Saltar para o conteúdo

Enzima conversora da angiotensina 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Enzima conversora da angiotensina 2
Enzima conversora da angiotensina 2
Representação da estrutura da enzima conversora da angiotensina 2. PDB 1R42
Indicadores
Número EC 3.4.17.23
Bases de dados
IntEnz IntEnz
BRENDA BRENDA
ExPASy NiceZyme
KEGG KEGG
MetaCyc via metabólica
PRIAM PRIAM
Estruturas PDB RCSB PDB PDBe PDBj PDBsum

A enzima conversora da angiotensina 2 ECA 2 é tudo uma enzima componente do sistema renina angiotensina aldosterona. É responsável pela conversão da angiotensina II em angiotensina 1-7(Ang 1-7). Sua importância médica reside no fato de estar relacionada a patogênese de várias desordens cardiovasculares, como por exemplo, hipertensão, arteriosclerose e infarto do miocárdio.

A enzima conversora da angiotensina(ECA) é produzida pelos vasos pulmonares e age sobre a angiotensina-1, transformando-a em angiotensina-2. O gene ACE2 atua como um receptor do vírus SARS-CoV2. Mutações no gene ACE2 podem influenciar a capacidade do vírus de reconhecer e infectar uma célula humana.[1]

Estrutura e função

[editar | editar código-fonte]

A ECA 2 é uma proteína transmembranar formada por 805 aminoácidos, que contém um ecto domínio na porção extracelular (aminoácidos 18-739), uma região transmembrana (740-768) e uma calda intracelular. A porção extracelular contém um domínio catalítico, sendo 42% idêntico ao da ECA.

A ECA 2 possui função de peptidase dependente da porção C terminal do substrato,necessitando de um resíduo hidrofóbico ou básico precedido pelo menos por uma prolina (Pro). Desempenhando fortemente essa função para angiotensina II, angiotensina I e bradicinina. Além disso, ECA 2 pode hidrolisar outros peptídeos como apelina 13 e grelina. No entanto, o produto mais ativo da ECA 2 é a angiotensina 1-7 a partir da hidrólise de angiotensina II ou a partir de angiotensina I, a partir deste último com ação conjunta com outras enzimas. [2].

Referências

  1. «Coronavirus: Genes may explain why some face greater danger than others» 
  2. Jiang, F., Yang, J., Zhang, Y., Dong, M., Wang, S., Zhang, Q., ... & Zhang, C. (2014). Angiotensin-converting enzyme 2 and angiotensin 1-7: novel therapeutic targets. Nature Reviews Cardiology, 11(7), 413-426.


Ícone de esboço Este artigo sobre enzimas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.