Saltar para o conteúdo

Grupo Desportivo Aldeia Nova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aldeia Nova
Nome Grupo Desportivo Aldeia Nova
Fundação 23 de fevereiro de 1972 (52 anos)
Estádio Complexo Desportivo Aldeia Nova
Capacidade 500 Pessoas
Localização Perafita
Presidente Portugal Vitor Melo
Treinador(a) Portugal Joca
Material (d)esportivo Portugal Umbro
Competição Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto
Website http://gdaldeianova.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Grupo Desportivo Aldeia Nova é um clube de futebol português, com sede na freguesia de Perafita, Município de Matosinhos, no Distrito do Porto. Actualmente participa na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

Fundado em 23 de Fevereiro de 1972 teve a Escritura Pública a 14 de Julho de 1981. A primeira sede deste clube, em 1972, era no "tasco da D.Ana". Que ainda hoje situado na travessa de Aldeia Nova. A criação do clube está ligada a um movimento com cerca de 12 pessoas entre elas José Coutinho, Jorge Martins e Lina de Castro, fazia parte também deste grupo inicial o famoso "homem do bombo" Sr. Almeida e o Sr. Zé da Celeste que foi o primeiro presidente do clube.

Já com o grupo criado, juntou-se ainda o Sr. Alberto Caldas e o primeiro sócio do Grupo Desportivo Aldeia Nova, João Matos.

Um dos momentos mais importantes do clube surgiu em 1974, com o início das obras do famoso Campo das Salinas. Durante a sua construção a sede do clube deixou de estar no antigo " tasquinho " e passou para a garagem do Sr. Alberto Caldas, entre 1975 a 1978. A partir desta data, a sede fixou-se onde ainda é atualmente, na Rua José Vilaça, Perafita.

No inicio o Campo das Salinas dedicou-se apenas ao futebol popular e assim tornou-se o primeiro campo do Futebol Clube de Perafita e o primeiro troféu foi ganho no Futebol popular, no campo de Vila Nova da Telha, contra o grupo "Bairro dos Pescadores".

Maio de 2013 trás uma nova direção liderada por Victor Melo que rapidamente implementa novas dinâmicas no clube, envolvendo a comunidade na vida do Grupo Desportivo Aldeia Nova, catapultando o clube para outros patamares de exigência e de resultados desportivos e financeiros.

Em 2016, funda a Academia de Formação de Futebol que utiliza o Complexo Desportivo Aldeia Nova, para treinar e como casa para todos os jogos de competição dos respetivos campeonatos. Na mesma data inaugura o campo de Futebol de 5 equipado com relva sintética de ultima geração, onde crianças se divertem e ganham as bases importantes, quer na componente desportiva quer na componente educativa, e os campos de futebol de onze (1 campo), e de futebol de sete (2 campos).

O ano de 2016 ficaria ainda marcado pela reativação do futebol sénior masculino, com a inscrição da equipa nas competições distritais da A.F. do Porto, a 2ª Divisão da A.F. do Porto. A equipa comandada pelo treinador João Rosas, e capitaneada por Sérgio Braga, onde imperava a juventude, terminaria a época 2016-2017 como vice-campeã da 2ª Divisão Distrital da A.F. Porto, conquistando a respetiva subida à 1ª Divisão Distrital da A.F.Porto no seu ano de estreia.

O Centro de otimização desportiva, criado para oferecer a todos os atletas as ferramentas necessárias para a manutenção e recuperação física, nascia e Julho de 2019. Com a inauguração deste equipamento, o Grupo Desportivo Aldeia Nova ficava na vanguarda dos clubes que disputam os campeonatos distritais de futebol na A.F.Porto.



O novo complexo do Grupo Desportivo Aldeia Nova está situado no mesmo local que o antigo Campo das Salinas, este recinto conta com um campo de futebol 11, dois campos de futebol 7, três campos de apoio e um campo de futebol de 5, todos equipados com relva sintética de última geração.

  • 2023/2024 Subida à Divisão de Elite da AFP
  • 2021/2022 Subida à Divisão de Honra da AFP
  • 2021/2022 Campeão da 1ª Divisão Distrital AFP
  • 2016-2017 Subida para a 1 Divisão Distrital AFP
  • Subida da 1ª Divisão Distrital de Amadores da AFP
  • 3º lugar na Taça de Portugal de Bilhar 2016, Campeonato Nacional da 3ª divisão de Bilhar, ambos na variante de Pool Português.
  • Campeão Distrital 2011/2012
  • Vice-Campeões Taça de Portugal 2011/2012
  • Subida para o Campeonato Nacional em 2009/2010

Condecorações

[editar | editar código-fonte]
  • Taça de Campeão da 1ª Divisão Distrital da A.F. Porto

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.