Saltar para o conteúdo

SNF Floerger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SNF
Privada
Fundação 1978
Sede Andrézieux, Francia
Pessoas-chave René Pich (Président), Pascal Remy (PDG)
Produtos Químicos
Website oficial snf.com
Andrézieux, Francia

A SNF é o maior fabricante de poliacrilamida no mundo, com uma capacidade de 1190 kt/ano, cuja sede é em França. Estes polímeros hidrossolúveis são utilizados na fabricação de água potável, no tratamento de águas residuais, na recuperação avançada de petróleo, nas minas, no papel, na agricultura, na indústria têxtil e na cosmética.

O grupo SNF é composto de subsidiárias e joint-ventures em mais de 40 países e opera em 21 usinas na Europa, na Ásia, na Austrália e nas Américas. A sede situa-se em Andrézieux no Loire a 25 km de Saint-Étienne, France. A SNF tem clientes em 130 países e fornece produtos a uma grande diversidade de indústrias. A SNF faz parte das maiores empresas de química em França,[1] todavia continua pouco conhecida para o grande público, pois é uma empresa de capitais privados e opera principalmente em business-to-business.

No final de 2019, o grupo empregava mais de 6600 pessoas para um volume de vendas de 3,4 G€.

Setores de atividade

[editar | editar código-fonte]

Os produtos fabricados pela SNF são usados em numerosos segmentos de mercado. O motor de crescimento da SNF é a crescente raridade dos recursos naturais: a água, o petróleo e os minerais.

Fabricação de água potável

[editar | editar código-fonte]

A SNF fabrica coagulantes orgânicos tais como os polyDadmac e os polyAmine, bem como floculantes de poliacrilamida. Estes produtos são fornecidos, quer diretamente, quer através de empresas de serviços junto das usinas de produção de água potável.

Tratamento de águas residuais

[editar | editar código-fonte]

O mercado histórico da SNF é o tratamento de água Os floculantes de poliacrilamidas são utilizados nos decantadores primários e ,sobretudo, na desidratação das lamas.

As poliacrilamidas são utilizadas na recuperação avançada do petróleo (EOR) para melhorar tanto a velocidade como a quantidade de petróleo extraído do reservatório. As técnicas mais utilizadas são a injeção de polímeros (PF), a injeção de polímeros e de surfactantes (SP) e o processo polímero/surfactante/alcalino (ASP). Esta última técnica, quando aplicada, pode permitir recuperar 90% do petróleo do local [9].

Gás (Gás não convencional, gás de xisto, gás de carvão)

[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso crescente da fratura hidráulica como técnica eficaz de extração dos gases não convencionais, a utilização de redutores de fricção generalizou-se. As poliacrilamidas são utilizadas pela sua capacidade de reduzir as perdas de pressão da água, reduzindo o atrito, permitindo, desse modo, maximizar as pressões no fundo dos poços com a mesma capacidade de bombeamento.

SNF fabrica reagentes para minas, baseados na química de xantatos.

Amplamente utilizadas pela indústria de papel, as poliacrilamidas, vendidas pela SNF sob a marca registada FLORET, são usadas como auxiliares de processo e aplicadas na secção de formação na máquina de papel, ou por si só ou como parte de um sistema de multicomponentes. Melhoram a produtividade, retenção e drenagem. Os coagulantes atuam como fixadores para vários químicos, tais como corantes e agentes aglomerantes, neutralização de cargas das demandas de controlo catiônico e de gomas. A SNF também fabrica resinas sintéticas resistentes a seco, que são baseadas em acrilamida, glyoxalated (FLOSTRENGTH) ou provenientes de rearranjo de Hofmann. Estas resinas aplicadas em pasta espessa, conferem maiores propriedades de resistência ao papel e ao cartão, permitem a substituição das fibras por outras de qualidade inferior ou por produtos de revestimento (PCC, GCC). Tem havido relatos de aumentos de produtividade.

Os superabsorventes de poliacrilamida, podem absorver até 400 vezes o seu peso em água, são utilizados em numerosas aplicações, tais como reflorestamento, horticultura, paisagismo e espécies ornamentais. Estes produtos, vendidos sob o nome comercial AQUASORB, aumentam a capacidade de retenção da água dos solos durante vários anos, reduzem o tempo de irrigação e de utilização de água e diminuem as perdas de água e de nutrientes ligadas à lixiviação.

Os polímeros de poliacrilamida solúveis em água são utilizados para flocular o solo irrigado, melhorando assim a penetração de água e o arejamento dos solos enquanto diminuem a erosão do solo.

Os espessantes têxteis FLOPRINT são usados em pigmentos, tinturaria reactiva e por dispersão. Estão disponíveis como emulsões inversas padrão, emulsões inversas desidratadas e pós. A SNF também fabrica adjuvantes têxteis usados como anti-migrantes, dispersantes, agentes aglomerantes e de fixação.

A SNF fabrica três tipos de ingredientes cosméticos, agentes condicionadores, modificadores de reologia e carbômeros, sob as marcas comerciais FLOCARE e FLOGEL. O primeiro, conhecido como Polyquaternium,[2][3][4] 6, 7 , 11 e 22. É utilizado para condicionador de cabelo[5] e gel de banho. Têm uma afinidade para a queratina, desse modo protegendo, melhorando e reparando as fibras capilares. Os modificadores de reologia baseiam-se em agentes espessantes[4][6] para formulações de tratamentos da pele e cremes de pentear. Os carbômeros, baseados em tecnologia de precipitação, são os agentes espessantes mais utilizados na indústria cosmética.

Soluções Funcionais

[editar | editar código-fonte]

A SNF também fabrica polímeros especiais, como FLOSET para a indústria de construção, FLOSPERSE como dispersante, FLOSOFT e FLOGEL para aplicações nos cuidados da casa, METALSORB como agente quelante de metais pesados e ODORFLO como agente de controlo de odores.

SNF investiu 1.0 GEUR em instalações de produção por todo o mundo, como resultado a SNF tem um total de 21 instalações de produção na Europa, Américas , Ásia e Austrália; com 7 grandes fábricas em Andrézieux, França - Riceboro, Geórgia, USA - Plaquemine, Louisiana, USA - Taixing e Rudong, China - Ulsan, Coreia e Vizag, India. No final de 2019 a capacidade de produção mundial era de 1190 kt/ano de polímero ativo.

Referências