Saltar para o conteúdo

We Bare Bears

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
We Bare Bears
Nós, os Ursos[1] (PT)
Ursos sem Curso (BR)
We Bare Bears
Logótipo da série.
Informação geral
Formato série de desenho animado
Género Comédia
Duração 11 minutos
Criador(es) Daniel Chong
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 4
Episódios 140 + filme (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Manny Hernandez
Produtor(es) Carrie Wilksen
Coprodutor(es) Randy Myers
Produtor(es) executivo(s) Daniel Chong
Produtor(es) supervisor(es) Randy Myers
Vozes de Eric Edelstein
Jason Lee
Demetri Martin
Bobby Moynihan
Patton Oswalt
Charlyne Yi
Tema de abertura "We'll Be There"
(interpretado por Estelle)
Composto por Ivan Barias
Empresa(s) produtora(s) Cartoon Network Studios
Exibição
Emissora original Cartoon Network
Formato de exibição HDTV (1080i)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 27 de julho de 2015 (2015-07-27) – 27 de maio de 2019 (2019-05-27)
Cronologia
Programas relacionados The Three Bare Bears
We Baby Bears

We Bare Bears (Brasil: Ursos sem Curso / Portugal: Nós, os Ursos) é uma animação estadunidense criada pelo Daniel Chong (antigo escritor de Adventure Time) para o Cartoon Network. A série foi baseada na webcomic The Three Bare Bears de Daniel Chong e seu episódio piloto foi exibido no KLIK! Festival de Animação de Amesterdão, onde foi premiado na categoria "Prémio do Público de Amesterdão". We Bare Bears é a primeira série do Cartoon Network baseada em quadrinhos on-line. A série estreou no Cartoon Network dos Estados Unidos em 27 de julho de 2015,[2] no Brasil em 24 de agosto de 2015[3] e em Portugal no dia 28 de novembro de 2015.[4]

Em 30 de maio de 2019, o Cartoon Network anunciou que um filme baseado na série, We Bare Bears: The Movie, seria lançado em meados de 2020 e que uma série derivada intitulada We Baby Bears, que foca nos três ursos quando eram filhotes, estava em desenvolvimento.[5] Em 21 de maio de 2020, We Bare Bears: The Movie foi anunciado para ser lançado digitalmente em 30 de junho de 2020[6] e no Cartoon Network em 7 de setembro de 2020 este serviu de conclusão para a narrativa da série principal.[7]

A série mostra a vida caótica e aventurada de Pardo, Panda e Polar; três ursos forasteiros que procuram por sorte na vida. A serie conta a história dos três ursos irmãos, cada um tendo personalidade muito diferente. Pardo é confiante, alegre e as vezes atrapalhado. Panda é tímido e busca por um amor. Polar é quieto e confiável.

A série mostra os irmãos tentando se enturmar, conhecem diversos tipos de pessoas, ajudando muitas das que encontram.

Contém diversas referências a cultura pop coreana, tem a participação especial da banda famosa Monsta X.

A série foi criada pelo cartunista Daniel Chong, que já havia trabalhado como artista de história para a Pixar e a Illumination Entertainment. A série é baseada na webcomic The Three Bare Bears de Daniel Chong, que também apresentou os personagens identificados. Os quadradinhos foram publicados entre 2010 e 2011. A série de comédia é uma produção do Cartoon Network Studios, que desenvolveu o programa com Daniel Chong, como parte de seu programa de curtas. A série foi anunciada no upfront[8] do canal, em 2014. De acordo com o cartunista Louie Zong, ele e Maddie Sharafian foram responsáveis pela revisão da história da série.

