Portal:Panamá/Artigo selecionado
O golpe de Estado no Panamá em 1989 foi um fracassado golpe de Estado que ocorreu na Cidade do Panamá em 3 de outubro. A tentativa foi liderada pelo Major Moisés Giroldi, apoiado por um grupo de oficiais que haviam voltado de uma missão de paz das Nações Unidas na Namíbia. Embora os conspiradores conseguissem capturar o ditador panamenho Manuel Noriega, o golpe foi rapidamente suprimido. Giroldi, juntamente com outros nove membros das Forças de Defesa do Panamá, foi executado nos dias 3 e 4 de outubro de 1989. Um décimo primeiro participante morreu na prisão depois de ser torturado. Esses eventos se tornaram conhecidos como o "massacre de Albrook".
O canal do Panamá (em castelhano: Canal de Panamá) é um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico (através do mar do Caribe) ao oceano Pacífico. O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o lago Gatún, um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está localizado 26 metros acima do nível do mar. Os bloqueios iniciais tinham 33,5 metros de largura. Uma terceira faixa de eclusas, mais larga, foi construida e entre 2007 e 2016.
A França começou a construir o canal em 1802, mas teve que parar devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores por doenças tropicais. Os Estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914. Um dos maiores e mais difíceis projetos de engenharia já realizados, o Canal do Panamá reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os oceanos Atlântico e Pacífico de navio, o que permitiu evitar a longa e perigosa rota do cabo Horn, no extremo sul da América do Sul, através da passagem de Drake ou do estreito de Magalhães. A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo Pacífico, permitiu que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O tempo aproximado para cruzar o canal varia entre 20 e 30 horas.