A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Apesar da sua pequena extensão territorial, Delaware é um grande centro financeiro. Mais de 200 mil empresas e companhias estão sediadas no estado. Isto acontece graças a leis estaduais que dão benefícios fiscais para empresas que decidem instalar suas sedes no estado, atraindo diversas companhias, incluindo muitas que operam primariamente fora de Delaware. Este fato deu ao estado o cognome de The Land of Free-Tax Shopping ("A Terra Sem Impostos Comerciais"). Por causa disso, Delaware é um dos maiores centros bancários dos Estados Unidos. O estado também possui uma forte indústria petroquímica.
A atual Constituição do Delaware foi adotado em 1897. Outras constituições anteriores foram aprovadas em 1776, em 1792 e em 1831. Emendas à Constituição são propostas pelo Poder Legislativo do Delaware, e para ser aprovada, precisa receber ao menos 51% do Senado e da Câmara dos Representantes do estado, e então dois terços dos votos da população eleitoral do Delaware, em um referendo. A população do estado também pode propor emendas à Constituição através da coleta de um certo número de abaixo-assinados. Quando este abaixo-assinado é aceito pelo governo, para ser aprovada, precisa receber aprovação de ao menos um quarto dos membros de ambas as câmeras do Poder Legislativo do Delaware, e então ao menos 51% dos votos da população eleitoral. Emendas também podem ser propostas e introduzidas por convenções constitucionais, que precisam receber ao menos 51% dos votos de ambas as câmeras do Poder Legislativo e dois terços dos votos da população eleitoral, em um referendo.
O principal oficial do Poder Executivo em Delaware é o governador. Este é eleito pelos eleitores do estado para mandatos de até quatro anos de duração, podendo ser reeleito apenas uma vez. Os eleitores do ("Primeiras Ordens" também elegem à parte o tenente-governador, o Secretário de estado e o Secretário de estado, entre outros oficiais executivos.
O Poder Legislativo do Delaware — também chamada de Assembleia Geral — é constituído pelo Senado e pela Câmara dos Representantes. O Senado possui um total de 21 membros, enquanto que a Câmara dos Representantes possui um total de 41 membros. Delaware está dividido em 21 distritos senatoriais e 41 distritos representativos. Os eleitores de cada distrito elegem um senador/representante, que irá representar tal distrito no Senado/Câmara dos Representantes. O termo de ofício dos senadores é de quatro anos, enquanto os representantes são eleitos para mandatos de até dois anos de duração.
A corte mais alta do Poder Judiciário do Delaware é a Suprema Corte do Delaware, composto por quatro juízes e um chefe de justiça. Outras cortes do Poder Judiciário do estado são a Corte Superior, Delaware's Court of Chancelery (que lida com disputas corporais), as Cortes Familiares (lida com processos familiares) e o Common Pleas Cour. Todos os juízes do Poder Judiciário do Delaware são escolhidos pelo governador, para mandatos de até 12 anos de duração.
Delaware está dividido em três condados — Kent, Newcastle e Sussex. Cada um dos condados é administrado por uma comissão composta por um dado número de membros (sete em Kent, seis em Newcastle e cinco em Sussex). Estes membros são eleitos pela população de seus respectivos condados para mandatos de até quatro anos de duração.
Cerca da metade da receita do orçamento do governo do Delaware é gerada por impostos estaduais. O restante vem de verbas recebidas do governo nacional e de empréstimos. Em 2002, o governo do estado gastou 4,646 bilhões de dólares, tendo gerado 4,882 bilhões de dólares. A dívida governamental do Delaware é de 4,038 bilhões de dólares. A dívida per capita é de 5 010 dólares, o valor dos impostos estaduais per capita é de 2 697 dólares, e o valor dos gastos governamentais per capita é de 5 764 dólares.