  • Pardo (Grizzly, no áudio original) é um urso-pardo, líder do grupo. Ele é divertido e bastante alegre que tende a levar os outros a passeios aleatórios. Ele está constantemente querendo conhecer novas pessoas e tenta fazer amizade com todos que ele encontra. Foi mencionado pelo Polar que Pardo escreve poemas em inglês (português na dublagem brasileira), além de ser um DJ e um beatboxer. Ele também possui um alter ego chamado Crowbar Jones (Jones Pé de Cabra), que é a estrela de uma série de filmes de ação caseiros. Pardo vive roubando discretamente cestas de piquenique e é considerado mais esperto do que um urso qualquer (exceto seus irmãos).
  • Panda é um panda-gigante. É o mais inseguro dos ursos, desenvolvendo um comportamento de "rainha do drama". Ele é muito dependente de atenção e não aguenta ficar um minuto longe de dispositivos tecnológicos como o seu celular, tanto que começa a surtar quando fica sem ele. No episódio Our Stuff, da primeira temporada, Panda diz que o seu celular é “sua alma e vida em forma retangular”. Entre seus passatempos está acessar sites de namoro na internet (mostrando novamente sua carência por atenção) e assistir animes. Ele é vegetariano e alérgico a amendoim. Panda sempre se comporta em estilo cômico e sua cara e aparência fica parecida com a dos personagens de animes, dependendo de seus sentimentos e comportamentos.
    Seu apelido frequentemente usado por Pardo, é “Pan-pan”.
  • Polar (Ice Bear, no áudio original) é um urso-polar. Ele é extremamente calmo, estoico e lacônico. Quando ele fala, ele sempre se expressa em terceira pessoa, e diz seu nome antes de qualquer outra coisa. É multilíngue, tendo demonstrado falar coreano, francês, japonês (no episódio Losing Ice) e russo com fluência. Ele também é um chef experiente, dançarino, pianista, iniciante em robótica, soldador, poeta (ele escreve em francês) e um artista marcial misto (citado em Chloe como jiu-jitsu brasileiro, mas seu conjunto de habilidades está mais próximo do Taekwondo e do judô, com habilidades em Nunchaku, Shuriken e espadas). Polar é o mais inteligente dos ursos, possuindo seu próprio laboratório localizado dentro de sua geladeira.
  • Chloe Park é uma menina coreana-americana amiga de Pardo, Panda e Polar. Ela é uma criança prodígio e frequenta a Universidade de São Francisco. No episódio Chloe, ela invade a caverna dos ursos com o intuito de estudá-los para uma apresentação da faculdade e, ao longo do caminho, acaba se tornando amiga deles. Ela não tem muitos amigos além dos ursos e tem dificuldade em se relacionar com seus colegas universitários muito mais velhos.
  • Nom Nom é um coala. É um grande rival dos ursos, sendo o antagonista principal da série. Embora seja considerado o animal mais fofo da internet, Nom Nom é arrogante, egocêntrico, manipulador e ávido por competições. Possui um forte sotaque australiano, fazendo referência ao seu país endêmico.
  • Charlie é um pé-grande que se hospeda dentro da casa dos ursos durante determinado tempo e que depois virou o melhor amigo deles.
  • Lucy é uma adolescente que trabalha em um supermercado e por quem Panda está muito apaixonado.
  • Guarda Tabes é uma guarda florestal que também faz amizade com os ursos.
  • Ralph é um yeti que adora assustar as pessoas por diversão. Os Ursos não gostam dele por acharem que Ralph é violento, mas Charlie é o único que gosta do Ralph, mesmo tendo divergências entre os dois.
Personagem  Estados Unidos  Brasil Portugal Portugal
Pardo Eric Edelstein Yuri Calandrino Mário Bomba
Sam Lavagnino (criança) Arthur Salerno (criança)
Panda Bobby Moynihan Daniel Müller Gonçalo Carvalho
Duncan Joiner (criança) (1-3 Temporada) Rafael Mezadri (criança)
Max Mitchell

(criança) (4 Temporada)

Polar Demetri Martin Rodrigo Oliveira Luís Lucas
Max Mitchell (criança)
Chloe Park Charlyne Yi Bruna Laynes Rita Tristão
Guarda Tabes Cameron Esposito Mabel Cezar
Carla Pompílio
Lucy Ellie Kemper Jullie / Fabiana Aveiro Joana Castro
Charlie "Pé Grande" Jason Lee Philippe Maia Guilherme Barroso
Nom Nom Patton Oswalt Duda Espinoza

Transmissão e recepção

[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto da série foi exibido primeiramente nos Países Baixos, no Festival de Animação de Amesterdã de 2014, ele estava incluso dentro da amostra competitiva dentro das categorias "Curtas Animados", e "Curtas Animados Infantis". O curta foi exibido junto do primeiro episódio de Clarêncio, o Otimista e dos episódios "Mirror Gem" e "Ocean Gem" da série Steven Universe, juntamente de uma entrevista ao vivo com Rebecca Sugar. Na programação oficial e em todo o material promocional da exibição do curta, o Instituto de Artes Visuais de Amsterdã descreve o desenho como "divertido e cativante", o piloto ainda ganhou o "Prêmio Popular" de melhor animação.[9]

