Saltar para o conteúdo

Viktor Vasnetsov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viktor Vasnetsov
Viktor Vasnetsov
1873 selfportrait
Nascimento Васнецов
15 de maio de 1848
Lopyal
Morte 23 de julho de 1926
Moscou
Sepultamento Cemitério Vvedenskoye
Cidadania Império Russo, União Soviética
Irmão(ã)(s) Apollinari Vasnetsov
Alma mater
Ocupação pintor, arquiteto, designer de selos postais, desenhista, ilustrador, cenógrafo, designer, aquarelista, mosaicist, artista gráfico
Obras destacadas Alyonushka, Knight at the Crossroads, Ivan Tsarevich on the Grey Wolf
Movimento estético simbolismo
Religião Igreja Ortodoxa
Assinatura
Assinatura de Viktor Vasnetsov

Viktor Mikhailovich Vasnetsóv (em russo: Виктор Михайлович Васнецов; Kirov, 3 de maiojul./ 15 de maio de 1848greg.Moscou, 23 de julho de 1926) foi um artista russo que se especializou na temática da mitologia e em temas históricos.[1] É actualmente considerado uma das figuras-chave do movimento revivalista na arte russa.

Infância (1848-1858)

[editar | editar código-fonte]
Moving House, 1876

Viktor Vasnetsóvnasceu na remota aldeia de Viatka em 1848.[1] O seu pai, Mikhail Vasilievich Vasnetsov, era o padre local. Sendo um homem de intelecto filosófico e com educação superior era conhecido o seu interesse pelas ciências naturais, astronomia e pintura. O seu avô tinha sido um pintor de ícones religiosos e dois dos seus três filhos, Viktor e Apollinary, tornaram-se pintores reconhecidos, tendo o terceiro tornado-se professor. Numa carta, onde recorda a sua infância, enviada a Vladimir Stasov, Vasnetsóv recorda como "tinha vivido com crianças camponesas e sempre gostara delas como amigas e não como narodnik".

Viatka (1858-1867)

[editar | editar código-fonte]

Tendo estudado num seminário em Viatka desde os dez anos de idade, durante a época do verão Viktor e a sua família deslocavam-se para a cidade mercantil de Riabovo. Durante os seus anos de seminário Viktor teria trabalhado para um criador local de ícones e também auxiliado um artista exilado da Polonia, Michał Elwiro Andriolli, a executar afrescos para a catedral de Alexander Nevski em Viatka.

Após ter terminado o seminário, Viktor decidiu mudar-se para São Petersburgo para estudar arte, tendo vendido os seus quadros "Mulher na Colheita" e "Entregadora de Leite (ambos de 1867) de modo a poder juntar dinheiro para a viagem em direção á capital russa.

Esta sepultado no Cemitério Vvedenskoye.

Referências

  1. a b «Васнецов, Виктор Михайлович». www.krugosvet.ru. Consultado em 29 de abril de 2014 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]