Delaware limita-se ao norte com a Pensilvânia, ao sul e ao oeste com Maryland, a leste com a baía de Delaware, pela qual faz fronteira com a Nova Jérsei, e a sudeste com o oceano Atlântico. Com um pouco mais de 6 mil quilômetros quadrados,[1] é o segundo menor estado americano em área do país. O litoral do Delaware ao longo do Atlântico possui cerca de 45 quilômetros de comprimento, que aumentam para 613 quilômetros, quando o litoral formado por estuários, baías e ilhas costeiras são incluídos. A fronteira do Delaware com a Pensilvânia é a única fronteira entre dois estados quaisquer nos Estados Unidos que possui o formato de um arco, cujo cognome é Twelve Mile Circle ("Círculo de Doze Milhas").
Delaware, junto com parte do litoral de Maryland e dois condados da Virgínia, formam a península de Delmarva, abreviação do nome dos estados que a formam: Delaware, Maryland e Virgínia. A península de Delmarva situa-se entre as baías de Delaware e Cheasapeake, em um interessante acidente geográfico. O rio Delaware é o maior e o mais importante rio do estado; outros rios importantes são o Christina e o Brandywine. O Christina permite a navegação de grandes navios até Wilmington, e de pequenos navios até Newport. Todos os rios que cortam Delaware desaguam no oceano Atlântico. Delaware possui cerca de 50 lagos. Florestas cobrem aproximadamente 30% do estado.
Delaware pode ser dividido em duas distintas regiões geográficas:
As Planícies Costeiras do Atlântico ocupam a maior parte do Delaware. O terreno desta região é plano, pouco acidentado, arenoso e de baixa altitude, raramente superando os 25 metros de altitude.
O Piemonte é uma pequena faixa de terra localizada no extremo norte do Delaware, que não possui mais do que 15 quilômetros de comprimento. Esta região caracteriza-se pelo seu terreno acidentado, com morros e férteis vales. O Piemonte é a região de maior altitude do estado. O ponto mais elevado do Delaware, que está localizado a 135 metros acima do mar, localiza-se nesta região.
O norte do Delaware possui um climatemperado continental, enquanto que a região sul do estado possui um clima subtropical. A localização do estado, próxima ao oceano Atlântico e ao sul de cadeias montanhosas na Pensilvânia (que servem como obstáculos contra frentes frias vindas do norte) fazem com que os invernos do estado sejam amenos. A temperatura em Delaware varia pouco de região a região, por causa do pequeno tamanho do estado. A variação é de 2 °C no verão e de 1°C no inverno, com temperaturas médias diminuindo à medida que se viaja em direção ao norte.
A temperatura média do Delaware no inverno é de 2 °C, enquanto a temperatura média do estado no verão é de 24 °C. Tanto a temperatura mais baixa quanto a temperatura mais alta já registrada em Delaware foram registradas em Millsboro. A cidade registrou a temperatura mais baixa já registrada no estado, de -27 °C, em 17 de janeiro de 1893. A temperatura mais alta já registrada no estado, de 43 °C, em 21 de julho de 1930. Millsboro é uma das únicas cidades americanas que registra tanto a temperatura mais alta quanto a mais baixa de um dado estado, juntamente com Warsaw, no Missouri.
A taxa de precipitação média anual de chuva do Delaware é de 114 centímetros, maior ao longo do litoral e menor no interior (especialmente no extremo norte do estado). A precipitação média anual de neve em Delaware varia entre 46 centímetros no norte, 36 centímetros no sudoeste, e 30 centímetros ao longo do litoral.
Delaware instituiu um sistema de fundos públicos em 1796 para serem utilizados para fins educacionais. Porém, tais fundos não seriam utilizados até 1818, quando o estado liberou mil dólares para cada condado. Em 1829, Delaware dividiu o estado em diferentes distritos escolares, cada uma tendo o direito de receber do estado até 300 dólares anuais, assim estabelecendo as primeiras escolas públicas do estado. Até então, crianças de famílias pobres eram obrigadas a estudarem ou em escolas administradas por instituições religiosas (as primeiras tendo sido fundadas durante o início do século XVII) ou não estudarem.
