Estônia
Informações básicas
|
A Estônia é um dos Países Bálticos, situado às margens do Mar Báltico. A Estônia ( estônia : Eesti ) é uma joia do Báltico que oferece aos visitantes a oportunidade de ver uma pequena terra dinâmica às margens do mar. O menor e mais setentrional dos Estados Bálticos, a Estónia tem encantadoras cidades antigas e uma herança que remonta à Liga Hanseática . A cidade velha de Tallinn foi construída na Idade Média , mas está em condições magníficas, com as muralhas e torres da cidade quase completamente intactas, e é considerada uma das melhores cidades antigas medievais da Europa. Os visitantes também podem conhecer uma ex-república soviética que agora faz parte da União Europeia. Vestígios da era soviética ainda estão lá para serem vistos, por exemplo, Paldiski , uma base militar soviética abandonada que já foi proibida para os próprios estonianos, pode ser facilmente visitada em uma viagem de um dia saindo da capital, Tallinn. A Estônia é conhecida por suas ilhas bucólicas e extensos pântanos que hoje são parques nacionais de fácil acesso para turistas. Praias gloriosas salpicam o extenso litoral, embora a temporada de natação seja curta – afinal, os países bálticos não são conhecidos pelo clima quente.
Regiões
[editar]A Estónia está dividida em 15 condados (ou maakonnad , singular - maakond ). Para realçar as características únicas da Estónia, utilizamos 4 regiões neste guia. Como o país é pequeno, a maioria dos destinos pode ser alcançada em poucas horas a partir de Tallinn .
Estônia Norte A região mais industrializada, com mais de um terço da população. Tallinn , com sua vida noturna e seu centro histórico medieval protegido pela UNESCO, é uma atração turística bem conhecida. Existem muitas pequenas vilas de praia bonitas, como Kaberneeme , Laulasmaa , Nõva , Käsmu e Võsu . O Parque Nacional Lahemaa pode ser alcançado em cerca de uma hora de Tallinn. |
Estônia Oriental condado de Ida-Viru, adjacente à Rússia, onde cerca de 70% da população consiste de etnia russa. Narva , com os seus muitos marcos históricos, é o ponto mais oriental do país. Estâncias balneares, como Toila e Narva-Jõesuu , estão entre as melhores da Estónia. |
Estônia Ocidental e Ilhas Conhecida pelos seus resorts, Haapsalu e Pärnu (a capital de verão da Estónia), e pelas suas ilhas ( Saaremaa e Hiiumaa as maiores). A região tem significado histórico. Noarootsi e as ilhas de Ruhnu e Vormsi são habitadas por suecos costeiros. Outros locais únicos incluem as ilhas Kihnu e Muhu com o seu rico património cultural e os parques nacionais de Vilsandi e Matsalu . |
Estônia Sul Centrado na animada cidade universitária de Tartu . Mais a sul e sudeste estão Mulgimaa , Võromaa e Setomaa com um património cultural único que ainda hoje é visível. O Parque Nacional Karula , o Parque Nacional Soomaa e as estações de esqui próximas a Otepää estão na região. |
Cidades
[editar]- Talin, – A capital e centro financeiro e cosmopolita da Estónia, com um centro histórico medieval. Bonito e caro (em comparação com outras cidades da Estónia).
- Tartu – Cidade hanseática e rica em museus às margens do rio Emajõgi. Além disso, é a segunda maior e mais antiga cidade da Estónia, um centro intelectual famoso pelas suas universidades e uma animada cidade estudantil.
- 3 Narva– A terceira maior e mais oriental cidade da Estónia, às margens do rio Narva, que faz fronteira com a Rússia . Famosa pelo castelo Hermann, em frente ao castelo de Ivangorod , e pelas fábricas de Kreenholm. Mesmo que possa parecer cinza e sem graça.
- 4 Pärnu– A 4ª maior cidade da Estónia e a capital de verão da Estónia, popular pelos seus complexos de balneoterapia e centros de spa, rodeada por inúmeras praias.
- 5 Rakvere– A quinta maior cidade da Estónia, a leste de Tallinn, famosa pelos seus festivais e espírito Punk e Rock.
- 6 Haapsalu– “Veneza do Norte”, importante balneário e cidade portuária de médio porte, boa para visitar spas, banhos de lama, velejar, nadar, monumentos interessantes da Idade Média, como a catedral e as Ruínas do Castelo Haapsalu, e o pitoresco Museu Ferroviário.
- 7 Viljandi– Uma cidade bonita, antiga e montanhosa, conhecida pelo seu Festival Anual de Música Folclórica de Viljandi, pela bela cidade velha e pelo parque impressionante e pitoresco ao redor do antigo castelo.
- 8 Kuressaare– A capital da ilha de Saaremaa , a única cidade da ilha, e sede do castelo Kuressaare. Também possui muitos spas, parques aquáticos e uma praia.
- 9 Valga– Uma cidade na fronteira com a Letónia , onde literalmente se transforma na cidade letã de Valka .
Outros destinos
[editar]Entenda
[editar]Capital | Tallin |
Moeda | euro (EUR) |
População | 1,3 milhão (2024) |
Eletricidade | 230 volts/50 hertz (Europlug, Schuko) |
Código do país | +372 |
Fuso horário | UTC+02:00 |
Emergências | 112 |
Lado de condução | certo |
editar no Wikidata |
Alguns visitantes tendem a ver os Estados Bálticos como países semelhantes com diferenças regionais. Partilham uma história recente comum: os três países declararam independência em 1918, com o colapso do Império Russo, foram ocupados pela União Soviética em 1940, pela Alemanha nazi em 1941 e novamente pela União Soviética desde 1944 até à restauração da independência em 1991. No entanto, existem diferenças entre as línguas dos países (os estonianos falam uma língua finlandesa, ao contrário da Letónia ou da Lituânia) e a religião (os estonianos são irreligiosos, os letões são maioritariamente luteranos e os lituanos são católicos). Além disso, a Estónia está mais orientada para o Norte da Europa, enquanto a Lituânia está orientada para a Europa Central).
O turismo na Estónia tem vindo a crescer, com as estatísticas a mostrarem um salto de 1,8 milhões para 6 milhões de visitantes estrangeiros entre 2005 e 2015.
