Lituânia
Informações básicas
|
A Lituânia é um dos Países Bálticos, situado às margens do Mar Báltico. A Lituânia ( lituano : Lietuva ) é um país báltico no nordeste da Europa . A Lituânia possui um carácter único que a distingue de outros países bálticos. A sua distinção surge por ser principalmente uma nação católica e por ter um histórico de fazer parte da Comunidade Polaco-Lituana , que era uma das entidades mais poderosas do Norte da Europa.
A Lituânia é um país encantador com uma rica história e cultura que definitivamente vale a pena explorar. Das charmosas ruas de Vilnius , a capital, à beleza serena do Istmo da Curlândia, há muitos motivos para adicionar a Lituânia à sua lista de viagens.
Entenda
[editar]A Lituânia é um membro ativo da União Europeia (desde 1 de maio de 2004) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (desde 29 de março de 2004). A Lituânia é o único país do Báltico com mais de 800 anos de tradição como um Estado, enquanto seu nome foi mencionado pela primeira vez há mil anos, em 1009. Na linha divisória das civilizações ocidentais e orientais, a Lituânia lutou dramaticamente por sua independência e sobrevivência.
Por um período no século 15, a Lituânia foi o maior estado de toda a Europa, onde os ofícios e o comércio internacional prosperaram. Em 1579, a Universidade de Vilnius, um importante centro científico e educacional à escala europeia, foi inaugurada. A Constituição da Lituânia-Polônia, juntamente com a Constituição francesa, ambas adotadas em 1791, foram as primeiras constituições escritas na Europa (a Constituição lituano-polonesa foi adotada alguns meses antes).
Regiões
[editar]As diferenças regionais da cultura lituana refletem o complicado desenvolvimento histórico do país. Desde o século XIII, cinco áreas ou regiões etnográficas formaram o atual território da Lituânia:
AukštaitijaRegião Nordeste e Leste; o nome significa Terras Altas |
SamogitiaŽemaitija (que significa Terras Baixas), região noroeste |
Dzūkija (Dainava)Região Sudeste |
Sūduva (Suvalkija)Região sul e sudoeste |
Região costeira menor da Lituânia |
Cidades
[editar]- Vilnius— capital do país com muitas igrejas medievais
- Kaunas— segunda maior cidade e capital temporária entre as duas guerras mundiais
- Klaipeda— terceira maior cidade, famosa pelos seus festivais de verão
- Jonava
- 5 Panevėžys
- 6 Šiauliai— quarta maior cidade, com tema solar e museus especializados
- 7 Trakai— nas margens de vários lagos
- 8 Visaginas — A mais nova cidade da Lituânia, construída pelos soviéticos em 1975 para abrigar os trabalhadores da agora desativada Usina Nuclear de Ignalina, e a única cidade na Lituânia com maioria étnica russa
Outros destinos
[editar]-
- 1 Parque Nacional Aukštaitija— uma terra de lagos, colinas e florestas, popular para o turismo aquático e o turismo rural no verão
- 2 Cuspe da Curlândia— dunas de areia únicas com flora rara, floresta costeira, praias de areia branca e antigas aldeias etnográficas
- Parque Nacional Dzūkija — a maior floresta (Dainavos) e pântano (Čepkelių) do país, e algumas aldeias antigas e únicas no meio das florestas
- 3 Colina das Cruzes — local de significado religioso, ao norte de Šiauliai
- 4 Kernavė — antiga capital da Lituânia, às margens do rio Neris e agora um sítio arqueológico bem preservado
- 5 Purnuskes- de acordo com algumas medidas, o centro da Europa
- 6 Žemaičių Kalvarija— famoso local de peregrinação, a maioria dos visitantes vem no início de julho para visitar o grande festival da igreja
Entenda
[editar]Capital | Vilnius |
Moeda | euro (EUR) |
População | 2,8 milhões (2023) |
Eletricidade | 220 volts/50 hertz (Europlug, Schuko) |
Código do país | +370 |
Fuso horário | UTC+02:00, UTC+03:00 |
Emergências | 112, 02 (polícia) |
Lado de condução | certo |
editar no Wikidata |
Alguns visitantes tendem a ver os Estados Bálticos como países semelhantes com diferenças regionais. Eles compartilham uma história recente comum: os três países declararam independência em 1918, no colapso do Império Russo , foram ocupados pela União Soviética em 1940, conquistados pela Alemanha nazista em 1941 e incorporados à União Soviética a partir de 1944 até a independência ser restaurada. em 1991. No entanto, existem diferenças entre as línguas dos países (os estonianos falam uma língua finlandesa, ao contrário da Letónia ou da Lituânia) e a religião (os lituanos são católicos, os letões são maioritariamente luteranos e os estonianos são irreligiosos). Além disso, a Lituânia está mais orientada para a Europa Central, enquanto a Estónia está orientada para o Norte da Europa).
Desde 2004, a Lituânia é membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte. A Lituânia é o único país báltico com mais de 800 anos de tradição de Estado, embora o seu nome tenha sido mencionado pela primeira vez há mil anos, em 1009. Durante um período do século XV, a Lituânia foi um dos maiores estados de toda a Europa, onde o artesanato e o comércio exterior prosperou.
Em 1579, foi inaugurada a Universidade de Vilnius, um importante centro científico e educacional à escala europeia. No século XVI, a Lituânia adoptou o seu Primeiro, Segundo e Terceiro Estatutos. Eram a espinha dorsal do sistema legislativo do país e tiveram um grande impacto na legislação de outros estados europeus da época. Apesar da fusão com a Polónia e da perda da sua independência, a Lituânia conseguiu manter o seu Terceiro Estatuto em vigor durante cerca de 250 anos, o que foi fundamental para a preservação da autoconsciência nacional e cívica do público. A Constituição da Lituânia-Polónia juntamente com a Constituição Francesa, ambas adoptadas em 1791, foram as primeiras constituições escritas na Europa. A Lituânia fez parte do Império Russo no século XIX, tornou-se independente após a Primeira Guerra Mundial e foi anexada à União Soviética em 1940, antes de ganhar novamente a sua independência em 1991.
Clima
[editar]Transicional, entre marítimo e continental; invernos úmidos e moderados (média de -5 °C) e verões (média de +16 °C). O clima é marítimo próximo ao litoral, com verões e invernos amenos e úmidos. O clima no sudeste da Lituânia é influenciado pelas massas climáticas continentais com verões secos e mais quentes e invernos mais rigorosos.
Os meses de verão recebem a maior precipitação (até 50% da precipitação anual), o outono e o inverno são mais secos, sendo a primavera a estação mais seca. A neve ocorre todos os anos, podendo nevar de outubro a abril. Em alguns anos, o granizo pode cair em setembro ou maio.
Terreno
[editar]Terras baixas, muitos pequenos lagos dispersos, solo fértil. As férteis planícies centrais são separadas por terras altas montanhosas que são antigos depósitos glaciais.
O ponto mais alto, o Monte Aukstojas, tem apenas 294,84 m (967,322 pés), cerca de 24 km a sudeste de Vilnius , próximo à rodovia principal para Minsk e à vista da fronteira com a Bielorrússia. 30% da Lituânia é coberta por florestas.
