Saltar para o conteúdo

Lárissa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo satélite do planeta Neptuno, veja Larissa (satélite).
Lárissa
Nome oficial
(el) Λάρισα
Nome local
(el) Λάρισα
Geografia
País
Decentralized administration of Greece
Decentralized Administration of Thessaly and Central Greece (en)
Periferias
Thessaly Region (d)
Prefeituras
Município
Larissa Municipality (d)
Localização geográfica
Capital de
Larissa Municipality (d)
Lárissa
Thessaly Region (d)
Decentralized Administration of Thessaly and Central Greece (en)
Área
88,17 km2
Altitude
85 m
Coordenadas
Demografia
População
146 377 hab. ()
Densidade
1 660,2 hab./km2 ()
Gentílico
larisiani
Funcionamento
Estatuto
Presidente
Apostolos Kalogiannis (d) (a partir de )
Geminações
Serres
Bălţi
Knoxville
Rybnik (a partir de )
Banská Bystrica (a partir de )
Anapa (a partir de )
História
Evento chave
Siege of Larissa (d)
Identificadores
Código postal
41x xx
Prefixo telefônico
2410
Website
Mapa

Lárissa (em grego: Λάρισα; romaniz.: Lárisa) ou Laryssa, Larissa é uma cidade da Grécia e capital da unidade regional homônima. É também capital da periferia da Tessália. É um dos principais centros de agricultura e um pólo nacional de transporte, interligado por estrada e ferrovia com o porto de Vólos e com Tessalônica e Atenas. A população da região metropolitana é cerca de 250 000, e agrega os municípios de Nikaia, Giannouli e outras comunidades menores. De acordo com evidências arqueológicas, a capital de Tessália, Larissa, se localiza acima de uma região já habitada desde 10 000 AEC.

A cidade é um importante centro comercial e centro de comunicações e transportes, referencia na Grécia. A população atual de acordo com o censo de 2001, é 124 786 habitantes, tornando-se uma das maiores cidades gregas. A cidade ocupa uma área de 19 000 hectares aproximadamente.

Larissa vista do espaço em novembro de 2004.

Lárissa é uma antiga cidade habitada há quase 4000 anos. Existem investigações arqueológicas que indicam que a região de Lárissa foi habitada durante o período Paleolítico[carece de fontes?]. O poder da cidade ficou concentrado muito tempo nas mãos de macedônios, região que chamaram de Alefades Tessália. Pouco tempo depois, os persas invadiram a Grécia, e estes lutaram contra os habitantes de Lárissa fortemente, em guerras, juntamente com outros invasores estrangeiros. Durante a Guerra do Peloponeso lutaram ao lado de Atenas.

A cidade foi conquistada pelos macedónios sob Filipe II (344-196 a.C) e depois pelos romanos (197 a.C.). Mais tarde, a cidade dependeu do Império Bizantino e em todos os séculos seguintes, sofreu ataques repetidos. Depois, veio o poder dos turcos até 1881, quando foi libertada pelo exército grego, na independência grega. A cidade tinha o nome Yenisehir Feneri; Yenisehir Egialeti era o nome da região. Em 1941 a cidade sofreu danos consideráveis por causa da explosão de um avião italiano.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.