História
[editar]Após sete séculos de domínio alemão , dinamarquês , sueco , polaco e russo , a Estónia alcançou a independência em 1918. Ocupada e incorporada à força na URSS em 1940, recuperou a independência em 1991 através da sua "Revolução Cantante", um movimento não violento. que derrubou uma ocupação inicialmente violenta. Desde a partida das últimas tropas russas em 1994, a Estónia passou a promover laços económicos e políticos com a Europa Ocidental. É hoje um dos antigos estados comunistas mais prósperos, desfrutando de um ambiente de alta tecnologia, de uma economia aberta e liberal e de um sistema governamental transparente. Por outro lado, enfrenta um PIB per capita bastante baixo (mas crescente) e um modesto declínio populacional a longo prazo. Em 2011, o euro foi adotado como moeda oficial.
Pessoas
[editar]A Estónia é maior que os Países Baixos ou a Dinamarca em área, mas é um dos países menos densamente povoados da UE, com 1,3 milhões de pessoas. Os estonianos étnicos representam 69% da população e os russos 26%. As maiores concentrações de russos estão no nordeste (condado de Ida-Viru) e em Tallinn . A maioria dos russos étnicos da Estónia são residentes permanentes apátridas, podendo permanecer na Estónia, mas não são elegíveis para votar nas eleições ou trabalhar em empregos públicos, uma vez que o governo estónio exige que passem em testes que comprovem a sua fluência na língua estónia para serem elegíveis. para naturalização. Devido aos seus estreitos laços culturais e linguísticos com a Finlândia , muitos estónios étnicos consideram-se nórdicos, uma vez que não são bálticos, e consideram a classificação da Estónia como um estado báltico principalmente como uma conveniência geográfica.
A Estônia tem a população menos religiosa da União Europeia: 14% são luteranos (principalmente estonianos étnicos) e 13% são ortodoxos orientais (principalmente russos étnicos, embora haja uma pequena população ortodoxa estoniana). A atitude dos estonianos nativos em relação ao cristianismo pode diferir da atitude de outros europeus (finlandeses e russos são bons exemplos), uma vez que o cristianismo foi imposto aos estonianos nativos no século 13 pela conquista dos cruzados alemães e usado para consolidar o poder da nobreza alemã sobre os estonianos nativos durante os próximos 700 anos.
Geografia
[editar]- Clima
- Invernos marítimos, húmidos e moderados, verões curtos e frescos.
- Terreno
- Pantanosos, planícies; plano no norte, montanhoso no sul
- Ponto mais alto
- Suur Munamägi (literalmente Big Egg Mountain) 318 m acima do nível do mar, no sudeste, 20 km ao norte da rodovia principal que vai de Riga , na Letônia, à Rússia, perto da fronteira com os dois países. É o ponto mais alto dos Estados Bálticos.
- Geografia
- O terreno do continente é plano, pantanoso e parcialmente arborizado; offshore ficam mais de 1.500 ilhas e ilhotas.
- Natureza
- A Segunda Guerra Mundial e a subsequente ocupação foram devastadoras para os seres humanos, mas a destruição e o encerramento de grandes áreas para uso militar aumentaram, na verdade, a cobertura florestal da Estónia de cerca de 25% antes da guerra para mais de 50% em 1991. Lobos, ursos, linces, alces e veados, bem como algumas espécies raras de aves e plantas são abundantes. Os animais selvagens são exportados para alguns países da UE para programas de repovoamento florestal. A maioria dos animais pode ser caçada, sujeita a quotas anuais.
Feriadoseditar
[editar]- Feriado nacional : Dia da Independência, 24 de fevereiro; este dia de 1918 foi a primeira data da independência da Rússia Soviética (20 de agosto de 1991 foi a data da reindependência da União Soviética). Todo dia 24 de fevereiro, um grande baile é realizado pelo presidente para membros proeminentes e importantes da sociedade e dignitários estrangeiros. Se acontecer de você estar viajando em Tallinn naquele dia específico, certifique-se de assistir à cerimônia de hasteamento da bandeira nacional na Torre Pikk Hermann pela manhã e admirar o tradicional desfile militar.
- Jaanipäev : Dia de São João ou Solstício de Verão, realizado na noite de 23 para 24 de junho. A noite do dia 23 e boa parte da manhã do dia 24 é celebrada com fogueiras e um tradicional menu festivo centrado em churrascos e bebidas.
- Võidupüha (Dia da Vitória): 23 de junho é comemorado para comemorar a vitória decisiva sobre as forças alemãs do Báltico em 1919 durante a Guerra da Independência.
- Taasiseseisvumispäev (Dia da Restauração da Independência): 20 de agosto é comemorado pela separação da Estônia da União Soviética e pela restauração da independência do país em 1991.
- Natal ou Jõulud: Comemorado estritamente como um evento familiar.
- Véspera de Ano Novo : Como província soviética, as autoridades procuraram promover o feriado de Ano Novo, já que o Natal era praticamente proibido por seu alegado caráter "religioso" e "nacionalista". Após a restauração da independência, o significado do Ano Novo diminuiu, mas ainda é um dia de folga e comemorado. Este dia é usado pelos líderes do país para se dirigirem à nação.
Informação turística
[editar]- Visite a Estônia
Chegar
[editar]Brasileiros não precisam de visto para visitar o país por até 90 dias:
Restrições de visto:
Com exceções limitadas, como diplomatas e cidadãos permanentes da Estónia com cidadania russa, todos os cidadãos russos estão proibidos de entrar na Estónia, independentemente do seu estatuto de visto. |
(Informações atualizadas pela última vez em fevereiro de 2024) |
Visto
[editar]A Estónia é membro do Acordo de Schengen . Consulte Viajando pelo Espaço Schengen para obter mais informações sobre como funciona o esquema, quais países são membros e quais são os requisitos para sua nacionalidade. Resumindo:
- Normalmente não há controlos de imigração entre os países que assinaram e implementaram o tratado.
- Geralmente há verificações de identidade antes de embarcar em voos internacionais ou barcos que entram no Espaço Schengen. Às vezes, há controles fronteiriços temporários nas fronteiras terrestres.
- Um visto concedido a qualquer membro de Schengen é válido em todos os outros países que assinaram e implementaram o tratado.
