René Cassin

jurista francês

René Samuel Cassin (Baiona, 5 de outubro de 1887Paris, 20 de fevereiro de 1976) foi um jurista francês. Filho de um comerciante francês judeu, serviu como soldado na Primeira Guerra Mundial e, mais tarde passou a formar a Union Fédérale, uma veterana organização esquerdista, pacifista. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1968 por seu trabalho na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.[1] Nesse mesmo ano, ele também foi premiado com um dos próprios prêmios de Direitos Humanos da ONU. René Cassin fundou o Instituto Francês de Ciências Administrativas (IFSA) que foi reconhecido como associação de utilidade pública.

René Cassin
René Cassin
Nascimento 5 de outubro de 1887
Baiona
Morte 20 de fevereiro de 1976 (88 anos)
Paris
Nacionalidade França Francês
Prêmios Nobel da Paz (1968)

Vida e obra

editar

Foi laureado com o Nobel da Paz em 1968, presidente do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos entre 1965 e 1968.[1]

René Cassin foi o principal autor da Declaração Universal dos Direitos do Homem, proclamada em 1948 na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Humanista desde muito novo, René Cassin licencia-se em Estudos Humanísticos e Direito na Universidade de Aix-en-Provence e Université Lille Nord de France. Em 1914 obteve um doutorado em Ciências Jurídicas, Económicas e Políticas.[1] Participa na Grande Guerra, onde é gravemente ferido.

Advogado e professor, Cassin lecionou Direito Fiscal e Civil na Universidade de Paris, até 1960. Como professor promoveu o ensino e o direito pela Europa, África e Médio Oriente e Extremo Oriente, presidindo diversas organizações.

Aos 81 anos, em 1968, René Cassin recebe o Nobel da Paz.

Publicações

editar

Referências

  1. a b c «René Cassin». Porto Editora. Infopédia. Consultado em 4 de dezembro de 2012 

Leitura adicional

editar
  • Vários, A Grande História do Nobel, Ed.Quidnovi, 2004.

Ligações externas

editar


Precedido por
Fundo das Nações Unidas para a Infância
Nobel da Paz
1968
Sucedido por
Organização Internacional do Trabalho


  Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.