SP Gastronomia
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

Além da restaurantes de primeira linha, o SP Gastronomia oferece brindes descolados, opções veganas criativas e brincadeiras como jogo da memória e games de joystick para quem visita o Parque Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo, neste domingo. Os clientes saem com bolsas cheias de prêmios como copos térmicos, baldes de pipoca e vouchers para bebidas e pratos do evento.

A programação inclui uma variedade de aulas de gastronomia, shows e 17 restaurantes, muitos sob o comando de chefs premiados. Mocotó, Capim Santo e Più, por exemplo, já ganharam o selo Bib Gourmand do Guia Michelin, que reconhece restaurantes de boa qualidade e preços moderados. O Mocotó, inclusive, foi escolhido como melhor restaurante brasileiro pelo prêmio SP Gastronomia. O Osso, presente no evento, ficou em primeiro lugar na categoria “melhor carne”.

— O prêmio foi super bacana, até porque a gente também tem uma outra operação, que é o Cór, e ficou em terceiro. Sobre o prato mais vendido, o arroz de tutano sempre foi um prato que chamou muita atenção, mas neste ano o hambúrguer disparou — diz Gustavo Mora, sócio do Osso.

SP Gastronomia, em São Paulo, neste domingo — Foto: Gabriel Reis/Valor
SP Gastronomia, em São Paulo, neste domingo — Foto: Gabriel Reis/Valor

O festival acontece às sextas e finais de semana até 10 de novembro. Neste domingo, o show de Laura Simões começa às 17h. Duas horas depois, Fat Family canta sucessos de Tim Maia, encerrando o primeiro final de semana de SP Gastronomia.

Entre as aulas, especialmente criadas para quem gosta de cozinhar, o chef Ricardo Lapeyre, Le Bulô, começou os trabalhos às 13h, com uma apresentação sobre Lobster Roll em parceria com a Frescatto, seguida por um workshop de cozinha com mandioca, ministrada pelo chef Isaias Santos.

Junto ao Senac, a chef Maria Carolina Lazzarini Varella dá seguimento à programação, mostrando como o café pode tornar os coqueteis ainda mais deliciosos. O bartender Rodolfo Ferreira encerra o dia com uma aula sobre o clássico Carajillo 43 em duas sessões — às 17h30 e 18h.

Às 17 horas, a cantora Laura Simões subiu ao palco para cantar algumas de suas músicas, que mistura R&B, pop alternativo e soul. Na sequência, em tributo ao Tim Maia, a banda Fat Family abriu o show com um dos maiores sucessos do cantor, "O descobridor dos sete mares", acompanhada pelo coro do público.

Veganos ganham espaço

Para atender a uma clientela que tem crescido, os restaurantes apresentaram uma grande variedade de pratos veganos. JoJo Ramen e Capim Santo provaram que a cozinha sem ingredientes de origem animal pode agradar até quem não costuma abrir mão da carne. A Jojo, por exemplo, trouxe uma conserva vegetariana de cogumelos shitake com cebola roxa marinada de shoyu. É um dos pratos mais em conta do evento, por apenas R$ 29.

Já no Capim Santo, comandado pela chef Morena Leite, o braseado de jaca com cuscuz nordestino e roti de cebola roxa rivaliza em pedidos com a kafta de costela na cana de açúcar, que acompanha um cremoso baião de dois. Também dá para experimentar o tradicional prato do menu, o ceviche de peixe com coco e chips de banana da terra, em sua versão vegetariana, com palmito.

— Os pratos vegetarianos e veganos estão atraindo até quem come carne. As pessoas veem os pratos na amostra, e mesmo quando falamos que é vegano, não perdem vontade de experimentar. O que está saindo mais é a kafta, mas pau a pau (quase empatado) com o braseado de jaca — disse a cozinheira chefe, Gabriela Medeiros.

Outro destaque vegano vem do Quincho, com um bao de cogumelo picante, relish de pepino, cebolinha e maionese agridoce. Os outros pratos do restaurante seguem a linha vegetariana: canjiquinha cremosa de milho crioulo e um bolovo reinventado com palmito pupunha, ovo caipira orgânico e molho rose.

Mais um prato reinventado foi o oniguiri do Grand Hyatt. O cliente pode escolher o recheio de atum ou o recheio vegano, de cogumelos. Já no QT Pizza Bar, fez sucesso a pizza de massa vegana, recheada com creme de abóbora, couve e alho.

