Meio ambiente
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/12/2024 - 18:14

Desmatamento no Pampa: Preocupações Ambientais em Ascensão.

Brasil perdeu 28% da vegetação nativa do Pampa em 39 anos, destaca MapBiomas. Desmatamento impulsionado por soja e silvicultura. Campos, ecossistema afetado, aumenta preocupações ambientais futuras.

Localizada no Rio Grande do Sul, a porção brasileira do Pampa perdeu 28% da vegetação nativa entre 1985 e 2023. É o que mostra um levantamento do MapBiomas divulgado nesta terça-feira, no dia nacional de celebração do bioma. A pesquisa, que monitora o uso e a cobertura da terra na região pampeana também na Argentina e Uruguai, aponta que a maior taxa de perda de biodiversidade na comparação entre os três países no período de 39 anos ocorreu no Brasil.

O MapBiomas ressalta que, proporcionalmente ao tamanho do território, o Pampa foi o bioma brasileiro que mais perdeu vegetação nativa desde 1985.

Em números absolutos, foram perdidos 3,3 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a 66 vezes a área do município de Porto Alegre. A conversão foi impulsionada, principalmente, pela expansão do cultivo de soja e pelo crescimento da silvicultura.

A vegetação mais afetada pelo desmatamento no período foram os campos — vegetação típica do bioma, que é formada por espécies de gramíneas e ervas.

Os pesquisadores destacam que a conversão dos campos pelo homem, quando em excesso, causa prejuízos ambientais como a extinção local de espécies e o comprometimento de serviços ecossistêmicos, como controle de erosão e regulação do ciclo da água.

— Nos últimos dez anos, a perda da vegetação campestre no Brasil tem inclusive aumentado, configurando um cenário ambiental e uma tendência para os próximos anos muito preocupante — afirma Eduardo Vélez, pesquisador do MapBiomas Brasil.

Mais recente Próxima Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos
Mais do Globo

Meia de 31 anos está em reta final de suspensão por doping

Ventilado no Corinthians, Pogba teria passado por cirurgia no joelho na Costa Rica, diz jornal

Sistema foi usado em Campinas após Cemaden transmitir aviso de risco alto para alagamento durante a noite

Defesa Civil de SP aciona alarme de celular pela primeira vez para alertar sobre enchente

O ano de 2025 promete trazer feriados prolongados ao trabalhador. Primeira folga do ano acontece no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal

Feriados prolongados 2025: veja calendário e planeje seu ano

Artista, que estava internado após o agravamento de um câncer de próstata, faleceu nesta quinta-feira

O que é sepse pulmonar? Entenda a causa da morte do ator Ney Latorraca

Com novo leilão, injeção do BC no mercado para conter a moeda passa de R$ 30 bilhões neste mês

Dólar hoje: moeda abre em alta, e BC volta a fazer leilão de US$ 3 bilhões

Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro com direito ao benefício podem sacar o dinheiro

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até amanhã. Veja quem tem direito a receber