Acontece em SP
PUBLICIDADE

Por Prefeitura de São Paulo, cidade de todos!

Thaís da Silva Bonifácio, de 29 anos, mora no Jardim Helena (Zona Oeste da capital paulista). A rotina é atribulada. A auxiliar de limpeza sai de casa às 5h30 para trabalhar e só volta às 16h15. É quando cuida dos dois filhos, de 13 e 7 anos, e da casa.

A partir de fevereiro de 2025, no entanto, os planos são outros. Thaís estará entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, dividindo seu tempo entre as aulas presenciais no Centro Educacional Unificado (CEU) Tiradentes e os conteúdos online.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece a EJA em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) são divididas da seguinte forma: 80% no modelo a distância, por meio do acesso à plataforma virtual (disponível 24 horas por dia, sete dias por semana), e 20% de encontros presenciais, oferecidos em 20 unidades do CEU. As aulas são direcionadas a jovens e adultos a partir de 18 anos que concluíram o Ensino Médio.

Novo ciclo

Para se adequar à fase de renovação, Thaís terá a ajuda da mãe, que cuidará dos filhos durante o período da noite. A expectativa é grande. Ela deixou o primeiro ano do Ensino Médio aos 16 anos, quando engravidou. Depois, tentou fazer o supletivo e o modelo EAD, mas não seguiu adiante.

Agora é diferente. As negativas que Thaís recebeu em várias vagas de emprego por não ter concluído o Ensino Médio mostraram que seria preciso voltar a estudar. Ao final, o plano é fazer o concurso para uma vaga na Guarda Civil Metropolitana da capita paulista ou, quem sabe, fazer o vestibular para tentar uma vaga no curso de medicina.

Com o apoio dos filhos e da mãe, a futura aluna não disfarça a empolgação. “Além de concluir o Ensino Médio e poder correr atrás de outras oportunidades profissionais, o que mais espero é ter conhecimento em diferentes áreas e melhor entendimento de certos assuntos durante uma conversa. Quando a gente deixa de estudar, às vezes não tem muita compreensão do que as pessoas estão querendo dizer”, explica Thaís.

Aprendizado e uma profissão

Além da formação regular, também é possível fazer a matrícula nos cursos de capacitação da modalidade profissionalizante, com a mesma distribuição de carga horária do Ensino Médio – 80% online e 20% presencial.

As áreas de conhecimento são bem variadas: almoxarife, assistente de RH, assistente de controle de qualidade, controlador e programador de produção, costureiro sob medida, desenhista de moda, eletricista instalador residencial, inspetor de qualidade, operador de computador e pintor imobiliário. A disponibilidade varia segundo a oferta de vagas e cursos oferecidos em cada região.

“Essa alternativa permite já terminar os estudos com possibilidades para o mercado de trabalho”, pontua o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. Ele explica que o novo modelo de atendimento permite aos estudantes, além da formação básica no Ensino Médio, ter a formação profissionalizante.

Oferta de vagas

As opções serão bem distribuídas pela cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria de Educação, cada polo, em funcionamento nos CEUS, vai oferecer, aproximadamente, 300 vagas, beneficiando até 6.000 estudantes.

eja — Foto: Arte/G.Lab
eja — Foto: Arte/G.Lab

Cooperação

A nova parceria para a EJA prevê que o Sesi-SP tenha como atribuições a contratação de professores, o material didático e a certificação. A duração do curso é de até 12 meses. Com a qualificação profissional, os estudantes receberão dois certificados, o que vai facilitar o protagonismo no seu aprendizado por meio de trilhas personalizadas de estudo.

Rita Figueiredo, supervisora técnica educacional da Nova EJA no Sesi-SP, analisa o trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo. “É a união de forças, compartilhamento de recursos humanos, acesso às estruturas físicas, expertise educacional, além do compromisso social para a elevação da escolaridade de um público que tem o direito constitucional de educação”, afirma.

Como se inscrever — Foto: Arte/G.Lab
Como se inscrever — Foto: Arte/G.Lab
Mais recente Próxima Programa Smart Sampa usa tecnologia avançada com câmeras inteligentes, reforça a segurança em São Paulo e já traz resultados efetivos
Mais do Globo

Há muitas razões que levam a alterações na coloração e na consistência do muco nasal quando estamos doentes

Claro, amarelo, verde: o que a cor do seu catarro diz sobre sua saúde

Artistas dividiram o palco em espetáculos bem-sucedidos e sempre fizeram questão de manter o casamento com discrição, fora dos holofotes

Viúvo de Ney Latorraca, Edi Botelho é ator e vivia há 29 anos com o marido: 'Um grande companheiro'

Cibercriminosos direcionaram palavrões ao presidente e deixaram comentários antissemitas. Portal ficou sem funcionar por uma hora, mas já foi retomado

Hackers invadem site do governo argentino e publicam mensagens contra Milei

Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio; ficou conhecido por papéis marcantes e se destacou como Vlad, na novela 'Vamp' e 'Barbosa, em 'TV Pirata'

Ney Latorraca tinha testamento pronto e teria deixado herança e patrimônio para instituições de caridade

Vírus tem provocado surto sem precedentes entre vacas leiteiras e trabalhadores rurais no país

20 grandes felinos morrem de gripe aviária em santuário nos EUA: 'nunca vimos nada assim'

Agnelo de Souza diz ter direito a 5% da venda do zagueiro para o Porto

Técnico que 'descobriu' Eder Militão cobra quase R$ 2 milhões do São Paulo

Nas compras on-line, consumidores podem se arrepender em até sete dias. Já nas lojas físicas, pode haver substituição do produto por problemas de cor, modelo ou tamanho, mas não há obrigação do estabelecimento

Ficou pequeno? Não agradou? Saiba como trocar o presente de Natal ou pedir reembolso

Juliana Leite Rangel, de 26 anos, estava indo com a família para uma comemoração de Natal, quando policiais atiraram contra carro na Rodovia Washington Luis

Jovem baleada pela PRF continua em estado gravíssimo