Saltar para o conteúdo

Castelo do Mau Vizinho (Évora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com a fortificação no concelho de Chaves, igualmente denominada de Castelo do Mau Vizinho.

Castelo do Mau Vizinho
Informações gerais
Estilo dominante Atalaia
Construção Roma antiga
Aberto ao público Não
Património de Portugal
SIPA 4388
Geografia
País Portugal
Localização Igrejinha
Coordenadas 38° 42′ 18″ N, 7° 51′ 08″ O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

O chamado Castelo do Mau Vizinho, também conhecido como Castelo de Pontega, localiza-se na freguesia da Igrejinha, município de Arraiolos, no Distrito de Évora, em Portugal.[1][2][3]

Trata-se de sítio arqueológico vizinho à ribeira de Pontega, tributária do rio Divor, que remonta à época da Invasão romana da Península Ibérica. Destaca-se uma fortificação supostamente romana, que remonta ao século I a.C. (ou mesmo anterior), com planta no formato quadrangular, em blocos ciclópicos de silharia de granito, dispostos em duas fileiras paralelas, constituindo paramentos duplos. A construção ergue-se sobre uma considerável plataforma artificial de aterro, com vestígios de acesso pelo lado Leste. Na área envolvente foram identificados, em abundância, materiais de construção romanos, como telhas, tijolos e silhares graníticos.

Monumento singular na região, encontra-se em estudo por diversos pesquisadores. Do mesmo modo, estuda-se a classificação da sua proteção por parte do poder público português.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]