Discussão:Espectrometria de massa
Adicionar tópicoEste artigo foi avaliado automaticamente com qualidade 3 e faz parte do âmbito de 2 WikiProjetos: Física e Química. | ||
---|---|---|
Para o WikiProjeto:Física este artigo possui importância ainda não avaliada. Se você se interessa pelo assunto, visite o projeto para conhecer as tarefas e discussões em curso. | ||
Para o WikiProjeto Química este artigo possui importância ainda não avaliada. Se você se interessa pelo assunto, visite o projeto para conhecer as tarefas e discussões em curso. | ||
Se não tiver suas questões respondidas nesta página de discussão procure o(s) wikiprojeto(s) acima. |
Qualidade
[editar código-fonte]O artigo está muito fraco, não cobre correctamente os básicos e tenta começar a enumerar tipos de EM que nem são os mais comuns/relevantes. Quem não conhece o assunto e chega a esta página não sai bem servido... Uma técnica tão importante merecia mais atenção, acho que é um artigo de revisão prioritária dentro da área de Química/Ciência.
Terminologia
[editar código-fonte]Espectrometria de massa é a tradução de mass spectrometry, e não, mass spectroscopy, que seria Espectroscopia de massa.
Amotoki 17h02min de 29 de Julho de 2007 (UTC)
O correto é Espectrometria de massas, no plural. Favor alterar o título da página. 12/Abril/2018—comentário não assinado de 2804:14c:482:7762:104:5be7:2125:dc2f (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 23h23min de 12 de abril de 2018 (UTC) (UTC)
Melhorias ao Artigo
[editar código-fonte]Espectrometria de massa
Definição
A espectrometria de massa é uma técnica empregada principalmente em análises qualitativas e quantitativas, que consiste em detectar, identificar e medir os constituintes de certa amostra.
O processo utiliza um equipamento – o espectrômetro de massa – no qual as moléculas (já no estado gasoso) de uma amostra desconhecida são ionizadas (M+e^-→ M^++ 2e^-) a partir de um bombardeamento de elétrons com energia cinética de 70 elétrons-volt. Esse bombardeamento confere energia suficiente para quebrar a molécula em vários fragmentos.
Os fragmentos são impulsionados por um pequeno potencial positivo para um tubo analisador. Os íons que migram pelo tubo analisador encontram um campo magnético perpendicular à sua direção, o qual desvia os cátions pelo detector no final do tubo. As moléculas com massa “errada” colidem com as paredes ou são interceptadas pelo íon que sai da fenda e não alcançam o detector. No detector, cada cátion que chega é neutralizado por um elétron. A corrente elétrica necessária para neutralizar o feixe de íons é proporcional ao número de cátions que chega ao coletor.
O espectro de massa é um gráfico que mostra a corrente elétrica em função do número de massa selecionado pelo campo magnético.
Depois de construído o espectro da amostra, este é comparado (por meio de programas de computação) com espectros de amostras conhecidas disponibilizados em bancos de dados. Assim, são conhecidas todas as substâncias presentes na amostra antes desconhecida.
- Tipos de espectrômetro de massa
- Espectrômetro de massa com setor magnético
- Espectrômetro de massa por coleta de íon
- Espectrômetro de massa quadrupolar
- Espectrômetro de massa por tempo de voo
Aplicações
A técnica é usada para controle de qualidade em diversos produtos, verificando possíveis adulterações dos mesmos. Utilizada também em produção de compostos químicos enriquecidos e na área de hidrogeoquímica, além de seu uso acadêmico e pela polícia.
Bibliografia
HARRIS, Daniel C. Analise Química Quantitativa. Quinta edição, LTC editora.
Lauro Lagares (discussão) 23h02min de 18 de novembro de 2013 (UTC)