História
[editar]A Lituânia foi formada em meados do século XIII. Tornou-se um enorme país feudal que se estende do Báltico ao Mar Negro na Idade Média, e em 1569 entrou numa união com a Polónia para formar uma comunidade. A Lituânia fez parte da Comunidade Polonesa-Lituana até as Partições Polonesas no século XVIII, quando se tornou parte do Império Russo . A Lituânia moderna conquistou a sua independência da Rússia em 1918, após a Primeira Guerra Mundial e a dissolução da monarquia czarista. No entanto, em 1940, a Lituânia foi incorporada à força na União Soviética e pouco depois ocupada pelos nazis, que assassinaram quase toda a sua população judaica, até então muito proeminente, e muitos polacos locais, com a ajuda de colaboradores locais. Mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética recapturou a Lituânia e também perseguiu e matou brutalmente muitos lituanos, especialmente durante o reinado de terror de Estaline. Em 11 de Março de 1990, a Lituânia tornou-se a primeira das repúblicas soviéticas a declarar a sua independência, mas esta proclamação não foi geralmente reconhecida até Setembro de 1991, na sequência de um golpe de estado fracassado em Moscovo. A União Soviética reconheceu a independência da Lituânia em 6 de Setembro de 1991. Uma constituição foi adoptada em 25 de Outubro de 1992. As últimas tropas russas retiraram-se em 1993. A Lituânia posteriormente reestruturou a sua economia para integração nas instituições da Europa Ocidental e tornou-se uma democracia estável e membro da União Europeia. União e NATO.
A Lituânia recebeu comparativamente menos imigrantes russos do que os outros dois estados bálticos durante a era soviética, e a cidade de Visaginas é a única com maioria étnica russa. No entanto, existem minorias étnicas russas significativas nas principais cidades da Lituânia. A Lituânia foi o único dos três estados bálticos a conceder cidadania à sua minoria étnica russa após a sua independência da União Soviética.
feriados nacionais
[editar]- Dia da Independência – 16 de fevereiro: Independência do Império Russo em 1918 após a Primeira Guerra Mundial.
- Restituição da Independência – 11 de março: Restauração da independência da União Soviética.
- Dia de São João – 24 de junho: Apesar do nome cristão, é comemorado principalmente de acordo com as tradições pagãs (Dia de Verão).
- Dia do Estado - 6 de julho: Comemora a coroação em 1253 de Mindaugas como o primeiro e único Rei da Lituânia. Os governantes posteriores da Lituânia foram chamados de Grão-Duques.
- Natal – 25 de dezembro
Informações do visitante
[editar]- Viagens para Lituânia
Chegar
[editar]Restrições de visto:
A admissão na Lituânia será recusada aos cidadãos da Rússia . |
A Lituânia é membro do Acordo de Schengen . Consulte Viajando pelo Espaço Schengen para obter mais informações sobre como funciona o esquema, quais países são membros e quais são os requisitos para sua nacionalidade. Resumindo:
- Normalmente não há controlos de imigração entre os países que assinaram e implementaram o tratado.
- Geralmente há verificações de identidade antes de embarcar em voos internacionais ou barcos que entram no Espaço Schengen. Às vezes, há controles fronteiriços temporários nas fronteiras terrestres.
- Um visto concedido a qualquer membro de Schengen é válido em todos os outros países que assinaram e implementaram o tratado.
Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias: .
De barco
[editar]Existem balsas de passageiros/carros para Klaipeda da Suécia, Alemanha, Dinamarca operadas pela DFDS , Lisco e Scandlines [link morto] . No entanto, eles não correm todos os dias e são relativamente lentos, mas a maioria pretende viajar durante a noite.
De carro
[editar]A principal estrada " Via Báltica " liga Kaunas a Varsóvia , no sul, e Riga e Tallinn, no norte. A estrada do Báltico, que liga Vilnius a Tallinn, acaba de ser reconstruída. É um percurso muito fácil e agradável.
No geral, as principais estradas entre as cidades são de qualidade decente. Seja extremamente cauteloso ao sair das estradas principais em áreas rurais, pois algumas delas podem conter buracos e manchas gerais que podem danificar um carro normal se você for rápido demais. Ao dirigir entre as cidades geralmente há cafés e postos de gasolina com banheiros e lanches.
De autocarro/ônibus
[editar]No site www.ecolines.org você encontra conexoes baratas para outros países balticos. Os ônibus de Vilnius para Riga, nao são diarios, mas operam em torno de quatro a cinco dias por semana. Precos variam de 10 a 20 Euros.
- Eurolinhas
- Ecolinas
- Busturas
- FlixBus
De comboio/trem
[editar]Da Polônia: um trem diário sai de Cracóvia às 04h00 via Varsóvia Centralna às 07h30 para chegar à fronteira por volta das 15h00. Aqui você muda para o trem lituano para Kaunas às 16h30 e Vilnius às 17h30. (Se você voasse para Varsóvia, poderia pegar qualquer trem para Białystok e depois embarcar no trem transfronteiriço às 10h30 da manhã seguinte, mais agradável.) O trem para o oeste sai de Vilnius ao meio-dia.
Outro trem circula no sábado e domingo entre Białystok e Kaunas na antiga rota via Mariampole, que é anterior à linha Rail Baltica. Então é ultrapassado pelo trem Cracóvia-Vilnius e você só o usaria para chegar a uma das aldeias ao longo da antiga rota.
Da Bielorrússia: os trens de Minsk estão suspensos em 2022.
Da Rússia: os trens do enclave de Kaliningrado estão suspensos em 2022, assim como os serviços via Minsk de Moscou e outras cidades russas.
Da Letónia: os comboios foram suspensos durante anos, enquanto se aguarda a conclusão do projecto Rail Baltica. Não é mais possível contornar o problema usando trens locais via Daugavpils.
O site de trens da Lituania fornece informacoes sobre os horários dos trens domesticos e internacionais. Podem sair tanto de Kaunas como de Vilnus. http://www.litrail.lt/wps/portal
De avião
[editar]Existem voos diretos de Stansted em Londres e Dublin para Kaunas, o preco do voo gira em torno de 5 a 15 Euros, dependendo da temporada.
A maioria das companhias aéreas chega ao Aeroporto Internacional de Vilnius ( VNO IATA ), o aeroporto principal. As transportadoras de baixo custo atendem o Aeroporto Internacional de Kaunas ( KUN IATA ). E há o aeroporto menor à beira-mar de Palanga ( PLQ IATA ).
O aeroporto de Riga ( RIX IATA ), na Letónia , é uma alternativa atraente para destinos no norte da Lituânia. Outras alternativas não muito longe da fronteira são Minsk ( MSQ IATA ) e Kaliningrado ( KGD IATA ).
Circular
[editar]De táxi
[editar]Os táxis funcionam com taxímetro e podem ser reservados pelos números de telefone indicados na porta do táxi. Os táxis são relativamente baratos em comparação com a Europa Ocidental. Algumas empresas podem não ser tão seguras quanto outras, o bom senso irá mantê-lo seguro nesse aspecto. "Pegar o caminho mais longo" costumava ser comum, mas foi quase erradicado. No entanto, ainda houve alguns relatos de estrangeiros pagando mais do que o esperado. Lembre-se de que cabe ao operador definir as taxas de embarque e viagem. Alguns táxis que esperam em locais estratégicos (por exemplo aeroportos, estações rodoviárias) exploram esta situação estabelecendo taxas várias vezes superiores à média do mercado. Em geral é mais barato pedir um táxi por telefone em vez de pegar um na rua. Você também pode pedir a cotação do preço com antecedência ao solicitar o táxi por telefone ou antes de embarcar no carro. Alguns visitantes deixam pequenas gorjetas para o motorista, porém isso é totalmente opcional. Se você não precisa de uma viagem sofisticada, o táxi pode custar apenas € 0,37/km. Os preços dos táxis nas cidades regionais tendem a ser consideravelmente mais baixos do que nas grandes cidades, tornando-os mais adequados para viagens fora da cidade.