Transmissão mundial

[editar | editar código-fonte]
País Canal Data de estreia Referências
 Estados Unidos Cartoon Network 27 de julho de 2015 [10]
União de Nações Sul-Americanas América Latina 24 de agosto de 2015 [11]
 Brasil [3]
 Reino Unido 7 de setembro de 2015 [12]
 Irlanda
Escandinávia 19 de outubro de 2015 [13]
 Turquia 2 de novembro de 2015 [14]
MENA 6 de novembro de 2015 [15]
 França 7 de novembro de 2015 [16]
 Polónia 9 de novembro de 2015 [17]
 Alemanha 14 de novembro de 2015 [18]
 Austrália 16 de novembro de 2015 [19]
 Nova Zelândia
 Países Baixos [20]
 Bélgica
 Hungria [21]
Roménia
Filipinas [22]
Coreia do Sul Coreia do Sul 21 de novembro de 2015 [23]
 Rússia 23 de novembro de 2015 [24]
Sudeste da Europa
Portugal Portugal 28 de novembro de 2015 [4]
Espanha Boing [25]
 Índia Cartoon Network 29 de novembro de 2015 [26]
Síria Síria Spacetoon 20 de janeiro de 2016
 Japão NHK BS Premium 5 de abril de 2016
Tokyo MX 2019
Cartoon Network 2 de abril de 2017

Em 2014, a editora britânica Penguin Books anunciou que irá publicar livros baseados nos programas do Cartoon Network, incluindo We Bare Bears. Os livros serão produzidos pelo grupo Young Readers Group.[27]

Temporada Episódios Exibição original Brasil Exibição no Brasil Portugal Exibição em Portugal
Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada
Piloto 1 6 de novembro de 2014 28 de julho de 2017 3 de dezembro de 2015
1 26 27 de julho de 2015 11 de fevereiro de 2016 24 de agosto de 2015 7 de novembro de 2016 28 de novembro de 2015 TBA
2 26 25 de fevereiro de 2016 11 de abril de 2017 23 de maio de 2016 11 de dezembro de 2017 5 de novembro de 2016 TBA
3 44 3 de abril de 2017 16 de fevereiro de 2018 1 de maio de 2017 24 de dezembro de 2018 1 de julho de 2017 TBA
4 44 30 de julho de 2018 27 de maio de 2019 5 de novembro de 2018 2020 11 de julho de 2019 TBA

Série derivada

[editar | editar código-fonte]

Uma série secundária intitulada We Baby Bears (Ursinhos em Curso no Brasil e Nós, os Ursinhos em Portugal) foi anunciada em 30 de maio de 2019. Ela foi ao ar no Cartoon Network em 1 de janeiro de 2022 nos Estados Unidos e em 2 de janeiro de 2022 no Brasil e América Latina. O programa destacará os três ursos quando eram filhotes (ou seja, bebês). A série será renderizada em estilo anime e contará com os três ursos em várias aventuras pela sua caixa mágica. Manny Hernandez atuará como o showrunner enquanto Daniel Chong estará envolvido como produtor executivo.[28]

A série ganhou um filme que serve como o encerramento do programa. Estreou em 30 de junho de 2020 nos Estados Unidos, 6 de novembro de 2020 no Brasil, e em 13 de novembro de 2020 em Portugal.