De avião
[editar]Tallinn ( TLL IATA ) é a principal porta de entrada internacional da Estônia. Além de voos diários diretos de/para todos os principais centros escandinavos ( Estocolmo Arlanda , Aeroporto de Copenhague e Oslo ) e cidades bálticas ( Riga e Vilnius ), há voos diretos de muitos dos principais centros europeus, como Londres , Aeroporto de Frankfurt , Aeroporto de Munique , Bruxelas. e Amsterdã Schiphol , e Varsóvia . As conexões para o leste são de Kiev (temporariamente suspensas). A AirBaltic fornece a maior parte do serviço, sendo o restante fornecido pela Finnair, SAS, Lufthansa, LOT e outros. Easyjet, Ryanair e Wizzair oferecem opções de baixo custo para Tallinn, embora em muito menos lugares do que a maioria dos aeroportos internacionais nos países vizinhos.
A proximidade e os excelentes serviços de ferry com Helsínquia permitem a combinação de viagens aéreas abertas. Riga fica a apenas 2-3 horas de ônibus do sul da Estônia e pode ser outra boa opção.
Outros aeroportos da Estónia são utilizados maioritariamente para serviços domésticos, embora Tartu tenha uma ligação diária para Helsínquia , enquanto Pärnu e Kuressaare podem ter voos esporádicos para Estocolmo .
De barco
[editar]As linhas de ferry ligam Tallinn à Suécia (Estocolmo) e à Finlândia (Helsínquia, Mariehamn ). Tallinn-Helsínquia é uma das rotas marítimas mais movimentadas da Europa e tem 11 travessias diárias de ferry e 6 a 7 travessias diferentes de lancha rápida (não durante o inverno) em cada direção. As balsas são operadas pela Tallink , Viking Line e Eckerö Line . Os bilhetes de ferry podem custar apenas € 19 para ida e volta (geralmente o retorno é gratuito se retornar no mesmo dia; eles querem cruzeiros diurnos que supostamente gastam mais a bordo).
Conexões internacionais menores de balsa incluem Paldiski - Kapellskär (Suécia) e Paldiski - Hanko (Finlândia). Eles são operados pela DFDS Seaways .
Para obter informações sobre como entrar na Estônia com seu próprio barco, visite o State Port Register [link morto] e a página da Administração Marítima da Estônia para embarcações de recreio .
De carro
[editar]Boas conexões rodoviárias são ao sul ( via Baltica rota Tallinn- Riga - Kaunas - Varsóvia ) e leste (Tallinn- São Petersburgo , Tallinn- Pskov ). Qualquer viagem de carro para a Rússia envolve atrasos imprevisíveis na fronteira. A passagem de fronteira Narva / Ivangorod é conhecida pelas suas filas de meio dia, por isso utilize a passagem sul em Pechory sempre que possível e preste especial atenção ao sistema de bilhetes que lhe reserva um lugar na fila do lado estónio. As balsas do Mar Báltico também costumam levar carros.
De autocarro/ônibus
[editar]Muitas conexões boas e baratas de Riga e São Petersburgo para Tallinn . O serviço de longa distância de Vilnius , Kaunas , Kaliningrado e até Varsóvia ou Kiev também está disponível. O provedor de serviços regulares mais popular é o Grupo Luxexpress , outros incluem Ecolines e FlixBus .
Como as empresas de ônibus disponíveis podem mudar com o tempo, use sites de comparação de ônibus como este: https://www.busradar.com
De comboio/trem
[editar]Os serviços ferroviários internacionais entre Tallinn, por um lado, e Moscovo e São Petersburgo, na Rússia , por outro, foram suspensos várias vezes no passado. A Russian Railways (RZD) opera a conexão Moscou-Tallinn (via São Petersburgo) com trens noturnos diários. Os trens partem de Moscou às 21h20 e chegam a Tallinn às 13h38. Os serviços de Tallinn partem às 15h20 e chegam a Moscou às 09h32. A partir de 2023, o serviço ferroviário para a Rússia está suspenso. A amplamente (e um tanto descaradamente) anunciada conexão ferroviária de Riga a Tallinn é tudo menos razoável, porque faz um longo desvio e leva quase um dia inteiro para uma simples viagem entre as capitais vizinhas do Báltico. No entanto, os comboios locais do norte da Letónia para o sul da Estónia (ligação em Valka / Valga ) podem ser úteis. Valka / Valga é também a única passagem ferroviária de fronteira entre a Letónia e a Estónia. Os trens na passagem de fronteira não têm boas conexões, então esteja preparado para passar algumas horas lá.
Circular
[editar]Na Estónia, o sistema de transportes públicos está bem desenvolvido.
A partir de 1 de julho de 2018, a Estónia terá criado a maior zona de transporte público gratuito do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para os residentes locais.
De avião
[editar]A Estónia tem vários voos domésticos, principalmente entre o continente e as ilhas. Três das ilhas possuem aeroportos: Hiiumaa , Ruhnu e Kuressaare .
De barco
[editar]Geralmente é possível pegar carona na Estônia. Onde no passado era mais comum, hoje em dia as pessoas são bastante reservadas, especialmente quando veem turistas que esperam falar apenas inglês, que os estonianos de meia idade ou mais velhos podem não compreender.
Conseqüentemente, o sucesso é muito volátil. Você pode ter sorte em 10 minutos ou esperar 1 hora e meia sem que ninguém pare, especialmente em áreas remotas com menos tráfego. Não conte com a possibilidade de ser pego eventualmente, mas certifique-se de saber quando o último ônibus sai.
De carro
[editar]A maioria das estradas tem duas faixas, mas algumas rodovias nacionais (Tallinn-Tartu, Tallinn-Pärnu, Tallinn-Narva e anel viário de Tallinn) têm 4 faixas em alguns segmentos (principalmente mais perto de Tallinn). Todas as rodovias nacionais são de muito boa qualidade (estradas largas 1+1 com marcações de faixa). A qualidade da estrada em outras estradas varia. Em 2019, dos 16.600 km de rodovias na Estônia, 4.900 km foram pavimentados e outros 3.600 km foram lacrados.
O limite de velocidade é de 90 km/h no campo e 50 km/h nas cidades, salvo indicação em contrário.
Somente no verão é introduzido o limite de 110 km/h em rodovias selecionadas (geralmente vias de mão dupla com pelo menos 2 faixas em cada sentido), e o escopo é reconsiderado a cada verão. A sinalização rodoviária não está presente no inverno.