Ride-hailing está disponível na Lituânia e os seguintes são os fornecedores mais esperados:
- TAKSI 1820 Funciona apenas em Vilnius +37052500500
- 1820 (aplicativo para smartphone)
- Parafuso .O serviço de carona mais popular que inclui muitas cidades.(atualizado em abril de 2023)
- Uber .Funciona apenas em Vilnius.(atualizado em abril de 2023)
- Transporte eletrônico , ☏ +370 611 11111.Funciona na maioria das cidades da Lituânia, preços semelhantes para carona.(atualizado em abril de 2023)
- Forus (aplicativo para smartphone)
De bicicleta
[editar]Andar de bicicleta na Lituânia é bastante popular, no entanto, depende da localização exata, já que nas grandes cidades as calçadas geralmente têm ciclovias com numerosos sinais, embora circular de bicicleta nas áreas rurais possa se tornar um desafio. Duas ciclovias internacionais EuroVelo em todo o país, EuroVelo nº 10 e EuroVelo nº 11 equipadas com sinalização de qualidade, as ciclovias são de excelente qualidade.
Pode ser perigoso deixar a bicicleta sozinha no exterior por mais de algumas horas sem trancá-la. O projeto internacional de bicicletas BaltiCCycle [dead link] pode lhe fornecer informações e ajuda.
De carro
[editar]Tal como acontece com o resto da Europa continental, o tráfego lituano circula pela direita e todas as distâncias são indicadas em quilómetros. A rede rodoviária na Lituânia é bastante boa, especialmente as autoestradas. A qualidade da superfície da estrada em estradas secundárias pode variar. Muitos não são pavimentados e são bastante instáveis. As obras de melhoria dificultam o trânsito em muitos locais. A estrada Via Baltica atravessa a Lituânia, da Estónia à Polónia. Outra estrada importante é a A1 de Vilnius a Klaipeda.
Regras
[editar]Limites de velocidade para veículos da categoria M1:
- 50 km/h dentro das cidades
- 90 km/h em estradas rurais
- 70 km/h em estradas sem asfalto ou pavimento de cimento
- 130 km/h (abril-outubro) ou 110 km/h (novembro-março) em rodovias
- 120 km/h (abril-outubro) ou 110 km/h (novembro-março) nas autoestradas
- os faróis devem estar acesos a qualquer hora do dia
É permitido virar à direita no semáforo vermelho quando indicado por uma seta verde (sinal quadrado branco próximo ao semáforo vermelho, contendo uma seta verde indicando a direção permitida), desde que não coloque em risco o outro tráfego. A ausência de tal sinal significa que não é permitido virar à direita no vermelho e a polícia irá parar qualquer motorista visto infringindo esta regra. Essas placas começaram a ser eliminadas gradativamente em 2020, mas ainda podem ser encontradas.
Muitos cruzamentos maiores têm um semáforo verde separado para o tráfego que vira à esquerda, mas apenas um semáforo vermelho/amarelo. A luz verde para as outras direções mostra setas indo direto e para a direita, mas elas são facilmente ignoradas. Graças à moldura reflexiva branca em torno da maioria desses semáforos, eles são mais facilmente identificados pelo seu contorno.
Em estradas de duas ou três faixas, é educado sair da faixa da direita (se for seguro fazê-lo) quando pretende seguir em frente; isso mantém a faixa da direita livre para o tráfego de conversão à direita. Ao voltar para a faixa da direita, preste atenção aos veículos em movimento rápido que se aproximam por trás.
Se a faixa da direita estiver marcada com 'A', é uma faixa exclusiva para ônibus. Uma faixa marcada como 'A / TAKSI' também pode ser usada por táxis. Os veículos eléctricos também poderão utilizar esta via se tal for indicado. Os outros utentes da estrada só podem entrar na faixa para virar à direita numa estrada vicinal.
As autoestradas mais antigas ainda têm alguns locais onde são permitidas inversões de marcha para chegar a uma saída na faixa de rodagem oposta. Geralmente há um limite de velocidade menor nesses locais; a A2 (Vilnius – Panevėžys) tem sinais de limite de velocidade variável que são ativados quando um veículo está no trecho de meia-volta.
Os motoristas não observam necessariamente as regras de trânsito, por isso especialmente os pedestres devem exercer a mesma cautela que em outros países da antiga União Soviética. A movimentação de animais domésticos e ovas pode causar situações perigosas nas estradas e autoestradas.
As rotundas são uma característica da rede rodoviária lituana, especialmente nas cidades. Visitantes de países onde este tipo de cruzamento é incomum ou nem sequer é usado podem achar útil o artigo da Wikipedia sobre rotatórias.
O limite de álcool no sangue é de 0,4‰ na Lituânia para condutores de automóveis particulares de passageiros; limites mais baixos aplicam-se a outras categorias de veículos, transportes comerciais ou condutores novatos (que possuam carta de condução há menos de dois anos).
Os radares fixos são frequentes ao longo de estradas secundárias e autoestradas, geralmente perto de cruzamentos ou passagens de peões, e nas cidades. Geralmente são anunciados por uma placa. Muitos deles parecem ter sido projetados para serem virados de vez em quando, observando a direção oposta. Há também um número crescente de radares controlando a velocidade média do veículo ao longo da distância.
Combustível
[editar]Gasolina e óleo diesel estão disponíveis em todos os postos de abastecimento. O GLP está disponível na maioria das estações maiores. EV é mais raramente. Os bicos de gasolina são verdes, enquanto os bicos de diesel são pretos.
Embora existam marcações de combustível da UE nos postos de abastecimento, existe também o sistema local. A gasolina é rotulada com um número, que normalmente é usado na placa de preço e é exibido na bomba em dígitos maiores. Este número é o RON (Research Octane Number) do combustível. "95" significa gasolina 95 RON. Está disponível em todas as estações. Algumas estações também podem ter “98”. O preço da gasolina 98 RON normalmente não é exibido na placa; você precisa procurar o preço na bomba.
O GLP é rotulado como GLP ou SND . Os postos que fornecem GLP também terão armários com botijões de gás de 50 litros. Esses gabinetes são geralmente rotulados como DUJŲ BALIONAI ("vasilhas de gás"). Uma lata custa cerca de 20€. Esses botijões são utilizados principalmente para cozinhar em áreas sem abastecimento de gás natural, sendo uma alternativa mais barata aos fogões elétricos. Esses recipientes são grandes demais para caber em caravanas.
O combustível diesel é geralmente rotulado como “D”, mas também pode ser rotulado como “DK”. Alguns postos de gasolina (especialmente rurais) também podem ter bicos de diesel rotulados como “DK”. Estes dispensadores de diesel destinam-se a fins agrícolas, como acionamento de tratores e outros equipamentos agrícolas. Este combustível é vendido a granel aos agricultores, que o armazenam e distribuem nas suas explorações. É vendido com desconto aos agricultores, mas tem 3 capturas:
- Há uma cota de quanto pode ser comprado,
- você não pode usá-lo em seu carro, e
- você precisa fornecer uma licença para comprar este combustível.
Os carregadores EV podem ser encontrados em alguns grandes postos de gasolina e estabelecimentos privados.
Normalmente, você paga o combustível na loja, que terá uma placa que diz PARDUOTUVĖ . Alguns postos também podem ter uma máquina de autoatendimento próxima à porta da loja. Normalmente você não paga na bomba, exceto em estações autônomas. Na maioria dos postos, entre 22h00 e 06h00, é necessário pagar antes de abastecer.
Aluguel de carros
[editar]Algumas locadoras (especialmente na UE Ocidental) podem não permitir que seus veículos entrem na Lituânia, verifique antes de reservar um carro. Se outros meios de transporte não funcionarem para você, pode ser necessário trocar de carro na fronteira.
Muitas das empresas internacionais de aluguer de automóveis também operam na Lituânia, mas a densidade das estações de aluguer não é tão densa como, por exemplo, na UE Ocidental. Se você estiver perto de um dos aeroportos internacionais ( Vilnius , Kaunas ou Palanga , perto de Klaipėda), verifique no site desse aeroporto se há locadoras de veículos presentes lá.
