos nos transportes públicos de Praga e Brno alertam para o risco de "trombadinhas" (pick pickets).

A República Checa é um país seguro. O crime violento é muito raro, mas as fraudes e os furtos de carteira são comuns nas áreas turísticas, especialmente durante a época alta.

Em caso de emergência, pode ligar para o 112, o número de emergência padrão da UE. Você também pode discar 150 para bombeiros, 155 em caso de emergência médica ou 158 para polícia.

Algumas outras coisas dignas de nota:

  • Motoristas de táxi: negoceiam o preço antes de usar o táxi ou recorrem a uma empresa conceituada (ex. Liftago, Uber). Os taxistas de Praga são conhecidos por percorrer o caminho mais longo possível para ganhar mais dinheiro. A Câmara Municipal de Praga introduziu novos regulamentos que farão com que todos os táxis legítimos sejam pintados de amarelo. O transporte público também é muito barato, rápido e confiável. Em Praga, o metro funciona até à meia-noite e os eléctricos nocturnos circulam durante toda a noite, todos convergindo para uma paragem central de eléctrico, Lazarská.
  • Batedores de carteira: Cuidado com os bolsos, principalmente se houver aglomeração (pontos turísticos, metrô, bondes, principalmente os números 9, 10 e 22) Cuidado com grandes grupos de pessoas se acotovelando. Cuidado com as gangues de batedores de carteira que operam em Praga: são principalmente homens, embora às vezes também haja mulheres; todos estão extremamente acima do peso e dependem de seu tamanho e número para desorientar os turistas. Eles tendem a operar nos bondes 9, 10 e 22, bem como nas estações centrais de metrô, geralmente no momento em que as pessoas entram e saem ou nas escadas rolantes. Não retire seus ingressos, a menos que seja especificamente solicitado a fazê-lo. E mantenha sua carteira e seu dinheiro trancados com segurança e separados um do outro o tempo todo. Não os desafie, pois eles podem se tornar agressivos, mas mantenha os olhos abertos. Os processos por furto de carteira são raros, pois legalmente a polícia tem que pegar o batedor de carteira no meio de um crime.
  • Prostituição: A prostituição não é ilegal na República Checa. No entanto, oficialmente a prostituição não existe como negócio legal. As prostitutas não pagam impostos e a prostituição não é regulamentada pelo Estado. O risco para a saúde pode ser muito elevado, especialmente em bordéis baratos ou na rua. Também houve casos de prostitutas oferecendo uma bebida com pílulas para dormir aos seus clientes e roubando tudo deles. Preste atenção na idade da prostituta, pagar a menor de 18 anos por sexo é crime (caso contrário a idade de consentimento é 15).
  • Maconha : A maconha é basicamente ilegal na República Tcheca, mas é bastante popular, especialmente entre os jovens. Caso a polícia pegue você fumando ou portando maconha, seja muito educado com eles. A razão é que, pela lei atual, possuir apenas uma quantidade “maior que pequena” de maconha é crime. Uma quantidade “maior que pequena” de maconha é definida como mais de 15 g.
    • Algumas áreas habitadas predominantemente por setores pobres, sem-abrigo e desfavorecidos da sociedade são consideradas inseguras. Nesses locais, existe um risco um tanto maior de bolsos, roubo ou até mesmo estupro. Bairros inteiros são afetados em algumas cidades do Norte da Boémia (Most, Litvínov, Ústí nad Labem) ou em Ostrava.
    • Expressar negação ou aprovação de genocídio ou crimes contra a humanidade é ilegal e pode acarretar pena de prisão de até três anos. As autoridades checas indicaram que esta lei pode ser aplicada àqueles que expressam publicamente apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Saúde

[editar]

Os supermercados não vendem medicamentos vendidos sem receita, como a aspirina. Você precisará ir a uma farmácia (lékárna), que geralmente funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h. Existem farmácias 24 horas nas cidades maiores, e você deve encontrar o endereço da farmácia mais próxima de você listada na janela da farmácia mais próxima de você. Se você estiver em Praga, o serviço 24 horas mais central fica em Praga 2 - na esquina das ruas Belgická e Rumunská - eles distribuem medicamentos prescritos e não prescritos em uma pequena janela em Rumunská fora do horário comercial - toque a campainha se não há ninguém lá.

A água da torneira é segura para beber. É especialmente bom em Praga, embora em cidades pequenas a quantidade de cloro adicionada possa ser bastante forte. Claro, a água mineral de Karlovy Vary tem um gosto ótimo!

Um hospital respeitável em Praga é Nemocnice na Homolce, Endereço: Roentgenova 37/2, Praga 5 (tel 257 272 350). Há uma clínica para estrangeiros (Cizinecké oddělení) com recepcionistas que falam inglês e podem marcar consultas para você. A maioria dos médicos fala um pouco de inglês e o nível de atendimento é de alto padrão.