Radares de velocidade estacionários são frequentes nas principais rodovias. O aplicativo móvel Waze tem uma cobertura decente de limites de velocidade e câmeras estacionárias, o que é mais útil em viagens longas.
Ao contrário da Rússia e de alguns outros países, as áreas urbanas são sempre marcadas com uma placa de “área urbana”. Por outro lado, um sinal de trânsito com o nome de um assentamento em fundo azul não é necessariamente um indicador de uma área urbana.
As multas por ultrapassagem do limite em 20 km/h vão até 120€ , para +21-40 km/h até 400€ e risco de cassação da licença; até € 1200 para mais. Ignorar o semáforo vermelho custa até € 800 . A violação da proibição de ultrapassagem pode ir até 800€ .
Dirigir embriagado não é tolerado e acarreta multas pesadas. Conduzir sob o efeito do álcool é multado até 800€ por exceder 0,2‰. Cuidado com os pedestres bêbados, pois eles não são incomuns.
As luzes devem estar sempre acesas . Espera-se que todos os passageiros usem cintos de segurança.
O estacionamento deveria ser pago nas áreas centrais das grandes cidades. No centro de Tallinn, o estacionamento pago é aplicado 24 horas por dia, 7 dias por semana. O estacionamento normalmente é pago por telefone, seja no aplicativo (o método mais conveniente) ou por mensagem de texto (pode não estar disponível em números de telefone internacionais). Há um número limitado de máquinas de pagamento e exibição disponíveis. Prepare as moedas com antecedência, pois cartões de crédito e papel-moeda só são aceitos em máquinas de estacionamento em grandes estacionamentos internos, enquanto quebrar dinheiro pode ser difícil de encontrar nas proximidades.
A Estónia tem muitas empresas de aluguer de automóveis e o nível de inglês falado pelos seus representantes é geralmente muito elevado. O aluguel é um pouco mais barato do que na Europa Ocidental. Os serviços de aluguel de automóveis baseados em aplicativos para smartphone incluem Bolt Drive e CityBee . ELMO Rent oferece aluguel de carros por minuto.
Dirigir na Estônia é bastante fácil. Os motoristas geralmente são educados (com algumas exceções, portanto, fique atento) e obedecem aos limites de velocidade e outras regras de trânsito.
Não há muito tráfego nas autoestradas da Estónia em comparação com a Europa Ocidental ou, por exemplo, a Polónia. Engarrafamentos com atrasos mínimos podem ocorrer em Tallinn durante os horários de pico.
De autocarro/ônibus
[editar]A Estónia tem uma rede abrangente de autocarros em todo o país. Quase todas as cidades podem ser acessadas por um ônibus direto de Tallinn ou Tartu. Outras grandes cidades têm suas próprias rotas de ônibus, como Narva – Pärnu. Além disso, a maioria das cidades e vilas tem conexões regulares de ônibus para as grandes cidades e vilas próximas. Os locais mais pequenos muitas vezes só são servidos de manhã ou ao meio-dia e ao final da tarde (17h00/18h00). As conexões urbanas geralmente operam até as 21h. Certifique-se de não perder o último ônibus ou de não ficar preso durante o dia em uma cidade ou vila menor.
Todas as conexões estão disponíveis online através de Tpilet.ee (para conexões de longa distância) e Peatus.ee (para distâncias curtas e conexões locais – insira/escolha o nome exato da estação para obter resultados significativos; por exemplo, "Tallinna bussijaam" e não "Tallinn") . Carregue um aplicativo móvel pilet.ee para comprar passagens de ônibus locais. Os sites e aplicativos estão disponíveis principalmente em estoniano, inglês e russo. Você sempre pode comprar passagens com o motorista, exceto nos transportes públicos de Tallinn.
Você também pode comprar ingressos para muitas conexões online com o aplicativo Tpilet.ee ou Tpilet bussipiletid . Às vezes, o site móvel não mostra a opção de compra e você pode querer mudar o navegador do seu smartphone para o “modo desktop”. Às vezes é mais preferível comprar uma passagem de ônibus online, especialmente nos ônibus Simple Express ou Eesti Buss. Portanto, verifique com antecedência e, se ainda der tempo, compre logo antes da viagem, ou até mesmo com antecedência se tiver um plano específico. Isto aplica-se mesmo a distâncias curtas, onde em vez de 2,50€ o preço online é de 1,50€ (ou mais) com Simple Express. Caso a compra não seja exibida no Tpilet.ee , verifique diretamente com Eesti Buss ou Lux Express .
No entanto, os bilhetes comprados online só são mais baratos em algumas empresas, como a Simple Express, que também permite bilhetes eletrónicos no seu telemóvel. Para outras empresas, os bilhetes online precisam ser impressos e não podem ser usados no seu celular (como no Go Bus). Mas existem terminais de autoatendimento no terminal rodoviário da cidade para imprimir essas passagens. Alguns ônibus não têm energia, caso você queira carregar o celular (o Simple Express tem, o Go Bus não).
No que diz respeito a encontrar a paragem de autocarro certa, especialmente para distâncias mais longas, os autocarros não vão para todas as cidades, mas param no ponto mais próximo ao longo da auto-estrada. Essas paradas são indicadas com "... tee", como "Loksa tee" em vez de Loksa, a cidade. Certifique-se de saber onde entrar e onde descer do ônibus, considerando isso. Além disso, uma pesquisa on-line por uma conexão pode não encontrar nenhuma conexão porque você simplesmente escolheu os pontos de ônibus errados.
De comboio/trem
[editar]A rede ferroviária da Estónia não cobre todo o país. A qualidade das vias férreas e dos serviços está a melhorar constantemente, graças ao financiamento substancial da UE. As antigas máquinas soviéticas a diesel foram substituídas por modernos trens europeus.
Desde 2014, todas as operações ferroviárias nacionais de passageiros foram assumidas pela Elron , cujo site oferece horários, planejador de viagens e preços.
Os ingressos são vendidos a bordo. Você pode comprar sua passagem após embarcar no trem nas máquinas de bilhetes nos saguões dos trens, pagando com cartão de débito (-10% de desconto) ou com o condutor. Você também pode comprá-los online, nas principais estações ou em uma das raras máquinas de bilhetes, mas isso faz sentido principalmente para bilhetes de 1ª classe, que são em número limitado e podem estar esgotados. Todos os preços dos ingressos têm desconto de -10% quando adquiridos pela Internet.
