Portal:Quirguistão
Portal do Quirguistão |
O Quirguistão, oficialmente República Quirguiz, é um país da Ásia Central, ex-república soviética. Tem fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tajiquistão e a leste com a China. Sua capital é Bisqueque, a maior cidade do país.
Dos 6,1 milhões de habitantes, a maioria são etnicamente quirguizes, seguido por minorias significativas de uzbeques e russos. A língua oficial é o quirguiz, que está intimamente relacionada com as outras línguas turcas, embora a língua russa também seja falada por uma parte minoritária da população, como parte do legado de uma política secular de russificação. A religião muçulmana é majoritária no país, representando cerca de 64% da população religiosa. A cultura do Quirguistão também possui uma forte influência mongol e persa, mesclando elementos de origem russa e turca.
Os motins do sul do Quirguistão em 2010 (em quirguiz: Ош коогалаңы; em usbeque: Qirgʻiziston janubidagi tartibsizliklar, Қирғизистон жанубидаги тартибсизликлар; em russo: Беспорядки на юге Киргизии) foram os confrontos étnicos entre quirguizes e uzbeques no sul do Quirguistão, principalmente nas cidades de Osh e Jalal-Abad, na sequência da destituição do ex-presidente Kurmanbek Bakiyev em 7 de abril, sendo parte da Revolução Quirguiz de 2010. A violência, que começou entre quirguizes e uzbeques no dia 19 de maio em Jalal-Abad, escalou em 10 de junho em Osh.
A propagação da violência exigiu ao governo provisório liderado por Roza Otunbayeva a declarar um estado de emergência em 12 de junho, em uma tentativa de assumir o controle da situação. O Uzbequistão lançou uma limitada incursão de tropas no início, mas retirou-se e abriu as suas fronteiras aos refugiados uzbeques. Os confrontos mataram quase 420 pessoas, a maioria uzbeques, e outras 80.000 foram deslocadas.
Sadyr Nurgozhoevich Japarov (em quirguiz: Садыр Нургопоевич Папаров; 6 de dezembro de 1968) é um político quirguiz e atual presidente do Quirguistão desde 28 de janeiro de 2021. Ele já havia servido como primeiro-ministro do Quirguistão após a renúncia de Sooronbay Jeenbekov em 15 de outubro de 2020 em meio a protestos eleitorais. Japarov também se tornou presidente interino do Quirguistão após a saída de Jeenbekov, mas renunciou em 14 de novembro de 2020. Em 10 de janeiro de 2021, Japarov foi eleito presidente.
Mesquita Central, Bisqueque.
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Quirguistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
- Ajude a manter este portal atualizado.
- Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
- Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
- Adicione novas imagens na galeria.
Imagens e mídia Quirguistão no Wikcionário
Definições Quirguistão no Wikilivros
Livros didáticos e manuais Quirguistão no Wikinotícias
Notícias Quirguistão no Wikiquote
Citações Quirguistão no Wikisource
Biblioteca Quirguistão na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
- O que são Portais?
- Lista de portais
- Portais destacados