Além disso, existem muitas locadoras de veículos menores. Muitos deles entregarão o carro em um endereço previamente acordado (geralmente apenas na Lituânia) em um horário previamente combinado. A devolução do carro funciona da mesma maneira; portanto, até mesmo o aluguel só de ida é possível. No entanto, podem ser aplicadas sobretaxas para retirada e devolução no ponto de encontro. Essas locadoras podem ser encontradas nos dois principais portais de anúncios de automóveis:
- https://autoplius.lt , Skelbimai > Daugiau > Transporto nuoma > Lengvųjų automobilių nuoma (Anúncios classificados > Mais > Aluguel de veículos > Aluguel de carros)
- https://autogidas.lt , Nuoma > Automobilių nuoma (Aluguel > Aluguel de carro)
CityBee oferece aluguel de carros baseado em aplicativo para smartphone.
De autocarro/ônibus
[editar]Na Lituânia é fácil deslocar-se de autocarro e praticamente todos os lugares maiores e mais pequenos podem ser alcançados de autocarro. Existem dois tipos de ônibus intermunicipais: expresso e regional. Os ônibus expressos param apenas nas principais cidades e geralmente são muito mais rápidos que os regionais. Os ônibus expressos também tendem a ser muito mais novos e confortáveis. Às vezes (mas nem sempre) esses ônibus são explicitamente rotulados como Ekspresas ("expresso"). É a melhor opção para viagens de longa distância entre cidades. Em contrapartida, os ônibus regionais param em todas as paradas do caminho. Por isso costumam ser lentos, por exemplo uma viagem de 40 km pode durar uma hora. Os ônibus regionais são principalmente carros antigos importados dos países nórdicos. A qualidade do serviço nesses autocarros pode ser inferior em comparação com os padrões ocidentais. Os ônibus regionais são melhores se você precisar chegar a estações contornadas por ônibus expressos. No entanto, não é incomum que os ônibus expressos e regionais façam a mesma rota, por isso é melhor perguntar com antecedência. Alguns autocarros são indirectos, ou seja, passam por cidades fora do caminho directo entre duas cidades. Geralmente são rotulados como "CidadeA - CidadeB por CidadeC" ( que significa "via").
Os autocarros circulam regularmente entre os principais centros e os centros regionais. Geralmente há uma empresa de ônibus em cada cidade. Alguns dos maiores e melhores são TOKS (de Vilnius ), Kautra (de Kaunas ), Klaipėdos autobusų parkas (de Klaipėda ), Busturas de Šiauliai e a empresa de mini-ônibus Transrevis. Para estudantes com carteira de estudante lituana, as empresas de ônibus concedem 50% de desconto durante todo o ano. Por lei, para estudantes com ISIC (Carteira de Identidade de Estudante Internacional) emitida em países da União Europeia , as empresas de ônibus também deverão conceder 50% de desconto. Lembre-se de guardar sua passagem até o final da viagem, caso os fiscais decidam verificar o ônibus em uma das estações.
A maior parte das rotas e curvas de ônibus da Lituânia foi listada no endereço autobussubiletai.lt , no qual você também pode reservar passagens para determinadas rotas. No entanto, preste atenção ao fato de que o sistema de pagamento suporta apenas alguns bancos lituanos e seu cartão de crédito pode não funcionar. Outro serviço de passagens de ônibus on-line é o iticket.lt , que oferece mais opções de pagamento.
Para ônibus e trólebus em trajetos dentro de vilas e cidades, recomenda-se comprar a passagem antecipadamente em um quiosque, embarcar no veículo pela porta do meio e carimbar a passagem com um dos furadores. Costumavam ficar perto da porta do meio, mas com a introdução da bilhetagem eletrônica, muitas vezes há um único bilhete perfurado atrás do banco do motorista. As passagens compradas com o motorista, em vez de nos quiosques, são mais caras e também podem gerar uma resposta espontânea se o ônibus estiver atrasado ou lotado e você não fornecer o troco exato. Os estudantes com carteira de estudante lituana ou ISIC (cartão de identidade de estudante internacional) emitido em países da União Europeia têm direito a 50% de desconto para bilhetes individuais e 80% de desconto para bilhetes mensais. Os inspetores verificam periodicamente os ingressos e emitirão multa se você não conseguir apresentar um ingresso validado ou documento que comprove a elegibilidade ao desconto. A saída do ônibus é pela porta do meio e é importante dirigir-se até a porta antes que o ônibus pare - pode ser impossível sair depois que as pessoas começarem a embarcar.
Além dos ônibus comuns, existem micro-ônibus que costumam operar em rotas expressas.
Existe um planejador nacional de rotas de transporte público visiMarsrutai .
De comboio/trem
[editar]O serviço ferroviário estatal de passageiros LTG Link oferece serviços para as principais cidades da Lituânia, bem como um serviço internacional de Vilnius para Varsóvia e Cracóvia com uma mudança em Mockava. A maioria dos trens também para em estações menores ao longo do caminho. Parte dessas estações menores é inacessível por qualquer outro meio de transporte público. As tarifas são baixas em comparação com a Europa Ocidental: Vilnius-Kaunas cerca de 9 – 104 km, Vilnius – Klaipėda cerca de 23 – 376 km (em março de 2023). Nas principais estações ferroviárias, os bilhetes são adquiridos na bilheteira do edifício da estação até cerca de 5 minutos antes da partida. Um bilhete é válido apenas no trem exato para o qual foi vendido. Porém é possível comprar ingressos antecipadamente. Na compra de passagens de ida e volta é aplicado desconto de 5% na passagem de volta. Muitas paradas menores não têm bilheteria e as passagens são compradas com o comissário de viagem a bordo do trem. Caso embarque no comboio numa estação com bilheteira em funcionamento e queira comprar o bilhete ao comissário de viagem terá de pagar uma taxa adicional de 2€. No entanto, esta pode ser a única opção se alguém chegar tarde demais à estação, mas conseguir pegar o trem. Aplicam-se as mesmas regras de descontos que para outros transportes públicos, além de descontos promocionais ocasionais. Em particular, há um desconto de 50% para estudantes com carteira de estudante lituana ou ISIC. Há também desconto para grupo de passageiros que viajam no mesmo trem no mesmo dia a partir de 10% para grupos de 3 a 20 pessoas. Os bilhetes são validados pelos comissários de trem e devem ser guardados até o final da viagem devido a verificações esporádicas dos inspetores.
Dependendo da rota, os trens podem ser uma opção mais rápida ou mais lenta do que ônibus ou microônibus. Exemplos de rotas intermunicipais onde é mais rápido viajar de trem são Vilnius-Klaipėda e Vilnius-Kaunas. Não existem linhas ferroviárias de alta velocidade na Lituânia. Onde as rotas se sobrepõem, os trens geralmente circulam com menos frequência do que o transporte rodoviário. No entanto, por vezes, o comboio é a única opção para chegar a destinos remotos, longe das principais estradas e cidades (especialmente nas rotas Vilnius-Marcinkonys e Vilnius-Turmantas). Isso torna os trens populares entre os visitantes da natureza e os cidadãos que procuram frutas silvestres ou cogumelos.
Em geral, os trens são mais espaçosos que os ônibus, o que os torna adequados para quem tem malas grandes ou itens grandes (como esquis, bicicletas). É possível transportar bicicletas a bordo de todos os trens, porém é necessário um bilhete especial para bicicletas (a taxa depende da distância). A maioria dos trens possui suportes especiais para bicicletas localizados no primeiro ou no último vagão. No entanto, estes podem acomodar apenas 2 a 3 bicicletas e não é incomum simplesmente alinhar as bicicletas ao longo do corredor. Tal prática é aceitável desde que as bicicletas não restrinjam a circulação de pessoas. A maioria dos trens regionais tem uma configuração de 3 a 3 cadeiras ao lado de 2 a 2 cadeiras em toda a ilha. Isto significa que até 10 pessoas podem ver-se simultaneamente e torna os comboios populares entre as grandes empresas. Em alguns trens, 3 assentos formam um banco confortável, longo e largo o suficiente para ser usado como cama - desde que haja espaço suficiente para outros passageiros. Alguns dos trens de longa distância possuem compartimentos que podem acomodar seis passageiros sentados, geralmente de sexta a domingo.