Referências

  1. «Cartoon Network apresenta novidades da grelha». FilmSPOT. 24 de setembro de 2015 
  2. McLean, Tom (18 de junho de 2015). «Comedy Series 'We Bare Bears' Debuts July 27 on CN» (em inglês). Animation Magazine 
  3. a b Sousa, Matheus (23 de junho de 2015). «Ursos Sem Curso estreia em agosto no Cartoon Network». ANMTV 
  4. a b ««Nós, os Ursos» estreia a 28 de novembro no Cartoon Network». Sapo. 27 de outubro de 2015. Consultado em 3 de novembro de 2015 
  5. Hipes, Patrick (30 de maio de 2019). "'We Bare Bears' Getting TV Movie Treatment, Potential Spinoff At Cartoon Network". Deadline. Acessado em 30 de maio de 2019.
  6. Milligan, Mercedes (21 de maio de 2020). "Cartoon Network's 'We Bare Bears The Movie' Stacks Up for Digital Debut". Animation Magazine. Acessado em 21 de maio de 2020.
  7. Yu, Brandon (21 de maio de 2020). "Bay Area creator of 'We Bare Bears' marks end of series with new movie". Datebook. Acessado em 26 de junho de 2020.
  8. «Cartoon Network Unveils Upfront Slate For 2014-15». Deadline.com (em inglês). Penske Media Corporation. 10 de março de 2014 
  9. «'We Bare Bears' wint 'Young Amsterdam Audience Award 2014'» (em neerlandês). TVvisie. 13 de novembro de 2014 
  10. Freeze, Kellie (27 de julho de 2015). «"We Bare Bears" Premieres Today on Cartoon Network» (em inglês). Channel Guide Magazine 
  11. Rosales, Johel (23 de junho de 2015). «Escandalosos: Estreno en agosto por Cartoon Network» (em espanhol). ANMTV. Consultado em 27 de agosto de 2015 
  12. White, Grant (4 de agosto de 2015). «UK Cartoon Network, Boomerang and Cartoonito Announce September Highlights» (em inglês). Toonzone. Consultado em 27 de agosto de 2015 
  13. Thelander, Emma. «Bara björnar - svensk premiär 19 oktober på Cartoon Network» (em sueco). Vimeo. Consultado em 12 de outubro de 2015 
  14. Cartoon Network Türkiye (1 de novembro de 2015). «Kafadar Ayılar için SON 1 GÜN» (em turco). Facebook. Consultado em 3 de novembro de 2015 
  15. Nightosphere (23 de outubro de 2015). «Promo (30s) We Bare bears Cartoon Network Arabic» (em árabe). YouTube. Consultado em 3 de novembro de 2015 [ligação inativa]
  16. «Gagnez un iPad et des goodies "We Bare Bears" avec Cartoon Network !» (em francês). Proxmius TV. 30 de outubro de 2015. Consultado em 3 de novembro de 2015. Arquivado do original em 20 de novembro de 2015 
  17. «Cartoon Network i Boomerang w listopadzie 2015» (em polaco). Premiery w TV. 10 de outubro de 2015. Consultado em 12 de outubro de 2015 
  18. Turner Broadcasting System Deutschland. «Cartoon Network – Programmhighlights – November 2015» (PDF) (em alemão). Sky Media. Consultado em 2 de setembro de 2015 
  19. Turner Broadcasting System. «Cartoon Network Highlights November 2015» (em inglês). US Campaign Archive. Consultado em 1 de setembro de 2015 
  20. «We Bare Bears: Ice Bear Moments» (em neerlandês). IGN Benelux. 30 de outubro de 2015. Consultado em 25 de setembro de 2015 
  21. BloggerHU. «Cartoon Network 2015. november» (em húngaro). Google Drive. Consultado em 12 de outubro de 2015 
  22. The Standard Showbitz (30 de outubro de 2015). «'We Bare Bears' on Cartoon Network» (em inglês). The Standard. Consultado em 3 de novembro de 2015 
  23. «위 베어 베어스 : 곰 브라더스 11월 21일~ 토-일 오전11시 완전 새 만화» (em coreano). Cartoon Network. Consultado em 3 de novembro de 2015 
  24. RNDH1987 (22 de setembro de 2015). «November 2015 - WEEKDAYS» (em inglês). Blogspot. Consultado em 25 de setembro de 2015 
  25. «Boing sigue apostando por la animación gamberra con 'Somos Osos'». www.vayatele.com. 26 de novembro de 2015. Consultado em 12 de junho de 2016 
  26. Bhatnagar, Richa (23 de novembro de 2015). «"Cartoon Network Launches We Bare Bears in India"» (em inglês). Cinespeaks. Consultado em 4 de dezembro de 2015 
  27. «Cartoon Network Partners With Penguin Young Readers Group On New Book Imprint» (em inglês). Children's Book Council. 22 de setembro de 2014 
  28. Mulligan, Mercedea (6 de outubro 2020). "Li'l Bros Return in Magical New CN Series 'We Baby Bears'". Animation Magazine. Acessado em 6 de outubro de 2020.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]