The Moberlys
The Moberlys | |
---|---|
Informações gerais | |
Origem | Seattle, Washington |
País | Estados Unidos |
Gênero(s) | Power pop, pop rock, rock and roll |
Período em atividade | 1980 – 1989 |
Gravadora(s) | Precedent Records, Safety First Records, Bear Family, Pop the Balloon, Rave Up Records, Wizzard In Vinyl, Disclosed Records |
Afiliação(ões) | The Rockinghams |
Integrantes | Jim Basnight Ernie Sapiro Steve Grindle Bill Walters Jeremy Bar-Illan Charlie Morongell Dave Drewry Toby Kiel Glen Oyabe Jeff Cerar Steve Pearson Bill Rieflin |
The Moberlys foi uma banda estadunidense de Seattle, Washington. Segundo texto no Allmusic, por Stanton Swihart, "muito antes de Seattle ser a capital do grunge na América, ela teve uma longa história de bandas rudes e resistentes no início dos anos 60, culminando, nos anos 80, com Jim Basnight e os Moberlys; uma banda que evocou os Beatles e os Rolling Stones ao mesmo tempo, enquanto produziam algum dos melhores, e infelizmente obscuros, pop e new wave da década"[1].
História
[editar | editar código-fonte]1977-1980: Início, primeira formação, Jim Basnight & The Moberlys
[editar | editar código-fonte]O Allmusic comenta que Jim Basnight, líder do The Moberlys, começa a tocar no underground do punk em sua infância, no final dos anos 70. Ele era um jovem de 19 anos, fora da escola, quando lançou seu primeiro single independente[1] (datado de 1977 e em gravação mono[2], contendo as músicas "Live In The Sun" e "She Got Fucked", segundo o Discogs e o 45cat)[3][4]. A página Green Monkey Records, no início de sua entrevista com Jim, diz que sua banda anterior, Meyce, tocou num dos primeiros shows do punk em Seattle, em 1976; abrindo, em 1977, um show para os Ramones. Também afirma que Jim disponibiliza seu single para audição (pelo selo do cantor, Precedent Records) em janeiro de 1978[5]. Swihart (Allmusic) diz que o single recebeu uma série de críticas positivas e Jim Basnight monta a primeira formação new wave/power pop do The Moberlys[1].
O The Moberlys grava seu primeiro álbum, Jim Basnight & The Moberlys, e o lança em 1980 pelo selo denominado Safety First Records. O disco ganha críticas positivas nos Estados Unidos, mas muito mais na Europa. Infelizmente, a banda se separou pouco antes de seu lançamento. Basnight decide tentar a sorte em Nova Iorque, para onde se muda no segundo semestre do mesmo ano[1]. O Discogs coloca em sua página que a formação deste álbum, Jim Basnight & The Moberlys, era composta por Jim Basnight (vocal / guitarra), Ernie Sapiro (guitarra / vocal), Steve Grindle (baixo / vocal) e Bill Walters (bateria / vocal)[6].
1981-1982: Segunda formação e troca de músicos
[editar | editar código-fonte]Segundo Stanton Swihart no Allmusic, depois de atuar solo e no apoio de alguns músicos (inclusive com uma música sua, "We'll Always Be In Love", saindo na compilação Seattle Syndrome Volume One, de 1981, presente no Discogs[7]), Basnight monta a segunda formação do The Moberlys com o baixista Charlie Morongell e o guitarrista Jeremy Bar-Illan. Convida para a bateria um amigo de Seattle, Dave Drewry, e tocam numa série de shows, antes de Drewry decidir se mudar de volta para Seattle, no início de 1982, e ser substituído por Doug Kelly. Fazem mais shows em casas noturnas de Nova Iorque, quase ganhando contrato com uma gravadora. Conflitos internos, no entanto, causam a saída de Morongell, sendo substituído por outro amigo de Seattle, Al Bloch. O baterista Dave Drewry retorna à banda. Esta reunião foi de curta duração, com Bloch e Drewry retornando, dentro de alguns meses, para Seattle; mas não antes que eles fossem capazes de gravar um lote de canções. O restante (Basnight e Bar-Illan) continua com outros músicos por algum tempo, mas, em 1983, Jim Basnight estava cansado de Nova Iorque e se muda para Connecticut por um curto período de tempo[1].