A histórica ferrovia de bitola estreita Aukštaitija em Anykščiai oferece viagens curtas ao lago Rubikiai. No verão funciona em horário regular, nos demais horários os passeios devem ser reservados com antecedência.
Fale
[editar]A língua oficial da Lituânia é o lituano , constituindo uma das duas línguas (juntamente com o letão ) do ramo báltico da família indo-europeia. Apesar da proximidade do lituano com muitas outras línguas europeias, a sua gramática antiquada torna-o uma língua notoriamente difícil de dominar. Para se tornar fluente no idioma, é preciso quase um ano de estudo. Dito isto, qualquer tentativa de falar a língua ou adquirir algumas palavras será recebida com entusiasmo pelo povo. Os lituanos estão plenamente conscientes de que a sua língua é difícil de ser compreendida pelos estrangeiros e não esperam que você seja proficiente nela.
O inglês é amplamente falado pela geração mais jovem que cresceu após a independência, mas a geração mais velha que cresceu sob o domínio soviético normalmente não fala inglês. Os lituanos que falam inglês geralmente gostam de praticá-lo com estrangeiros.
O russo é comumente usado como segunda língua na Lituânia, embora seu uso esteja diminuindo, já que a maioria dos lituanos mais jovens prefere estudar inglês. Apesar desta tendência, a Lituânia alberga uma considerável minoria étnica russa que fala russo como primeira língua. Segundo dados da UE, 40% dos lituanos falam russo. Em geral, as gerações mais velhas são mais fluentes em russo do que as gerações mais jovens, mas a geração mais jovem que foi educada após a independência tem maior probabilidade de falar inglês do que russo. Os russos étnicos mais jovens, educados após a independência, têm maior probabilidade de falar lituano como segunda língua. Os russos étnicos mais velhos que foram educados durante a era soviética, por outro lado, geralmente não falam lituano.
Devido à história complicada e turbulenta da Lituânia com a Rússia, alguns lituanos étnicos podem ficar ofendidos se forem abordados em russo. O uso do russo pode ser interpretado como uma falta de respeito pela língua e cultura lituanas, especialmente em circunstâncias ou situações políticas delicadas.
Outras línguas faladas incluem o polaco e o alemão , mas a sua utilização é limitada a alguns bolsões do país.
Na Samogícia (Lituânia Ocidental), a maioria das pessoas também fala samogitiano, que é um pouco diferente do lituano padrão.
Compre
[editar]Dinheiro
[editar]Taxas de câmbio para euros
Em janeiro de 2024:
As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com |
A Lituânia utiliza o euro , como vários outros países europeus . Um euro é dividido em 100 centavos. O símbolo oficial do euro é € e o seu código ISO é EUR. Não existe um símbolo oficial para o centavo.
Todas as notas e moedas desta moeda comum têm curso legal em todos os países, exceto que as moedas de baixo valor (um e dois cêntimos) são gradualmente eliminadas em alguns deles. As notas têm a mesma aparência em todos os países, enquanto as moedas têm um desenho padrão comum no verso, expressando o valor, e um desenho nacional específico do país no anverso. O anverso também é usado para diferentes designs de moedas comemorativas. O desenho do anverso não afeta a aceitabilidade da moeda.
A Lituânia adotou o euro como moeda em 31 de dezembro de 2015, substituindo a litas (plural litai ou litų ). A moeda antiga foi convertida para euros a uma taxa de câmbio fixa de 1:3,45280 Lt. Você pode trocar a moeda antiga no banco central indefinidamente.
Gorjeta
[editar]5% é o valor padrão da gorjeta, mas em alguns casos a gorjeta de 5% já está incluída na taxa de serviço.
Compras
[editar]A Lituânia tem muitos centros comerciais para uma população tão pequena. Não há grande diferença entre os shoppings daqui e da Europa Ocidental. Especialmente, a Lituânia tornou-se um destino de turismo de compras para os cidadãos da Bielorrússia e da Rússia, onde alguns artigos não estão disponíveis ou custam consideravelmente mais.
Vilnius tornou-se um paraíso de compras quando muitos grandes centros comerciais foram abertos por toda a cidade. Akropolis (uma rede de shopping centers na Lituânia) é um deles e definitivamente vale a pena visitar se você é um maníaco por shoppings, pois abriga uma pista de patinação no gelo, pistas de boliche e um cinema. Os maiores centros comerciais são Akropolis e Panorama.
Gariunai é o maior mercado ao ar livre do Báltico, localizado no extremo oeste de Vilnius. Milhares de comerciantes podem ser encontrados lá num bom fim de semana, não só da Lituânia, mas também de lugares tão distantes como a Ucrânia. Roupas, sapatos, músicas e softwares podem ser comprados lá. Os produtos falsificados são onipresentes. Um preço baixo é garantido, a qualidade não.
Kaunas também é uma cidade de shopping centers, e a avenida Laisvės, no centro da cidade, é uma via de pedestres. Os principais centros comerciais de Kaunas são: Akropolis, Mega, Molas, Savas, HyperMaxima e área comercial de Urmas. Existe até aquele símbolo da “cultura de shopping”, que é novo na Lituânia, Akropolis.
Klaipeda é um importante centro comercial para pessoas da Letónia e de Kaliningrado. Os principais centros comerciais são: Akropolis, Arena, Studlendas e BIG. Muitas pessoas que vêm para a cidade em navios de cruzeiro fazem compras em Klaipeda, devido à boa relação custo-benefício.
Veja
[editar]Sendo o país mais meridional dos países bálticos, a herança histórica da Lituânia distingue-a bastante dos outros dois. Ao visitar este pequeno mas colorido país hoje, poucos viajantes poderão adivinhar que este já foi o maior país da Europa. Alguns monumentos são lembranças daquelas idades de ouro, quando o Grão-Ducado da Lituânia se estendia até aos dias de hoje na Rússia , na Polónia e na Moldávia , mas menos ainda estão ainda dentro das fronteiras da Lituânia. O sítio arqueológico de Kernavė , então uma capital medieval, é hoje Patrimônio Mundial e possui montes históricos, bem como um museu. O Castelo da Ilha Trakai em Trakai é às vezes chamado de "Pequena Mariënburg". Está localizado numa ilha e foi um dos principais redutos nos primeiros tempos do Grão-Ducado da Lituânia. Embora tenha sido severamente danificado nas guerras do século XVII com a Moscóvia, o castelo foi maravilhosamente restaurado no século XIX e é hoje uma atração turística popular. O Castelo de Kaunas em Kaunas é ainda mais antigo, mas apenas um terço do edifício original permanece.
A encantadora capital do país, Vilnius , é um lugar pequeno e agradável com um centro histórico classificado pela UNESCO. É o lugar perfeito para admirar uma variedade de estilos arquitetônicos , pois possui uma mistura de edifícios góticos, renascentistas, barrocos e neoclássicos. Passeie pelas ruas estreitas e pelos pátios aconchegantes e relaxe para tomar um café em uma das muitas cafeterias da Pilies Street. Em seguida, caminhe pela Avenida Gediminas, a rua principal da cidade repleta de prédios governamentais e teatros, em direção ao antigo bairro de Žvėrynas . Com cerca de 65 igrejas, a famosa Torre Gediminas , a Praça da Catedral , o Palácio Real , o Palácio Presidencial e muitos outros monumentos e museus, não ficará sem coisas para ver em Vilnius tão cedo.