A Europa Central e partes da República Checa têm carraças (Ixodes ricinus) que podem transmitir encefalite ou borreliose de Lyme. Os carrapatos se escondem na grama e nos arbustos, então tente permanecer nas trilhas e inspecionar as áreas expostas da pele após uma caminhada. A vacinação contra a encefalite está disponível e é recomendada. Se você quiser fazer mato, certifique-se de estar vacinado e de usar calças compridas. Um bom repelente de insetos (que contém DEET) também pode ser útil.

Os carrapatos gostam de se agarrar a qualquer área macia, quente e bem perfundida do corpo (parte inferior dos joelhos e cotovelos, pele ao redor dos tornozelos, virilhas, área do pescoço, atrás das orelhas, etc.) e se não forem removidos, eles sugarão seu sangue até crescerem cerca de 1 cm. Nunca tente arrancar ou arrancar um carrapato, pois danificá-lo pode causar uma infecção grave. Quanto antes o carrapato for removido, menor será a chance de infecção. Peça a um médico para remover um carrapato para você ou tente removê-lo sozinho: lubrifique o dedo com qualquer loção gordurosa e sacuda suavemente o carrapato de um lado para o outro até que ele se solte. Em seguida, jogue-o no ralo - nunca esmague ou queime para evitar infecção. Observe o local afetado: se você observar uma mancha vermelha crescente se desenvolvendo ali a qualquer momento durante os próximos meses, visite imediatamente seu médico e diga-lhe que - você pode ter contraído Borreliose. É perigoso, mas pode ser facilmente tratado com antibióticos na fase inicial. A vacinação americana contra a borreliose provavelmente não funcionará contra as cepas europeias (B. afzelii e B. garini). Às vezes, os carrapatos estão presentes até mesmo nos parques da cidade, incluindo Praga.

Respeite

[editar]

É bom costume desejar "bom dia" (Dobry den) ao adentrar lojas, assim como falar "até logo" ao sair (Na shledanou) É bom costume tirar os calçados ao adentrar uma residência Em geral, os Tchecos não gostam que falem que seu país está no Leste Europeu. O correto é "Centro Europeu". Como é costume na Europa, faixa de pedestres é preferencial para pedestres, salvo se houver semáforo.

A República Checa, juntamente com os seus vizinhos Eslováquia, Áustria, Polónia e Hungria, faz parte da Europa Central. Muitas vezes, na Europa Ocidental e na América do Norte, é incorrectamente referido como um país da "Europa Oriental", e a maioria dos checos são muito sensíveis a este respeito - muitos até evitam a ignorância de alguns estrangeiros, perguntando "Que parte da Europa você diria? a República Tcheca está dentro?" Fique do lado deles respondendo "Europa Central", não Oriental!

Os checos não apreciam quando os estrangeiros assumem incorrectamente que o seu país fazia parte da União Soviética ou do Império Russo – ambos definitivamente falsos – embora fizesse parte do Bloco Soviético e, até 1918, um território austro-húngaro. Comentar sobre como “tudo é muito barato aqui” parece condescendente com a situação económica do país.

O regime comunista checoslovaco após a Segunda Guerra Mundial ainda é uma questão delicada para muitos e é fácil perturbar as pessoas nas discussões sobre o assunto. Em particular, muitos habitantes locais ainda nutrem algum grau de animosidade em relação à Rússia devido a décadas de dominação soviética, incluindo uma invasão pela União Soviética em 1968 para suprimir a liberalização e a reforma política. Mesmo que você seja o russófilo mais fervoroso do mundo, evite ficar excessivamente entusiasmado com a Rússia, pois ela pode rapidamente despertar emoções fortes. Por outro lado, o “divórcio de veludo” com a Eslováquia foi em grande parte amigável, sem qualquer animosidade, e ambos os países continuam a manter laços estreitos entre si.

A negação do Holocausto e a negação das atrocidades cometidas pelo regime comunista checoslovaco é um crime punível com até três anos de prisão. Por razões semelhantes, não faça a saudação nazista em público.

Embora seja tradicionalmente um país católico romano, os tchecos modernos são um dos povos mais ateus do mundo. Isto é verdade especialmente nas grandes cidades da Boémia. Não presuma que alguém que você não conhece acredita em Deus ou tem paixão pelo Cristianismo. Respeite isso e sua religião também será respeitada.

Os checos são bastante reservados e geralmente respeitam o espaço pessoal dos outros, por exemplo, os checos não costumam cumprimentar estranhos, a menos que sejam apresentados por alguém. Você pode oferecer ajuda a alguém em alguma coisa, como carregar algo mais pesado, embora a ética social não exija isso.

