Saltar para o conteúdo

Marca registrada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 7: Linha 7:
De modo geral, as marcas registradas são representadas por [[logotipo]]s, [[palavra]]s, usados separadamente ou de forma combinada, slogan ou palavras ligadas a atividade são impedidas ou geram limitação no uso da marca.
De modo geral, as marcas registradas são representadas por [[logotipo]]s, [[palavra]]s, usados separadamente ou de forma combinada, slogan ou palavras ligadas a atividade são impedidas ou geram limitação no uso da marca.


A , possibilitando-lhe distinguir este produto ou serviço de outros similares
A marca tem como função permitir que o consumidor possa identificar a origem de um produto ou serviço, possibilitando-lhe distinguir este produto ou serviço de outros similares existentes no mercado.<ref name="Barbosa">Barbosa, Denis Borges. ''[http://denisbarbosa.addr.com/tesetoda.pdf O fator semiológico na construção do signo macário]''.(2,03MB) Tese (Doutorado em Direito) – UFRJ. Rio de Janeiro, 2006.</ref>



No Brasil, o instituto da ''Marca registrada'' é regulamentado pelo artigo 123, e seguintes, da Lei nº 9.279/96, a qual trata especificamente de marcas, patentes e desenhos industriais, além dos crimines cometidos contra as marcas e patentes, a exemplo da concorrência desleal.<ref>Gueiros Jr, Nehemias. ''O direito autoral no show business.'' Rio de Janeiro: Gryphos, 2005.</ref>
no mercado.<ref name="Barbosa">Barbosa, Denis Borges. ''[http://.addr.com/tesetoda.pdf O fator semiológico na construção do signo maceiro]'

No Brasil, o instituto da ''Marca registrada'' é regulamentado pelo artigo 123, e seguintes, da Lei nº 9.279/96, a qual trata especificamente de marcas, patentes e desenhos industriais, além dos crimines cometidos contra as marcas e patentes, a exemplo da concorrência desleal.<ref>Queirós Jr, Nehemias. ''O direito autoral no show busine Rio de Janeiro: Gryphos, 2005.</rtf>


== Registro ==
== Registro ==

Revisão das 02h24min de 23 de abril de 2020

Símbolos da Marca Registrada usadas no Brasil, que serve para indicar que uma obra está registrada aos direitos do autor e não pode ser copiada

Uma marca registrada (português brasileiro) ou marca registada (português europeu)[1] ou marca registrada comercial (respectivamente, símbolos ® ou MR ou TR) é qualquer nome ou símbolo utilizado para identificar uma empresa, um produto (bem de consumo), serviço ou comércio. As marcas registradas são um tipo de propriedade intelectual e sua efetividade depende do registro de exclusividade concedido por autoridades governamentais competentes, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.

De modo geral, as marcas registradas são representadas por logotipos, palavras, usados separadamente ou de forma combinada, slogan ou palavras ligadas a atividade são impedidas ou geram limitação no uso da marca.

A , possibilitando-lhe distinguir este produto ou serviço de outros similares


no mercado.Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>

Portugal

Em Portugal, o organismo público a quem compete a atribuição e o registo de direitos de propriedade industrial, sendo eles Marcas, Patentes, Desenhos e Modelos, também se chama INPI.

Registro de marca comunitária

Na comunidade europeia, o IHMI – Instituto de Harmonização do Mercado Interno, é o organismo comunitário responsável pelo registo de marcas, desenhos e modelos, válidos nos 27 países da comunidade europeia.

O principal interesse do sistema da marca comunitária é, permitir às empresas identificar os seus produtos e serviços de modo idêntico em todo o território da União Europeia (UE).

A marca comunitária permite-lhes, através de um procedimento único, junto do IHMI, registar uma marca que beneficiará de protecção uniforme e produzirá efeitos em todo o território comunitário.

A marca comunitária tem carácter unitário, o que significa que um pedido ou um registo são válidos em toda a Comunidade Europeia.

O pedido e o registo subsequente abrange todos Estados Membros da Comunidade Europeia de forma indivisível. Não é por isso, possível limitar o alcance geográfico da protecção a determinados Estados Membros.

O processo de registo é centralizado no IHMI. A marca comunitária constitui objecto de um direito de propriedade único. Em consequência do referido, o processo de modificação, manutenção e extinção desse direito abrange todo o território da Comunidade Europeia.

Na eventualidade de recusa do pedido de marca comunitária, o registo pode ser efectuado através de pedidos nacionais nos países em que não existam os direitos anteriores.

Registro de marca internacional

O registro de marca com a cobertura mais amplo é efetuado pela World Intellectual Property Organization (WIPO), um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente a WIPO conta com 189 estados-membros.[2]

TM - Trade Mark

Trademark é a tradução para a língua inglesa de marca comercial, muito embora não seja registrada em um órgão específico, podendo ser utilizada sem controle estatal. Há um glifo específico para seu uso (), código Unicode U+2122, \texttrademark em LaTeX ou ALT+0153 no Windows. Este glifo aparece sempre após o substantivo em questão. Geralmente, é utilizado para nomes não registrados, ao contrário do glifo (®), utilizado para os nomes que já passaram por aprovação dos órgãos reguladores.

Ver também

Referências

Bibliografia

  • SOARES, José Carlos T. Direito de marcas. São Paulo, Editora Atlas, 1968.

Ligações externas