Para um dia no mar, a popular estância balnear de Palanga é o local ideal. Embora fique lotado no verão, tem ótimas praias e lindas dunas de areia. Dunas de areia também são o que você encontrará em Curonian Split , com quase 100 km de extensão , que separa a Lagoa da Curlândia da costa do Mar Báltico. É um Patrimônio Mundial compartilhado entre a Lituânia e a Rússia e é melhor explorado a partir da grande cidade portuária de Klaipėda , que também é um bom centro para outros resorts à beira-mar na costa do Báltico. Não muito longe de Klaipeda fica a vila de Juodkrante , famosa por sua Colina das Bruxas , decorada com esculturas de lendas e contos do país. A cidade piscatória de Nida é elogiada pelas suas margens e pelo antigo cemitério etnográfico.
Para um dia no mar, a popular estância balnear de Palanga é o local ideal. Embora fique lotado no verão, tem ótimas praias e lindas dunas de areia. Dunas de areia também são o que você encontrará em Curonian Split , com quase 100 km de extensão , que separa a Lagoa da Curlândia da costa do Mar Báltico. É um Patrimônio Mundial compartilhado entre a Lituânia e a Rússia e é melhor explorado a partir da grande cidade portuária de Klaipėda , que também é um bom centro para outros resorts à beira-mar na costa do Báltico. Não muito longe de Klaipeda fica a vila de Juodkrante , famosa por sua Colina das Bruxas , decorada com esculturas de lendas e contos do país. A cidade piscatória de Nida é elogiada pelas suas margens e pelo antigo cemitério etnográfico.
A poucos quilômetros da cidade de Šiauliai , no norte , você encontrará a notável Colina das Cruzes , um local de peregrinação extraordinário e popular. Mais de 100.000 cruzes – pequenas, enormes, simples e exuberantes – foram colocadas aqui por fiéis de todo o mundo. Do outro lado do país, no extremo sul, você encontrará a popular e elegante cidade termal de Druskininkai , cercada por lagos e rios.
Tal como os seus vizinhos bálticos, a Lituânia tem muito a oferecer aos amantes da natureza . Densas florestas, colinas, belos lagos e rios azuis são a base principal. O arborizado Parque Nacional Aukštaitija é talvez o mais popular dos parques nacionais do país e é o lar de alces, veados e javalis. Alguns dos pinheiros que você verá aqui têm até 200 anos e o parque é um refúgio seguro para muitas plantas e pássaros ameaçados de extinção no resto do país. Os 126 lagos e inúmeros riachos entre eles fazem do parque um ótimo local para atividades de esportes aquáticos e as vilas do parque possuem algumas interessantes igrejas de madeira. Outro favorito é o Delta de Nemunas . As vastas zonas húmidas em torno do local onde o rio Neman deságua no Mar Báltico são um destino popular de ecoturismo e um importante habitat para aves.
A Lituânia possui muitos locais religiosos , especialmente de fé católica. Todos eles estão abertos a pessoas de qualquer religião e origem. Os locais de peregrinação mais populares para visitar são:
- Žemaičių Kalvarija na Samogícia (a maioria dos peregrinos chega em julho)
- Colina das Cruzes perto de Šiauliai
- Nossa Senhora da Porta do Amanhecer , Vilnius
- Šiluva , Samogícia.
Faça
[editar]Se você está procurando algum tratamento de saúde ou recreação os melhores resorts para isso são Druskininkai e Palanga. Neringa é uma ótima opção para umas férias agradáveis e tranquilas para se tornar um só consigo mesmo.
O basquete é o esporte nacional, e a nação é louca por basquete (comparável aos britânicos com o futebol e à Nova Zelândia com o rugby). A Lituânia é uma das seleções de maior sucesso nas competições internacionais, ganhando medalhas em três dos quatro torneios olímpicos (bronze) e terminando em quarto lugar em 2008. Tudo isso em apenas cinco participações olímpicas. Os principais clubes nacionais são o BC Žalgiris de Kaunas e o BC Rytas de Vilnius. Por esta razão, em quase todos os parques e playgrounds você encontrará uma quadra de basquete.
Tenha cuidado se algumas pessoas o desafiarem para um jogo de basquete. Os lituanos comuns são muito bons no basquete e você pode ficar envergonhado.
Coma
[editar]Os jantares lituanos geralmente incluem carne, batata, vegetais e, às vezes, algum tipo de molho de coalhada. Caso em questão: os cepelinai , ou zepelins, que são massas em forma de zepelim à base de fécula de batata recheadas com carne, tradicionalmente cobertas com molho de creme de leite, manteiga e torresmos de porco. A carne de porco é tradicionalmente consumida, a carne bovina muito menos. Os veganos terão dificuldade em comer fora, embora algumas grandes redes de restaurantes tenham pratos vegetarianos no menu.
Alguns fast food na Lituânia, como Kibinai (do povo Karaim), pequenos pastéis geralmente recheados com cordeiro apimentado, e Čeburekai (um lanche tártaro da Crimeia), grandes dobras de massa com pouco recheio de carne, queijo ou mesmo maçãs, podem ser encontrado pela cidade.
Muitos restaurantes têm menus em inglês (geralmente no menu lituano) e, em menor grau, em russo. Embora tenha cuidado, pois às vezes os menus em outros idiomas podem ter preços inflacionados, embora isso seja uma raridade e não seja encontrado em Vilnius , ou nas redes mais conhecidas, como Čili Pica.
Enquanto estiver na Lituânia, deve-se experimentar estes pratos nacionais: aperitivos - Piršteliai prie alaus - massas folhadas finas e enroladas servidas com cerveja; pratos principais: Cepelinai (ou didžkukuliai ) su spirgučiais - bolinhos de batata com carne (cerca de 3,20€); Vėdarai - uma salsicha, feita de tripa de porco recheada com batata (cerca de 3€); Skilandis - estômago de porco recheado com carne, alho e defumado a frio; Plokštainis - farinha de batata (2,30–4€); Bulviniai blynai (panquecas de batata ralada) com molhos diversos; Virtinukai - hambúrgueres de coalhada; Kastinys - manteiga com creme de leite azedo; Šaltnosiukai - bolinhos recheados com mirtilos; Peixe - lúcio ou perca, muitas vezes assado inteiro ou recheado, ou transformado em peixe gefilte (vários preços); Silkė - marinado, assado, frito ou servido em arenque de gelatina; sopas - Šaltibarščiai (sopa de verão à base de beterraba e leite azedo), Juka (sopa de sangue) ou sopa de repolho temperada com cenoura, presunto, cebola. Ruginė duona (pão de centeio escuro) é muito aconselhável para experimentar com sopas. A culinária lituana também é famosa pelo amplo uso de frutas silvestres, cogumelos e queijo. Sementes de mel e papoula são comumente usadas como recheio de doces. Para sobremesas, experimente Žagarėliai - pastéis finos e torcidos fritos polvilhados com açúcar de confeiteiro ou Spurgos - uma variante lituana de donuts, geralmente recheados com conservas.
Beba e saia
[editar]A Lituânia é um país que bebe cerveja , sendo as marcas mais famosas Svyturys, Kalnapilis, Utenos, Volfas Engelman e Gubernija. Uma visita a um quiosque mostrará que podem existir mais de 50 marcas diferentes de cerveja neste pequeno país. As porcentagens de álcool são exibidas no rótulo e geralmente variam de 4 a 9,5%. Em comparação com outros países europeus, a cerveja é geralmente acessível, nas lojas 0,50–1€ por meio litro, nos bares 0,75–2€ por meio litro. A cerveja tem um sabor excelente, envergonhando as marcas globais e pode-se dizer que a lager lituana é de qualidade pelo menos igual à lager checa, eslovaca, alemã e polaca. Um pedido de cerveja lituana sempre gera boa vontade, mesmo em um restaurante chinês ou de outro tema estrangeiro.