Para assentos numerados de primeira classe, você precisará de um bilhete antecipado adquirido online (outros passageiros podem ver sua reserva pelo número do assento vermelho em vez do verde acima do assento na borda do chapeleiro). Uma passagem com tarifa padrão (2ª classe) não garante assento nos horários de pico (que geralmente são sextas e domingos à noite).
Informações sobre conexões de trem e preços também estão disponíveis em Peatus.ee .
Os preços dos bilhetes são bastante baixos - a viagem em 1ª classe de Tallinn para Tartu custa € 12,60-15,00 só de ida.
Fale
[editar]A língua oficial é o estoniano . Ao contrário da maioria das outras línguas europeias, o estónio faz parte da família linguística fino-úgrica, que inclui línguas como o finlandês e o húngaro. O estoniano não tem relação com quase todas as línguas entre a Islândia e a Índia, o que o torna uma língua difícil de dominar.
O inglês é amplamente falado e compreendido entre a geração mais jovem que estudou depois de 1990. As gerações mais velhas, no entanto, normalmente não falam inglês.
O russo é falado por uma parcela significativa da população (cerca de 30%) na Estônia e é a língua nativa da minoria étnica russa. Durante a era soviética, o russo era obrigatório nas escolas, o que significa que muitas pessoas mais velhas conseguem falar esse idioma de uma forma ou de outra. Certos bairros de Tallinn e cidades próximas da fronteira com a Rússia, como Narva e Kohtla-Järve em Ida-Virumaa , têm maiorias étnicas russas, onde o russo é comumente falado. Mais de 95% da população de Narva são falantes nativos de russo e mais de 85% são russos étnicos, portanto, se você estiver indo em direção a Narva, seria aconselhável ter alguns conhecimentos básicos da língua russa; A proficiência em inglês é significativamente menor em Narva.
Dada a relação difícil e complexa entre a Rússia e a Estónia, alguns estónios étnicos podem achar ofensivo tentar falar com eles em russo, pois isso pode ser visto como uma tentativa de minar a sua identidade e cultura nacionais. Por outro lado, muitos russos étnicos na Estónia, especialmente a geração mais velha, não falam bem o estónio ou não falam nada.
No que diz respeito a outras línguas estrangeiras, o finlandês também é falado muito bem por muitas pessoas em Tallinn e nos principais pontos turísticos, graças ao intenso turismo e às transmissões de TV do outro lado do golfo durante a década de 1990. O conhecimento da língua finlandesa na Estónia está em declínio porque a maioria dos finlandeses consegue comunicar em inglês, reduzindo a necessidade de os estónios o falarem, e a televisão em língua finlandesa não está disponível há mais de uma década como era na década de 1990. Como os dois idiomas são semelhantes, pode ser possível manter uma conversa básica se você falar devagar e estiver ciente de que pode não entender tudo 100% ou até 50%. O alemão já foi uma língua popular para aprender na escola na Estônia, e um grande número de pessoas (as estimativas variam de 10% a 25% da população) podem falar alguma coisa. No entanto, isso é cada vez mais discutível. De acordo com a filial do Instituto Goethe na Estónia, o ensino da língua alemã está em declínio, apesar do forte turismo da Alemanha e do importante comércio entre os dois países. Embora ainda bastante incomuns, o francês e o espanhol ganharam popularidade na década de 2010, especialmente entre a classe alta de Tallinn.
Compre
[editar]Dinheiro
[editar]Taxas de câmbio para euros
Em janeiro de 2024:
As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com |
A Estónia utiliza o euro , como vários outros países europeus . Um euro é dividido em 100 centavos. O símbolo oficial do euro é € e o seu código ISO é EUR. Não existe um símbolo oficial para o centavo.
Todas as notas e moedas desta moeda comum têm curso legal em todos os países, exceto que as moedas de baixo valor (um e dois cêntimos) são gradualmente eliminadas em alguns deles. As notas têm a mesma aparência em todos os países, enquanto as moedas têm um desenho padrão comum no verso, expressando o valor, e um desenho nacional específico do país no anverso. O anverso também é usado para diferentes designs de moedas comemorativas. O desenho do anverso não afeta a aceitabilidade da moeda.
A coroa estoniana (EEK) deixou de ter curso legal em 15 de janeiro de 2011, mas quaisquer coroas que sobrarem podem ser convertidas em euros no Banco da Estônia a uma taxa fixa de 15,6466 coroas por € 1 .
Bancos e cartõar
[editar]Caixas eletrônicos e casas de câmbio ( valuutavahetus ) estão amplamente disponíveis. Você obterá as melhores tarifas trocando somente após a chegada na Estônia. Evite trocar dinheiro no aeroporto ou porto, pois as tarifas são mais baixas.
Cartões de crédito e débito são aceitos na maioria das vezes, com exceções limitadas a estacionamentos de máquinas e fazendas rurais. O pagamento sem contato com cartões de crédito e débito é suportado por metade dos terminais de cartão em uso.
Gorjeta
[editar]As gorjetas só têm sido comuns na Estónia após a restauração da independência e, portanto, nem sempre são solicitadas. Uma gorjeta de 10% geralmente é adicionada ao preço em restaurantes e os motoristas de táxi geralmente ficam com o troco. Alguns restaurantes e pubs têm um pote ou caixa no balcão com a inscrição 'Dica', onde os clientes podem colocar o troco.
Custos
[editar]A Estónia é, em geral, muito mais barata do que a Europa Ocidental, mas já não é a pechincha que costumava ser na década de 1990; em áreas turísticas (como o centro histórico de Tallinn ), os preços são comparáveis aos encontrados na Alemanha e na Escandinávia. Ainda é possível gastar menos quando você sai dos caminhos tradicionais.
Aqui estão alguns preços de produtos normais: 1 kg de maçã – 0,80€ , prato regional num café – 3-5€ , 30 km de autocarro – 2€ , hostel – 10€ +, cerveja local na loja – 1,20€ . Mas quando se trata de locais turísticos, de repente os preços disparam: Castelo Rakvere – 9€ , passeio ao Parque Nacional Lahemaa a partir de Tallinn – 55€ , cerveja num bar turístico – 3-4,5€ . Tente evitar esta imitação turística – há muito para ver e fazer, mesmo sem um grande orçamento.
