Saltar para o conteúdo

Monobloco (automóvel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Monobloco é um conjunto de peças que quando unidas formam a estrutura de um veículo, diferente dos veículos que possuem chassi que são formados por duas partes distintas: a carroceria e uma estrutura geralmente formada por duas longarinas (barras de ferro) paralelas (chamadas de chassi) que se prolongam da parte posterior até a anterior do veículo, e sobre esse chassi é colocada a carroceria.[1]

Os veículos de passeio geralmente possuem monobloco, ou seja,[2] o assoalho, as laterais, o teto e as outras peças são todas unidas (geralmente por solda), e ao se unirem formam a estrutura do veículo.

A carroceria sobre o chassi é geralmente utilizada, hoje em dia, em picapes e caminhões, a principal vantagem do veículo que possui chassi em relação ao que possui monobloco e que com a carroceria sobre o chassi evita-se trincas na estrutura quando comparada com aqueles que possuem apenas o monobloco.

A grande vantagem se ter um veículo em monobloco[3] em relação ao veiculo formado por chassi + carroceria é que os veículos que possuem somente o monobloco são mais leves por dispensar o uso do chassi na sua estrutura.

Referências

  1. «Dica técnica: Diferenças entre chassi separado e monobloco e os carros tem chassi hoje em dia?». Dica técnica. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  2. «Best Cars Web Site - Consultório Técnico». www1.uol.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  3. «Utilitários: Chassi X Monobloco - Perigo?». HT Forum. Consultado em 25 de fevereiro de 2020