Ao visitar um bar ou restaurante sem intenção de comer, experimente um dos petiscos do bar, muito apreciados pelos lituanos. O mais popular desses petiscos consiste em uma tigela de pedaços de pão de alho cobertos com queijo.
Além da cerveja, consome-se vodka bastante barata, mas de alta qualidade (ou "degtinė" em lituano), mas não na medida normalmente associada a esta parte do mundo. Além disso, cada região tem a sua própria especialidade caseira, da qual "Samane" é mais famoso ou notório e deve ser evitado. Os grandes supermercados oferecem uma variedade incrível de vodka de todos os principais países produtores de vodka.
O hidromel lituano , ou "midus", é uma bebida produzida exclusivamente sob controle governamental. É comumente feito de vários tipos da flora lituana, desde folhas e frutos até algumas cascas de árvores. O teor alcoólico varia de 10 a 75% (considerado medicinal).
Para os turistas, os vinhos espumantes de qualidade , como Alita ou Mindaugas, e os licores locais são escolhas populares para levar para casa.
O álcool não pode ser vendido em lojas entre as 20h00 (15h00 aos domingos) e as 10h00, mas pode ser adquirido em bares, cafés e restaurantes.
Em lojas e cafés, diferentes qualidades de chá e café estão amplamente disponíveis. A seleção de cafés varia desde marcas do norte da Europa até marcas francesas. Nas cafeterias, você deve pagar até € 1,50 pelo seu café. Alguns cafés oferecem também uma variedade de cafés especiais com preços mais ou menos especiais. Muitos cafés (kavinės) ainda fazem café “preguiçoso”, que é simplesmente borra de café e água fervente, não filtrada, com borra no fundo da xícara, muitas vezes surpreendendo quem bebe – pergunte antes de comprar. O chá costuma ser vendido a 50% do preço do café. Algumas das bebidas maravilhosas, como o Marganito, são ótimas para bebidas divertidas em festas e são classificadas como um dos melhores tipos de vinho do país, perfeitas para casamentos.
Ao contrário dos restaurantes ou pubs destinados a turistas, os bares (Baras) podem ser frequentados por bebedores pesados e, portanto, podem ser um tanto turbulentos. Mesmo assim, uma visita ainda pode ser muito gratificante, principalmente se você aceitar o convite para participar de um karaokê.
É proibido fumar em cafés, restaurantes, bares, discotecas, discotecas e outros estabelecimentos públicos. No entanto, muitas casas noturnas possuem salas internas para fumantes, que possuem um certo grau de ventilação.
Durma
[editar]Em Kaunas os hosteis tem um preco mais elevado que Vilnius, mas continuam sendo acessível. O Kaunas Apartments, e um complexo de apartamentos renovados que combram entorno de 10 a 20 euros por um quarto duplo com banheiro, dependendo da temporada. Em Vilnius os precos estão mais acessíveis, boa dica e o Vilnius Apartments que tem um esquema parecido com o de Kaunas, custa em torno de 10 euros a diária de um quarto duplo com banheiro.
O preço do alojamento depende muito do local. Por exemplo, em Joniškis (Norte da Lituânia), você pode conseguir um bom quarto de hotel por 25 euros, enquanto um quarto equivalente pode custar até 100 euros em Vilnius. Alguns hotéis não possuem páginas iniciais. No entanto, a Internet ajuda consideravelmente no planeamento.
Em todo o país, as homestays, dormindo “com a avó”, são típicas. Na rua principal de uma cidade há muitos moradores idosos que oferecem camas extras em seus quartos extras. Vale a pena procurar essas experiências.
Se quiser alugar o apartamento, os preços serão normalmente a partir de 200€ por mês. Nas maiores cidades existem empresas que alugam apartamentos “ao turista de longa data ou que aqui trabalha”. Nestes você completa em boas condições o apartamento mobiliado e limpo pela faxineira. A partir de 300€.
Se procura um apartamento por um período mais curto (a partir de alguns dias), faça uma pesquisa na Internet por "trumpalaikė butų nuoma". Isto dar-lhe-á alguns portais ou sites de empresas, embora nem todos estejam disponíveis em inglês – alguns, no entanto, estão disponíveis noutras línguas, como alemão, polaco ou russo.
Você encontrará os hotéis de cada cidade em suas próprias intercalações. Porém, lembre-se que este é o serviço mantido pelos voluntários e você não deve esperar pelos preços atuais e muito menos que haveria todas as possibilidades listadas.
Uma alternativa interessante de alojamento é um alojamento no campo ou uma casa de campo própria. Countryside.lt oferece um catálogo brilhante de alternativas de acomodação e você encontra quase todos os destinos rurais e um sistema de reservas a partir daí.
A maioria das grandes cidades, como Vilnius ou Kaunas, oferece uma abundância de opções de hotéis. Ao viajar para um local de férias popular no verão (como Palanga ou Druskininkai ), certifique-se de reservar um quarto com antecedência porque a demanda pode superar a oferta. Além disso, alguns dos cafés nas principais rodovias entre as cidades também possuem quartos para alugar.
Aprenda
[editar]A Lituânia tem um dos melhores sistemas educativos do mundo. Muitas universidades participam de programas de intercâmbio estudantil. A universidade internacional mais popular na Lituânia é a LCC International University em Klaipeda . As melhores universidades da Lituânia são a Universidade de Vilnius (Vilniaus Universitetas), a Universidade Técnica de Vilnius Gediminas (Vilniaus Gedimino Technikos Universitetas) e a Universidade de Tecnologia de Kaunas (Kauno Technologijos Universitetas).
Em Kaunas existe a maior universidade técnica, KTU, do país e uma universidade médica LSMU (Universidade Lituana de Ciências da Saúde), academia desportiva LKKA, academia de música e teatro LMTA, universidade agrícola ASU e Universidade multidisciplinar de Vytautas Magnus, VDU.
Klaipeda e Siauliai também possuem universidades próprias. No país também são encontradas várias instituições de ensino inferior que levam o nome de kolegija (colégio inglês).
A oferta do curso depende muito da universidade e também existem programas de inglês em algum lugar. No entanto, preste atenção ao facto de a língua oficial da Lituânia ser o lituano e a lei prescrever que o estudante lituano tem o direito de estudar em lituano na Lituânia. Especialmente todos os cursos do nível de candidato serão em lituano e nos programas de Master of Arts em inglês a maior parte dos cursos é em inglês. Dependendo das regras da universidade, os cursos devem ter um determinado número de estudantes estrangeiros presentes antes das aulas precisarem ser em inglês (isto diz respeito aos cursos anunciados para serem ministrados em inglês) e se este limite não for ultrapassado, o docente poderá lecionar, se desejar, em lituano.
O sistema de classificação na Lituânia é geralmente de 1 a 10, em que 5 a 10 correspondem aos desempenhos aceitos. Os estudantes locais geralmente têm que manter a média muito alta e ainda mais alta para conseguir a bolsa e garantir estudos gratuitos. Não há auxílio financeiro para estudos.
Trabalhe
[editar]Existem agora muitas opções de trabalho na Lituânia. Raramente se consegue gerir a vida profissional sem o domínio da língua, pelo que é altamente recomendável ter conhecimentos básicos de lituano. Você pode conviver com o russo ou, cada vez mais, com o inglês, embora sua milhagem possa variar.