Os tchecos geralmente não são muito tranquilos quando estão perto de conhecidos ou quando se trata de amizades. Você não verá tantos emojis de coração trocados em bate-papos como veria nos países do sul da Europa, por exemplo.

Sempre diga olá (Dobrý den) e adeus (Na shledanou) ao entrar e sair de uma lojinha, pois é educado.

Ao jantar em um restaurante com a família do anfitrião, é costume que eles paguem a conta, o oposto da maioria dos padrões ocidentais. Não presuma que sim - mas também não se surpreenda se o fizerem.

Ao entrar numa casa checa, tire sempre os sapatos. Os checos costumam usar chinelos quando estão dentro de casa e nunca sapatos ao ar livre. Dependendo de quão tradicional é a família anfitriã, eles podem insistir que você coloque imediatamente os sapatos de casa como medida de higiene, embora isso seja raro. No mínimo, eles oferecerão um pouco para manter os pés aquecidos.

Mencionar cidades e locais checos com os seus antigos nomes alemães, ao pedir informações (por exemplo, referindo-se a Budweis em vez de České Budějovice) pode causar confusão e ser considerado ofensivo e desrespeitoso para com o povo checo.

Morávia

[editar]

A grande maioria dos Morávios não se ofenderá ao ser chamada de Checa e considera-se ambas. Se você está tentando falar tcheco, tome cuidado com as complexidades e pequenas diferenças entre os termos Čechy (Boêmia) e Česko (República Tcheca). Assim como um galês ou um escocês não aceitaria muito bem que seu país fosse chamado de Inglaterra, ou um frísio poderia levantar uma sobrancelha por seu país ser chamado de Holanda, usar o termo Čechy (Boêmia) para se referir a toda a República Tcheca pode não ser apreciado por um morávio. No entanto, como não existem movimentos separatistas dominantes na Morávia, e não há definitivamente nenhum conflito étnico, é infinitamente mais provável que você receba uma chuva de beijos e bebidas alcoólicas por simplesmente tentar falar checo.

Mantenha contato

[editar]

Diversos cafés oferecem internet Wi-Fi, tanto em Praga quanto em Brno. Lugares com "@" geralmente indicam que o lugar possui computadores conectados à Internet (especialmente casas de jogos, cafés e hotéis de médio/grande porte). Na região central de Brno e Praga, estes lugares geralmente são "nonstop" (24h).

O código de chamada internacional para a República Tcheca é +420.

Os telefones tchecos operam no padrão GSM , que cobre praticamente todo o país. As operadoras de redes móveis usam as bandas de frequência GSM de 900 e 1.800 MHz, que podem não ser compatíveis com alguns telefones dos EUA que operam em 1.900 MHz.

A cobertura da rede celular das três principais redes (T-Mobile, Vodafone e O 2) é excelente em todo o país. O 4G (LTE) está disponível na grande maioria do país, incluindo as zonas rurais, com grande cobertura 5G principalmente em áreas urbanas e corredores.

Se você achar que usar roaming com sua própria operadora é muito caro ou deseja ter um número de telefone tcheco, você pode comprar um cartão pré-pago anônimo de qualquer uma das três principais operadoras. Contudo, os esquemas de preços são normalmente bastante complicados e poderá ser necessária alguma investigação para encontrar a solução ideal (mesmo com os cartões pré-pagos, os operadores oferecem vários esquemas, incluindo vários “pacotes” adicionais).

Ainda existem algumas cabines telefônicas disponíveis, mas elas estão desaparecendo gradualmente desde o advento dos telefones celulares. Alguns ainda aceitam moedas, mas a maioria exige um cartão telefônico pré-pago especial.

Você pode ligar para números de emergência de qualquer telefone gratuitamente (mesmo sem cartão). O número de emergência universal 112 é funcional e você pode utilizá-lo, porém você só entrará em contato com uma operadora de telefonia que precisará entrar em contato com o serviço de emergência real para você. Para economizar um tempo precioso, o melhor é ligar diretamente para o serviço de que você precisa: 150 para bombeiros, 155 para emergências médicas e 158 para polícia estadual.

O Wi-Fi está disponível em muitos restaurantes e na maioria dos cafés, especialmente nas grandes cidades. Em particular, todas as filiais da Starbucks, KFC, Gloria Jeans Coffee e Costa Coffee oferecem acesso gratuito. Pode ser necessário pedir a senha a um garçom. Existem também alguns hotspots disponíveis nas ruas e alguns bairros da cidade (por exemplo, em Praga) oferecem cobertura Wi-Fi gratuita para todos. No entanto, essa cobertura é geralmente muito lenta e pouco confiável e pode ser necessário criar uma conta (usando um navegador da web e a página para a qual ela é redirecionada automaticamente) para poder usá-la. Na maioria das grandes cidades, também existem vários cibercafés disponíveis.

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!