1983-1989: Terceira formação, single e EP "I Want To Be Yours", Sexteen, fim
[editar | editar código-fonte]No inverno de 1983, Basnight volta para Seattle. Pouco tempo depois, chama Dave Drewry novamente e tocam com o baixista Toby Kiel (segundo o Discogs, também lançam um single 7" contendo as músicas "I Want To Be Yours" e "Cinderella", no mesmo ano[8]). O Allmusic comenta a entrada do guitarrista Glen Oyabe nesta formação[1], mas ainda não presente na formação do single[9].
Em 1984 sai um EP 12", com as duas músicas do single, mais "I Need Your Love" e "Wherever You Take Me"[10]. O The Moberlys rapidamente se tornou um dos artistas mais comentados do underground em Seattle, através de uma combinação de originais e covers de músicas de Wayne County, Lou Reed, Johnny Thunders, Eddie and the Hot Rods, Flamin' Groovies e Electric Prunes[1]; preparando outro álbum, Sexteen, no mesmo ano[11].
Sexteen foi fabricado pela gravadora francesa Lolita e continha o Lado B (renomeada "She Got Fxxxed") do single "Live In The Sun", de Jim Basnight, lançado antes dos Moberlys[3], além de contar com as duas músicas do single 7" "I Want To Be Yours" em sua abertura[11] e incluir outras novas sessões de gravação; sessões com Steve Grindle, Ernie Sapiro e Bill Walters, que estiveram presentes no primeiro disco, Jim Basnight & The Moberlys, e também o novato Jeff Cerar, depois substituído por Steve Pearson. Após Ernie Sapiro e Bill Walters deixarem a banda, Steve e Jim continuaram, mas não tiveram sucesso em encontrar as substituições corretas. Bill Rieflin também ajudou a gravar algumas faixas. Depois, o The Moberlys se separa de novo e Basnight resolve ficar seis meses em Seattle (é o que afirma Basnight em entrevista contida no Green Monkey Records, em uma pergunta sobre as gravações do disco)[5]. Sexteen contém a música "Rest Up", gravada com Kiel, Drewry e Oyabe e incluída por Jim Basnight na coletânea Yellow Pills - The Best of American Pop! Volume 1, lançada em 1993[12]. Outro volume da compilação, Yellow Pills - More of the Best of American Pop! Volume 2, contém a música "Tonight", creditada a Jim Basnight, sendo lançado em 1994[13].
Após Sexteen, Jim Basnight vai para Los Angeles em 1985 - de acordo com sua entrevista na página Rock Wired[14] - e recebe ajuda de Peter Buck, do R.E.M., em sessões produzidas para a EMI (em 1987, afirma Stanton). Todas as músicas foram lançadas em Pop Top (primeiro disco solo de Jim, de 1993[15]) ou na compilação francesa Seattle - New York - Los Angeles[1], que contém a cover de "The Rebel Kind" da banda The Modernettes[16]. A banda tornou-se mais uma vez decepcionada com a reação dos grandes selos para o seu trabalho e começou sua fragmentação final, terminando em 1989[1].
Após a dissolução do The Moberlys, Jim formou o The Rockinghams na década de 1990; que, assim como o Moberlys, tocava punk e power pop, porém com bem mais distorção[5]. Em 31 de dezembro de 1998, afirma o texto Jim Basnight Band’s Biography, em sua página oficial, ele monta a Jim Basnight Band[17].
1997-2008: Lançamentos
[editar | editar código-fonte]Os textos nas páginas Band's Biography/Music And Albums (contidos na página oficial do cantor) comentam o relançamento em CD do álbum Sexteen pela gravadora alemã Bear Family, em 1997 e com uma nova sequência de músicas. A italiana Rave Up Records lançou um LP compilação da banda, em março de 2006, Pop Pleasure; e o selo japonês Wizzard In Vinyl lançou uma compilação do Moberlys em junho de 2006, intitulada Return. Em dezembro de 2008 a Disclosed Records, de NYC, lançou uma retrospectiva da carreira de Jim, intitulada We Rocked And Rolled - The First 25 Years of Jim Baanight: The Moberlys And Beyond. Possui 22 faixas, além de uma nova versão de um clássico do Moberlys, "We Rocked And Rolled", realizada pela Jim Basnight Band[17][18].