Coma
[editar]A comida estoniana baseia-se fortemente na cozinha alemã, russa e nórdica : os pratos tradicionais são pratos pesados de carne, repolho e batatas, com laticínios e peixes.
O que mais se aproxima de um prato nacional é a linguiça de sangue de porco verivorst , semelhante ao morcela inglês e ao mustamakkara finlandês , um prato comum de inverno, particularmente popular na época do Natal. É sempre acompanhado de geléia de mirtilo e muitas vezes servido com mulgikapsad , que é basicamente um ensopado de chucrute.
Muitos tipos de comida são semelhantes aos pratos russos e têm seus equivalentes quase exclusivamente na ex-URSS, como o hapukoor , ( smetana em russo), um molho de leite azedo com 20% de gordura para saladas, especialmente salada de batata kartulisalat .
Como a Estónia costumava ser uma potência de produção alimentar em massa nos tempos da URSS, alguns dos seus alimentos, desconhecidos dos ocidentais, ainda são bem reconhecidos na antiga União Soviética. Isto também é verdade ao contrário; nas mercearias da Estônia, produtos de países da antiga União Soviética, como a água mineral da Geórgia, estão amplamente disponíveis.
Entre outros alimentos do dia a dia, alguns produtos de caça são oferecidos em lojas de alimentos na Estônia, principalmente javalis, salsichas de alce e veados. Alguns restaurantes também oferecem carne de urso.
Para quem gosta de doces, o fabricante nacional de chocolate é a Kalev , com diversas lojas especializadas em todo o país e também supermercados que vendem o produto. Os mais aventureiros podem querer experimentar o kohuke , um doce aromatizado de coalhada de leite coberto com chocolate, disponível em todos os supermercados.
Beba e saia
[editar]A água da torneira é potável em todos os lugares, exceto onde diz que não é. Os estonianos conhecem o seu álcool. As bebidas favoritas incluem a cerveja local Saku , ou A. Le Coq , as marcas locais de vodca Viru Valge (Vironian White) e Saaremaa Vodka e o surpreendentemente suave e saboroso licor de ervas semelhante ao rum Vana Tallinn (Old Tallinn), famoso nos países de ex-URSS.
Beber em público é ilegal.
Um refrigerante local é o "Kali" (o equivalente estoniano de "kvass"), feito de pão integral fermentado. Pode ser descrito como um gosto adquirido.
Muitos moradores locais também confiam no "keefir", uma mistura de leite fermentado.
Durma
[editar]O número de hotéis explodiu de alguns para dezenas e centenas após o restabelecimento da independência da Estónia. Em 2004, Tallinn alcançou o primeiro lugar entre as cidades do Mar Báltico no número de dormidas em hotéis, embora ainda atrás de Estocolmo e Helsínquia no número total de dormidas.
À medida que as fazendas coletivas soviéticas foram dissolvidas, muitos agricultores passaram a administrar " turismitalud " ou fazendas turísticas, que são locais baratos e indispensáveis para passar férias na natureza, geralmente em uma antiga casa de fazenda. O Turismo Rural da Estónia fornece informações sobre as explorações turísticas na Estónia. Os albergues são outra opção popular para viajantes com orçamento limitado; veja o site da Associação de Albergues da Juventude da Estônia .
Muitas vezes, as acomodações oferecem um desconto se você reservar diretamente com elas (por exemplo, por telefone), em vez de usar um dos intermediários on-line monopolistas. Isto se deve ao fato de que a maioria das acomodações na Estônia pode ser reservada sem cartão de crédito. Portanto, não há garantia real de que alguém apareça. Só que os proprietários por telefone, pelo menos, não ficam presos a uma taxa on-line sem receber o aluguel do quarto.
Acampar é permitido praticamente em qualquer lugar, exceto em propriedades privadas. Alguns turistas até acamparam nos parques da cidade de Tartu porque os moradores locais assim lhes disseram. Caso contrário, se você não tiver barraca, alguns parques nacionais (como Lahemaa ) possuem torres de observação com cobertura e espaço para até 10 pessoas à noite.
Aprenda
[editar]A Estónia tem um grande número de estudantes estrangeiros que estudam nas suas universidades, especialmente de países nórdicos, uma vez que os diplomas estónios são reconhecidos em toda a UE. Veja os artigos da cidade universitária Tartu e da capital Tallinn para obter detalhes.
A educação é altamente valorizada e levada muito a sério na Estónia, e é considerada um factor-chave para o sucesso económico do país. O sistema educativo da Estónia é frequentemente elogiado como um dos melhores sistemas educativos do mundo. Sendo uma pequena nação sem recursos naturais significativos, a Estónia reconhece que o seu recurso mais valioso é o seu povo e o seu conhecimento.
No entanto, como resultado do elevado valor atribuído à educação, existe um excesso de oferta de indivíduos altamente qualificados na Estónia, o que pode criar um desafio para o mercado de trabalho. Muitos empregos que exigem educação mínima ficam vagos devido ao grande número de candidatos qualificados que buscam cargos de nível superior.
Trabalhe
[editar]Não existem obstáculos aos cidadãos dos países da UE para investirem e trabalharem na Estónia. Os cidadãos de países desenvolvidos não pertencentes à UE estão isentos de vistos de turista de curta duração. Os suecos e os finlandeses têm, de longe, a maior comunidade activa de estrangeiros pós-soviéticos na Estónia. A Estónia pode ter tido um crescimento vertiginoso entre 2001 e 2008, mas partiu de uma base muito baixa como uma antiga república soviética e, de acordo com o Statistics Estonia, o salário local médio mensal foi de cerca de 1220 euros em 2017.
Investimentos consideráveis e alguns trabalhadores vêm constantemente de países da CEI, embora sejam impostas restrições legais significativas.
O Conselho da Polícia e da Guarda de Fronteiras é a autoridade responsável pelo tratamento da papelada.
CV Keskus.ee é o portal de empregos mais popular da Estônia e que contém o maior número de anúncios de emprego.
CV Online é um dos mais antigos serviços de recrutamento e RH da Estônia, operando em 9 países (em 2005).
