Acontece em SP
PUBLICIDADE

Por Prefeitura de São Paulo, cidade de todos!

O Programa Smart Sampa, criado pela Prefeitura de São Paulo, é uma iniciativa inovadora para a segurança pública da cidade. O sistema, composto por mais de 18 mil câmeras em operação 24 horas por dia, integra tecnologia avançada e inteligência artificial com algoritmos capazes de realizar leitura de placas de veículos furtados ou roubados, reconhecimento facial e alertas de intrusão.

Até o fim de dezembro, a capital terá 20 mil equipamentos instalados, e a implementação já vem dando resultados significativos. De fevereiro a novembro, 28 pessoas desaparecidas foram localizadas pela tecnologia de reconhecimento facial por meio da integração com o banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). E, desde o início de setembro, com a conexão com o banco da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), o Programa possibilitou a prisão de 167 foragidos da justiça, também por meio da identificação facial.

O Smart Sampa ainda contribuiu com a prisão de mais de 1.380 pessoas em flagrante, por crimes de diversas naturezas como furto, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, invasão e depredação de equipamentos públicos.

Como funciona o Smart Sampa

O programa foi estudado e estruturado com base nos sistemas usados em grandes cidades do mundo, como Nova York, Londres e Buenos Aires, que melhoraram seus índices de segurança com o uso desse tipo de tecnologia. As câmeras estão posicionadas em pontos estratégicos da capital, permitindo que os agentes reconheçam situações criminosas ou de risco e preparem respostas imediatas.

Os equipamentos contam com tecnologia de ponta e são capazes de emitir alertas a uma central ao perceber atos de vandalismo, furtos, identificar foragidos, pessoas desaparecidas ou placas de veículos roubados ou furtados.

Todos os dados estão ligados à central de monitoramento, localizada no Centro Histórico de São Paulo, que opera 24 horas por dia com o suporte de cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil Municipal, operando a plataforma, acompanhando e analisando as informações recebidas de toda a capital.

Para que a operação tenha sentido, o Smart Sampa prevê integração entre município e estado, ligando GCM, polícias militar e civil, e de órgãos como SAMU, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), metrô e CPTM. Além disso, o sistema tem acesso ao banco de dados de foragidos da SSP do Estado e ao banco de pessoas desaparecidas da SMDHC. Em casos de situações de perigo ou identificação de pessoas procuradas, alertas automáticos são enviados aos órgãos responsáveis, que direcionam imediatamente o chamado a uma viatura da GCM mais próxima do local.

Público e privado unem forças

Para deixar o Programa ainda mais robusto e eficiente, a Prefeitura de São Paulo decidiu ampliar a atuação da plataforma com a integração de câmeras privadas – em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana soltou um chamamento público para a parceria.

Empresas, concessionárias e munícipes que queiram integrar as imagens de seus sistemas eletrônicos de vigilância podem se inscrever sem custo no portal Smart Sampa, contribuindo assim para aumentar o parque de câmeras na cidade. A ação permite a incorporação de até 20 mil dispositivos, podendo chegar até 40 mil na cidade de São Paulo.

Vale lembrar que todos ficam sob o guarda-chuva do mesmo protocolo de segurança e proteção de dados dos equipamentos próprios do programa. Dessa ação colaborativa, até agora, estão integradas e em operação na plataforma 4.800 unidades desde 20 de setembro.

Mais recente Próxima Prefeitura de São Paulo estende atendimento em Hospitais Veterinários Públicos para finais de semana e feriados
Mais do Globo

Meia de 31 anos está em reta final de suspensão por doping

Ventilado no Corinthians, Pogba teria passado por cirurgia no joelho na Costa Rica, diz jornal

Sistema foi usado em Campinas após Cemaden transmitir aviso de risco alto para alagamento durante a noite

Defesa Civil de SP aciona alarme de celular pela primeira vez para alertar sobre enchente

O ano de 2025 promete trazer feriados prolongados ao trabalhador. Primeira folga do ano acontece no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal

Feriados prolongados 2025: veja calendário e planeje seu ano

Artista, que estava internado após o agravamento de um câncer de próstata, faleceu nesta quinta-feira

O que é sepse pulmonar? Entenda a causa da morte do ator Ney Latorraca

Com novo leilão, injeção do BC no mercado para conter a moeda passa de R$ 30 bilhões neste mês

Dólar hoje: moeda abre em alta, e BC volta a fazer leilão de US$ 3 bilhões

Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro com direito ao benefício podem sacar o dinheiro

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até amanhã. Veja quem tem direito a receber