Qualquer cidadão da UE pode trabalhar e viver livremente na Lituânia. No entanto, os cidadãos da UE que passam mais de 90 dias durante um período de 180 dias na Lituânia necessitam de obter um título de residência ( teisės Lietuvos Respublikoje gyventi pažymėjimas ou apenas TLRGP ). Este documento é emitido a qualquer cidadão da UE que possa apresentar prova de um seguro de saúde válido (sob a forma de um Cartão Europeu de Seguro de Doença) e de uma fonte de rendimento suficiente (o montante é determinado com base em circunstâncias individuais). Pode ser solicitado nos Migracijos departamentas (Departamento de Migrações). Após a obtenção do título de residência, é obrigatório registar a sua residência no município de residência no prazo de um mês. Isto requer prova, como um contrato de arrendamento, a assinatura do proprietário no formulário de declaração ou um extrato do registo predial que comprove a sua propriedade. Nem todos os funcionários da imigração estão familiarizados com os procedimentos para cidadãos da UE (que são muito menos rigorosos do que aqueles para cidadãos de países terceiros), portanto pergunte se tiver dúvidas.
Os cidadãos de países terceiros necessitam de uma autorização de residência e de um endereço registado para trabalhar.
O Departamento de Migração presta os seus serviços em lituano, inglês e russo. As visitas requerem inscrição através do site, onde também é possível indicar em qual idioma você deseja se comunicar.
A partir de 2021, os trabalhadores na Lituânia pagam 20% de imposto sobre o rendimento (até 400 euros/mês estão isentos de impostos para trabalhadores que ganham menos de aproximadamente 2.700 euros/mês) e 19,5% para seguro de saúde e desemprego. Sites como o Atlyginimo skaičiuoklė fornecem uma análise exata.
Os trabalhadores são obrigados por lei a submeter-se a inspeções de saúde periódicas se tiverem menos de 18 anos, trabalharem em turnos ou durante a noite, ou se o seu local de trabalho os expor a determinados fatores de risco. Este último é o caso mesmo para trabalhos de escritório (risco de cansaço visual e síndrome do túnel do carpo).
Segurança
[editar]Em geral, a Lituânia é um país seguro. Mas você deve tomar medidas básicas de segurança:
- Tome cuidado ao visitar bairros potencialmente perigosos à noite. Depois de escurecer, é mais seguro caminhar pelas estradas principais do que pegar um atalho por um parque ou complexo de apartamentos, já que essas áreas costumam ter pouca iluminação. Pegue um táxi se tiver medo de possíveis encontros. Algo a ter em conta é o roubo de bicicletas, sendo aconselhável não deixar objetos de valor no carro.
- Tal como noutros países da Europa de Leste, as demonstrações públicas de afecto entre parceiros do mesmo sexo, como dar as mãos ou beijar, podem resultar num confronto por parte de um espectador. A suspeita de homossexualidade também pode causar problemas.
- Os membros das minorias étnicas (particularmente os de ascendência africana) podem sofrer alguma forma de racismo . Isto não é tolerado pelas autoridades e os ataques racistas são raros. No entanto, os não-brancos podem ser encarados pelos habitantes locais, especialmente nas áreas rurais. Na maioria das vezes, isso pode ser por pura curiosidade e não por maldade. A questão das relações raciais, a história da escravatura e dos direitos civis são relativamente desconhecidas. Dito isto, a presença de vários jogadores de basquetebol afro-americanos na liga lituana ajuda e significa que o racismo talvez não seja um problema tão grande como outros países da Europa Oriental.
- Dirigir na Lituânia é considerado perigoso de acordo com os padrões europeus. A economia em rápida expansão da Lituânia levou a um aumento na densidade do tráfego, pelo que as taxas de acidentes são elevadas. Como pedestre, tome muito cuidado ao atravessar as estradas, pois as faixas de pedestres são amplamente ignoradas. Ao dirigir, tenha cuidado com motoristas agressivos, rápidos e irresponsáveis. É melhor ultrapassá-los, mesmo que eles estejam desrespeitando as regras. Tenha em mente que a polícia de trânsito pode ser corrupta. Cuidado com as estradas florestais, pois podem ocorrer facilmente colisões com animais selvagens.
Saúde
[editar]Se for mordido por um cachorro, animal selvagem ou cobra , procure atendimento médico imediatamente. As cobras não são venenosas na Lituânia, exceto a Víbora Europeia ( angis ), cuja mordida raramente é letal, embora bastante dolorosa. Uma mordida de cachorro ( šuo ) ou gato ( katė ) pode representar risco de raiva. Os mosquitos ( uodai ) não transmitem doenças e só incomodam nos meses de verão. Uma picada de carrapato da floresta ( erkė ) traz o risco de doença de Lyme ou encefalite.
A água da torneira é adequada para beber em muitas partes da Lituânia. Noutras áreas, a população local prefere comprar água engarrafada ou colocar água da torneira em filtros de água. Se precisar comprar água engarrafada, uma garrafa de 5 litros não custa muito mais cara do que uma garrafa de um litro. Em caso de dúvida sobre a água da torneira, procure aconselhamento local.
A água mineral também é oferecida em restaurantes, cafés e lojas, embora seja um pouco mais cara que a água da torneira. Algumas marcas populares são Birutė e Vytautas. Mas esteja avisado: são carbonatados e os estrangeiros descrevem "Vytautas" como "água do mar" devido ao seu sabor salgado.
Respeite
[editar]Os lituanos são uma nação báltica e são o seu próprio povo; confundi-los como russos ou qualquer outra coisa pode causar ofensa.
O lituano é uma língua notoriamente difícil de dominar, mas aprender a cumprimentar os habitantes locais na sua própria língua pode ser muito útil. Eles apreciarão seus esforços em lituano.
A Lituânia foi uma república constituinte da União Soviética desde o final da Segunda Guerra Mundial até 1990. No entanto, devido a vários acontecimentos históricos, incluindo ocupações do século XIX pela Rússia czarista, disputas territoriais com a Polónia no início do século XX e o domínio soviético no século 20; as discussões de disputas com países vizinhos podem ser delicadas. Ao fazer referência à Lituânia no contexto da ex-URSS, é essencial ter cautela, pois é improvável que elogiar as práticas soviéticas seja apreciado ou compreendido pelos lituanos.
A Segunda Guerra Mundial e o Holocausto são temas emocionais e delicados para muitos lituanos.
Os lituanos podem parecer por vezes nacionalistas. As identidades étnicas e as tradições locais podem ser levadas muito a sério. A história do país está repleta de invasões e confrontos. É melhor evitar comentários superficiais sobre temas delicados como a Segunda Guerra Mundial, a ocupação nazista e o domínio soviético.
Os lituanos podem parecer tristes, depressivos ( as taxas de suicídio na Lituânia estão entre as mais altas do mundo), um pouco rudes e desconfiados. Sorria para um lituano na rua e provavelmente ele não responderá com gentileza. Sorrir na Lituânia é tradicionalmente reservado aos amigos; sorria para um estranho e ele pensará que você está zombando dele e que há algo errado com suas roupas ou penteado. Além disso, um sorriso ocidental automático é muitas vezes considerado falso.
As mulheres em toda a área da ex-URSS são tradicionalmente tratadas com respeito. As mulheres viajantes não devem ficar indignadas quando amigos locais do sexo masculino pagam suas contas em restaurantes, abrem todas as portas à sua frente, oferecem a mão para ajudá-las a descer aquele pequeno degrau ou as ajudam a carregar algo mais pesado que uma bolsa - isso não é assédio sexual ou sendo condescendente.
Tal como acontece em todos os países bálticos , ainda existe algum ressentimento e desconfiança em relação à Rússia e os lituanos são frequentemente estereotipados como "anti-russos". Tenha em mente que a maioria dos lituanos não tem absolutamente nada contra o povo russo; em vez disso, muitos deles apenas permanecem desconfiados do governo russo.
O sentimento anti-China também é elevado na Lituânia e a maioria dos lituanos apoia firmemente o movimento de independência de Taiwan. A luta de Taiwan pela independência da China é vista pela maioria dos lituanos como uma reminiscência da sua longa e difícil luta pela independência da União Soviética.
Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto. |