Atualmente, todas as instituições educacionais em Delaware precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Departamento de Educação do Delaware, composto por sete membros indicados pelo governador para mandatos de até 4 anos de duração. Este departamento, chefiado pelo Secretário de Educação, controla diretamente o sistema de escolas públicas do estado, que está dividido em diferentes distritos escolares. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servida por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administrar as escolas é do distrito escolar municipal, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. Delaware permite a operação de escolas charter — escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de cinco anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os dezesseis anos de idade.
Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 112,8 mil estudantes, empregando aproximadamente 7,3 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 22,8 mil estudantes, empregando aproximadamente 1,8 mil professores. O sistema de escolas públicas do estado consumiu cerca de 873 milhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 8,3 mil dólares por estudante. Cerca de 88,7% dos habitantes do estado com mais de 25 anos de idade possuem um diploma de segundo grau.
A primeira biblioteca do Delaware foi fundada em 1754, em Wilmington. Atualmente, o estado possui 57 sistemas de bibliotecas públicas, que movimentam anualmente uma média de 5,8 livros por habitante. A primeira instituição de educação superior do Delaware foi o Newark College — atual Universidade de Delaware — fundada em 1833, em Newark. Delaware possui atualmente dez instituições de educação superior, dos quais cinco são públicas e cinco são privadas.
O sistema de transportes do Delaware é administrada pelo Departamento de Transportes de Delaware. Esta responsabiliza-se pela remoção de neve de vias públicas estaduais, da administração de rodovias pedagiadas e da infraestrutura de tráfego, como sinais e placas de trânsito. Em 2002, Delaware possuía 365 quilômetros de ferrovias. Em 2003, Delaware possuía 9 485 quilômetros de vias públicas, dos quais 66 quilômetros eram rodovias interestaduais, parte do sistema rodoviário federal dos Estados Unidos. Delaware possui cerca de 1,4 mil pontes, 30% dos quais foram construídos antes da década de 1950. 95% das pontes e 90% das vias públicas do estado são administradas pelo Departamento de Transportes de Delaware.
O primeiro jornal do Delaware foi Delaware Gazette, que foi publicado pela primeira vez em 1764, em Wilmington. Atualmente, cerca de 17 jornais são publicados no estado, deles, dois são diários. A primeira estação de rádio do Delaware foi fundada em 1922, em Wilmington. A primeira estação de televisão do estado foi fundada em 1949, também em Wilmington. Atualmente, Delaware possui 21 estações de rádio — dos quais 9 são AM e 12 são FM — e 13 estações de televisão.
O censo nacional de 2000 estimou a população do Delaware em 783 600 habitantes, um crescimento de 17,5% em relação à população do estado em 1990, de 666 168 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 843 524 habitantes, um crescimento de 26,6% em relação à população do estado em 1990, de 7,6%, em relação à população do estado em 2000, e de 1,6% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural do Delaware entre 2000 e 2005 foi de 21 978 habitantes — 58 699 nascimentos e 36 721 óbitos — o crescimento populacional causado pela imigração foi de 27 912 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou em um ganho de 11 226 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Delaware cresceu em 59 924 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 13 455 habitantes.
Dover International Speedway (chamado antigamente de Dover Downs International Speedway) é um circuito oval localizado em Dover no estado americano de Delaware, foi inaugurado em 1969, é parte de um complexo que possui uma pista para corridas de cavalos internamente.
Sua extensão é de 1 milha ou 1609 metros com inclinações de 24° nas suas duas curvas e o circuito é todo de concreto, diferentemente dos outros que são de asfalto. O circuito também é conhecido pelo seu apelido, Monster Mile (Milha Monstro) por ser o oval de 1 milha mais rápida do mundo.
Em 2001 a capacidade do circuito chegou a 135 mil espectadores, depois de 2014 a capacidade foi reduzida para 95,5 mil espectadores.