Brindes descolados

Mas não é só a comida que atrai o púbico do evento. As caçadoras de brinde e amigas Valéria Lenk e Tania Francisco já ganharam copos, chapéus, baldes de pipoca e até um jogo de facas.

— A gente vem, come e depois sai na caça aos brindes — diz Valéria.

No estande da Frescatto, por exemplo, quem vencer o jogo da memória pode escolher entre bucket (um modelo de chapéu), lápis de cor ou garrafa de água. Já a Maturatta criou um game de joystick com os nomes de possíveis brindes escondidos em bolinhas, que vão desde copos e bolsas até o famoso hambúrguer da marca.

Clientes PicPay também podem se dar bem e retirar três vouchers para bebidas (refrigerante, cerveja e água) e pipoca em balde personalizado. E o Pão de Açúcar trouxe um jogo de palavras cronometrado. Com quatro acertos, o prêmio é um cafézinho da Orfeu. Entre quatro e nove, o cliente acumula pontos para compras nos mercados. Já quem consegue encontrar dez ou mais palavras leva para casa um copo térmico da Paco.

Fãs de perfumaria não podem deixar de passar no estande da Granado, que preparou um mimo especial: duas amostras das suas icônicas fragrâncias e um cordão para carregar o celular.

O SP Gastronomia é uma realização O Globo, CBN e Valor Econômico e tem a Prefeitura da Cidade de São Paulo como Cidade Anfitriã e o Governo de São Paulo como Estado Anfitrião. O evento conta ainda com patrocínio máster da Vivo; patrocínio de Cerveja Petra, Maturatta, Ambipar e Sabesp; apoio educacional do Senac São Paulo; apoio de Guaraná Antarctica, Evino, Espumantes Muum, BYD, Rede D'Or, Consigaz e Pão de Açúcar; PicPay como meio de pagamento oficial; apoio institucional de Metrô de São Paulo, Detran SP, Prodesp, Visite São Paulo, ABEAR- Associação Brasileira das Companhias Aéreas e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; participação de Hellmann's, Águas Prata, Juçaí, Granado, Frescatto, Cachaça Espírito de Minas, Kalassi, Licor 43, BMW Motorrad. Reserva GO, Orfeu Café Especiais e Aperol; Azul como companhia aérea oficial; Grand Hyatt São Paulo como hotel oficial e o Parque Villa-Lobos como local oficial.

Mais recente Próxima Domingo do SP Gastronomia tem show da Fat Family com hits de Tim Maia e melhores restaurantes de São Paulo
Mais do Globo

Embora o quarteto tenha se separado entre 1969 e 1970, apenas em 29 de dezembro de 1974 foi assinado o contrato que formalizou o fim da banda

Completa 50 anos o acordo que pôs fim aos Beatles em meio a 'muitas tensões'

Federal Police target a criminal organization suspected of moving R$ 4.3 billion and using Venezuelan immigrants to transport the gold to neighboring countries

Illegal Amazon gold finds routes to Guyana, Venezuela, and Suriname

Escola era paga por um amigo da família e a venda de marmita garantia as contas em dia

O começo nada fácil de Ney Latorraca: 'Aprendi a representar para sobreviver, fazer graça para ganhar um dinheiro para comer no colégio'

Partículas de plástico ya han sido halladas en varios órganos, pero aún es difícil demostrar sus daños en el organismo

Microplásticos son encontrados en el cerebro humano: ¿Cuánto nos perjudican?

Plastic particles have already been detected in various organs, but proving their damage to the body remains challenging

Microplastics found in the human brain: How harmful are they?

Manifestações já tiveram mais de 1.500 detentos escapando da prisão e quase 60 mortes; jornalista é residente em Moçambique, mas decidiu por deixar o país por enquanto devido à violência

Colunista do GLOBO, José Agualusa relata 'tragédia total' em Moçambique após protestos

Brazilian Society of Ophthalmology and Inmetro warn that the impact of spheres used as ammunition can cause irreversible injuries

Gel blasters: experts warn of the risk of serious eye injuries from the toy's use

La Sociedad Brasileña de Oftalmología e Inmetro advierten que el impacto de esferas usadas como munición puede causar lesiones irreversibles

Pistolas de gel: expertos advierten sobre el riesgo de lesiones graves en los ojos por el uso del juguete