Segurança
[editar]A Estónia conseguiu evitar grande parte do crime e da insegurança que assolou muitas antigas repúblicas soviéticas após o colapso da URSS e hoje está entre os países europeus mais seguros. As atividades criminosas estão distribuídas de forma desigual por todo o território, com quase nenhum crime nas áreas insulares, pequenos crimes modestos nas áreas urbanas e uma taxa considerável de tráfico de drogas na área industrial predominantemente de língua russa do Nordeste.
Em Tallinn , os pequenos crimes são um problema e ocorrem alguns incidentes envolvendo turistas, principalmente furtos de carteira (especialmente nos mercados). No entanto, hoje em dia a Cidade Velha de Tallinn e outras atracções turísticas principais são vigiadas de perto pela polícia local e por empresas de segurança privadas.
Muitos estónios são condutores descuidados e imprudentes. O número de mortes em acidentes de trânsito por 100.000 pessoas é semelhante ao de países do Sul da Europa, como Portugal ou Itália. A Estónia tem leis rigorosas sobre a condução sob o efeito do álcool, com uma política de tolerância zero, mas os acidentes envolvendo condutores embriagados são, no entanto, um grande problema. As leis de trânsito da Estônia exigem que os faróis sejam sempre usados durante a condução e o uso de cintos de segurança por todos os passageiros é obrigatório.
A lei estónia exige que os peões usem pequenos refletores, que as pessoas geralmente fixam nos seus casacos ou bolsas. Embora esta lei raramente seja aplicada nas cidades, os refletores são muito importantes nas zonas rurais, onde pode ser difícil para os motoristas verem os peões, especialmente nos meses de inverno. Os infratores desta lei podem estar sujeitos a uma multa de cerca de 30-50€ , ou a uma multa superior até cerca de 400-500€ se o peão estiver sob o efeito de álcool. Os refletores são baratos e você poderá encontrá-los em muitos supermercados, quiosques e outras lojas.
Tal como em muitos países da UE, a polícia é muito eficaz no seu trabalho e não é corrupta. A tentativa de subornar a polícia pode resultar em ramificações legais.
O principal conselho para qualquer pessoa preocupada com a segurança pessoal é manter-se razoavelmente sóbrio, apesar dos preços tentadores do álcool. Ao dirigir, certifique-se de não ter ingerido álcool de antemão.
O número único de emergência 112 é válido em toda a Estónia para chamadas de socorro e ambulância.
Foi mencionado que é pouco provável que os estonianos comuns se aproximem sozinhos de um completo estranho ou de um turista. Se alguém de repente se voltar para você na rua (com perguntas ou assuntos de pequenos negócios), seria sensato ficar de olho em seus pertences. Por ser um país bastante homogêneo, os estonianos podem ficar intrigados se você não for branco. Dito isto, atos racistas não são comuns.
Demonstrações públicas de afeto entre parceiros do mesmo sexo podem ser encaradas com olhares, embora a violência seja muito improvável.
Saúde
[editar]Para um estónio, é considerado mauvais ton não criticar o sistema de saúde estónio. Estudos da UE demonstraram, no entanto, que a Estónia ocupa um saudável 4º lugar no bloco pelos indicadores básicos dos serviços de saúde pública, ao mesmo nível que a Suécia. Por volta de 1998-2000, o sistema de saúde da Estónia foi remodelado a partir do modelo obsoleto da URSS, direccionado para lidar com as consequências desastrosas da guerra em grande escala e actualizado pelos especialistas da Suécia. A Estónia harmonizou as suas regras em matéria de seguro de saúde para viajantes com os requisitos da UE. As informações sobre cuidados de saúde na Estónia são fornecidas pela agência governamental Eesti Haigekassa .
Para socorro rápido ou resgate, disque 112 .
A Estónia teve a segunda maior taxa de infecções por VIH/SIDA em adultos da Europa , mais de 1,3% ou 1 em 77 adultos (2013), 28 adultos por ano em 2019. Geralmente, a taxa é muito mais elevada em regiões de língua russa como Narva ou Sillamäe. Não piore a situação não protegendo a si mesmo e aos outros.
Os carrapatos transmitem doenças como a encefalite viral e a doença de Lyme , que podem ser transmitidas aos humanos. Sua temporada geralmente começa em abril e vai até outubro.
Cuidado com plantas venenosas como Hogweed de Sosnowsky e Giant Hogweed . Use roupas e óculos de proteção. Em caso de queimadura, limpe a pele com água e sabão e proteja-a do sol por pelo menos 48 horas.
A água da torneira geralmente é potável, embora algumas pessoas prefiram água engarrafada.
Respeite
[editar]Os estonianos podem parecer tristes, depressivos e talvez um pouco hostis no início. Não espere que eles ofereçam muitas gentilezas sociais ou conversa fiada; eles só dizem o que é oportuno. Depois de quebrar o gelo, você os encontrará abertos e sinceros.
Como na maioria dos lugares da ex-URSS, sorrir é tradicionalmente reservado aos amigos; sorria para um estranho e ele pensará que você está zombando dele e/ou que há algo errado com suas roupas ou penteado. Além disso, um sorriso ocidental automático é muitas vezes considerado falso.
Os estonianos tendem a manter distância física. Se houver uma situação de “muito tempo sem ver”, um abraço pode ser adequado.
Não levante a voz nem perca a paciência durante uma conversa. Uma conversa decente e tranquila é a forma de fazer negócios da Estónia. Por razões semelhantes, não se surpreenda se um estoniano demorar a formular uma resposta a tudo o que você disse; Eles preferem ouvir mais do que gostam de falar.
Na cultura estoniana, é considerado importante ser genuíno e autêntico nas interações com os outros. Isto significa que se espera que as pessoas digam o que querem dizer e cumpram os seus compromissos. Os estónios tendem a valorizar a responsabilidade e a prestação de contas pessoais e apreciam os indivíduos que assumem a responsabilidade pelas suas ações e decisões.
Os estónios tendem a valorizar a sua privacidade e espaço pessoal e podem não ser tão abertos ou interessados em discutir assuntos pessoais com estranhos ou conhecidos. Isto pode por vezes ser percebido como frio ou distante, mas é simplesmente um reflexo da ênfase cultural na privacidade e nos limites pessoais.
A Estónia, como membro da União Europeia, tem uma população diversificada devido a acontecimentos históricos, incluindo a migração soviética forçada durante a ocupação soviética após a Segunda Guerra Mundial. Os viajantes de diversas etnias podem atrair alguns olhares curiosos dos habitantes locais, especialmente nas cidades mais pequenas, mas no geral a Estónia é acolhedora com os visitantes e tem uma atitude tolerante para com os estrangeiros.