Discografia: The Moberlys
[editar | editar código-fonte]Álbuns
[editar | editar código-fonte]- LP: Jim Basnight & The Moberlys (1980) - Safety First Records
- LP: Sexteen (1984) - Lolita, França / CD (1997) - Bear Family, Alemanha
Singles e EPs
[editar | editar código-fonte]- 7" single: "I Want To Be Yours" / "Cinderella" (1983) - Precedent Records
- 12" EP: "I Want To Be Yours", "Cinderella" / "I Need Your Love", "Wherever You Take Me" (1984) - Precedent Records
Coletâneas
[editar | editar código-fonte]- CD: First Album (1995) - Precedent Records
- CD: Seattle - New York - Los Angeles (2001) - Pop the Balloon, França[18]
- LP: Pop Pleasure (2006) - Rave Up Records, Itália
- CD: Return (2006) - Wizzard In Vinyl, Japão
Discografia: Jim Basnight
[editar | editar código-fonte]Álbuns
[editar | editar código-fonte]- CD: Pop Top (1993) - Precedent Records
- CD: The Jim Basnight Thing (1997) - Precedent Records
Singles
[editar | editar código-fonte]Coletâneas
[editar | editar código-fonte]- CD: We Rocked And Rolled - The First 25 Years of Jim Baanight: The Moberlys And Beyond (2008) - Disclosed Records
Músicas em coletâneas de rock
[editar | editar código-fonte]- LP: Seattle Syndrome Volume One (1981) - Engram Records - música "We'll Always Be In Love"
- CD: Yellow Pills - The Best of American Pop! Volume 1 (1993) - Big Deal Records (EUA) / Another Time Records (UK) - música "Rest Up"
- CD: Yellow Pills - More of the Best of American Pop! Volume 2 (1994) - Big Deal Records - música "Tonight"
Referências
- ↑ a b c d e f g h i Swihart, Stanton. «Artist biography by Stanton Swihart» (em inglês). Allmusic. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Jim Basnight – "Live In The Sun" (detalhe)» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ a b «Jim Basnight – "Live In The Sun"» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «"Live In The Sun", single» (em inglês). 45cat. Consultado em 17 de dezembro de 2015
- ↑ a b c «Album of the month, Jim Basnight & The Moberlys» (em inglês). Green Monkey Records. 2011. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Jim Basnight & Moberlys, The – Jim Basnight & The Moberlys» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Seattle Syndrome Volume One» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Jim Basnight And Moberlys, The – "I Want To Be Yours" 7"» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Jim Basnight And Moberlys, The – "I Want To Be Yours" 7" (detalhe)» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Jim Basnight And Moberlys, The – "I Want To Be Yours" 12"» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ a b «Moberlys, The – Sexteen» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Various – Yellow Pills - The Best of American Pop! Volume 1» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Various – Yellow Pills - More of the Best of American Pop! Volume 2» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ Lush, Brian. «He rocked, he rolled, he survived» (em inglês). Rock Wired. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ «Jim Basnight - Pop Top» (em inglês). Discogs. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ Swihart, Stanton. «Review by Stanton Swihart» (em inglês). Allmusic. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ a b «Band's biography» (em inglês). Jim Basnight, a musical experience. 2008. Consultado em 26 de outubro de 2013
- ↑ a b «Music and albums» (em inglês). Jim Basnight, a musical experience. 2008. Consultado em 26 de outubro de 2013
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Precedent Records no Discogs.
- Safety First Records no Discogs.
- "Live In The Sun", single no Discogs.
- Jim Basnight & The Moberlys no Discogs.
- "I Want To Be Yours", single no Discogs.
- "I Want To Be Yours", EP no Discogs.
- Sexteen no Discogs.
- Compilação Yellow Pills no Discogs.
- Compilação Yellow Pills Volume 2 no Discogs.
- Compilação Seattle Syndrome no Discogs.
- Pop Pleasure no Discogs.
- First Album no Discogs.
- Pop Top no Discogs.
- The Jim Basnight Thing no Discogs.
- Compilação We Rocked And Rolled na página oficial.