Tal como a Lituânia e a Letónia , os estónios são geralmente muito orgulhosos da sua nação e do seu país, e o nacionalismo constitui uma parte importante da identidade do país.
Após décadas de dominação soviética, ainda existe algum ressentimento e desconfiança em relação à Rússia e ao povo russo. A ocupação soviética da Estónia entre 1940 e 1991 e o subsequente domínio da língua e cultura russas deixaram cicatrizes duradouras na identidade nacional e no património cultural do país. Mesmo que você seja o russófilo mais fervoroso do mundo, evite ficar excessivamente entusiasmado com a Rússia , pois ela pode rapidamente despertar emoções fortes. Muitos estónios sentem que a Rússia não fez o suficiente para reconhecer o dano que foi causado à Estónia e ao seu povo durante o domínio soviético. Desde a invasão russa da Ucrânia , que começou em Fevereiro de 2022, os estónios aumentaram ainda mais o seu orgulho nacional e a sua atitude negativa em relação à russidade, pelo que seria aconselhável evitar glorificar o estilo de vida e a cultura russos, bem como a situação de guerra prevalecente.
O estatuto jurídico dos russos étnicos na Estónia é também uma questão delicada. A maioria dos russos étnicos na Estónia são residentes permanentes apátridas e o governo estónio exige que passem num teste na língua estónia para serem elegíveis para a cidadania. Embora muitos russos étnicos considerem isto discriminatório, a maioria étnica estónia considera-os como imigrantes ilegais que se mudaram para a Estónia durante o que consideram ser uma ocupação soviética ilegal, e insiste que o governo estónio está a ser extremamente generoso ao permitir-lhes permanecer na Estónia. em primeiro lugar.
Uma boa parte (50-60%) dos estónios vêem o seu país como um país nórdico. A ideia da Estónia como um país nórdico não é universalmente aceite, e há debate e discussão em torno do que constitui exactamente um país nórdico. No entanto, o conceito da Estónia como um país nórdico tornou-se mais popular.
Por ser uma nação pequena, suas lojas de souvenirs costumam estar repletas de itens característicos de países vizinhos, por exemplo, bonecas russas matryoshka (aninhamento) ou âmbar do Báltico. Embora ambos sejam populares entre os turistas, vale a pena compreender que nenhum deles tem qualquer ligação histórica ou cultural com a Estónia.
Mantenha contato
[editar]Internar
[editar]- O acesso à Internet gratuita e sem fio é generalizado em Tallinn e Tartu.
- Na estrada, você encontrará frequentemente postos de gasolina que também oferecem acesso à Internet sem fio
- Se você não tiver um laptop, as bibliotecas públicas oferecem computadores gratuitos
- O número de cibercafés está diminuindo, mas você encontrará vários abertos quase toda a noite em Tallinn e Tartu (espere pagar cerca de 2-3 euros por hora)
- A maioria dos hotéis também dispõe de um computador com acesso à Internet
- A sala de embarque do aeroporto de Tallinn possui vários pontos de acesso gratuito à Internet para os passageiros
Telefones fixos
[editar]- Para chamadas locais, disque o número de 7 ou 8 dígitos fornecido. Não há "0" discado antes dos números locais
- Para chamadas internacionais da Estônia, disque "00" e depois o código do país e o número
- Para chamadas internacionais para a Estônia, disque "00" na maioria dos países ou consulte sua operadora, o código do país "372" e o número de 7 ou 8 dígitos
- Para emergências e polícia disque "112"
Celulares
[editar]- “Todo mundo” tem um celular na Estônia
- Para ligar para a Estônia do exterior, disque +372 antes do número
- O acesso móvel está disponível em todo o lado, mesmo nas ilhas mais pequenas e no mar
- Cartões SIM pré-pagos (pré-pagos) e seus cartões recarregáveis podem ser adquiridos em quiosques R (peça um "kõnekaart" - cartão telefônico em inglês). As marcas populares são Super ou Simpel na rede Telia, Zen na rede Elisa ou Smart/Tele2. Os pacotes iniciais variam entre 1,55 e 10 euros . 1GB custa normalmente 1€ , mais barato em pacotes pré-pagos, mas a Tele2 vai ainda mais longe ao oferecer dados verdadeiramente ilimitados por 20€ . Observe que se você continuar para outro país da UE/EEE depois da Estônia, todas as operadoras da Estônia foram isentas do "roam no país de origem" e, portanto, estão autorizadas a cobrar taxas adicionais pelo roaming na UE. O único SIM com roaming gratuito em todos os seus planos de dados é o Simpel. Super requer o plano Super X e cobra por uso ( € 0,002 por MB por dia, limitado a € 1 por 500 MB), enquanto Elisa/Zen e Tele2/Smart oferecem complementos de roaming UE/EEE separados (elisa e Zen's roaming UE/EEE os pacotes incluem o Reino Unido e as Ilhas Faroé, o que nenhum dos outros operadores faz).
Serviço postal
[editar]- Na Estónia, o custo postal para uma carta até 250 g (8,8 onças) é de 0,65 euros . Você também pode enviar uma carta de forma conveniente eletronicamente no e-service , caso possua carteira de identidade ou Mobile-ID ou contrato com um banco (Swedbank, SEB, Danske ou Nordea).
- Para outros países da UE, Noruega, Suíça, Rússia, Bielorrússia e Ucrânia o custo é de 1,40€ e para o resto do mundo 1,50€ .
- Certifique-se de marcar todas as peças de correio aéreo com adesivos "Prioritaire/Par Avion" disponíveis nos correios ou imprimi-los claramente no correio, se necessário.
- Os selos são vendidos nas agências dos correios, normalmente abertas no horário comercial, e também nas bancas de jornais.
- Os correios abrem aos sábados, mas em horários mais curtos do que durante a semana, e fecham aos domingos; localizações e horários de funcionamento das estações de correios e máquinas de encomendas .
Jornais
[editar]Postimees Eesti Prevalent Õhtuleht Äripäev Eesti Ekspress Maaleht
Rádio/TVeditar
[editar]ETV ETV2 ETV+ Vikerraádio
Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto. |